Peso Mosca


Durante e após o jogo de ontem, perguntava-me se o problema do jogo do Sporting seria do Sá Pinto ou dos jogadores.

E quando ouvi aquela do “estamos muito fortes”, pensei, o homem está louco. Hoje, pensando mais a frio, julgo que o problema maior não é o treinador, ainda que veja o Sá Pinto actual como aquele antibiótico que tomamos sempre que temos uma dor de dentes e que, a dada altura, deixa de ter efeito e precisamos de uma dose mais forte ou de um medicamente mais poderoso.

Se pedimos ao Sá para apertar com eles, a quem nos devemos dirigir para pedir que apertem com o Sá?

Agora, além dos erros cometidos por Sá Pinto na preparação dos jogos (três jogos consecutivos com Adrien a titular e sair ao intervalo e a jogarmos com dois médios defensivos contra equipas que apenas defendem?)  e durante os mesmos (como pode pedir lucidez à equipa se temos um tipo com suspensórios aos saltos no nosso banco?), salta à vista um problema flagrante: não fazemos mal a uma mosca. Somos um leão com dentes de leite. Um leãozinho.

É p'ra bater em quem?


Uma das categorias de peso de boxe profissional é o chamado “Peso-Mosca”. É a categoria de peso mais baixa (50,8 kg) e que vai até ao “Peso Pesado” (+90,7kg), passando pelo “Peso-Médio” (72,6kg), entre outras. Depois do jogo de ontem, fui ver, com curiosidade, os pesos dos jogadores dos 3 “grandes” para confirmar aquilo que já me tinha apercebido nestes primeiros jogos da época.  

Se durante anos, o nosso maior problema era a falta de altura, agora, é a falta de peso.

Imaginem um combate de boxe entre o Capel e o Hulk. Ou outro entre o Ricky e o Cardozo. Ou Witsel e Elias. Ouch.

Ontem vi dezenas de centros do Cedric para o centro da área onde, se em vez do Ricky, estivessem lá o Cardozo ou o Jackson, seguramente teria dado golo ou, pelo menos, criado muito mais perigo.

Ora, como a única forma de crescimento rápido que conheço envolve algo vulgarmente conhecido como “doping”, julgo que a única hipótese será o Sá Pinto colocar rapidamente estes “pesos-moscas” a jogar como “pesos-pesados” sem que se note a falta de peso dos "moscas". 

Acabo de escrever isto e vem-me à cabeça o tiki-taka do Barça. Mas eles têm Messi. E não têm o Ricky. Oh, foda-se.

11 comentários:

Pedro disse...

Um dos grandes problemas do Sporting é o facto dos sportinguistas acharem, convictamente, que têm boa equipa. Que tem bons jogadores. Exemplo a conversa de q esta é a melhor defesa do scp de há não sei qts anos a esta parte ou que o outro é melhor que o Witsel ou que só queriam o Garay, etc etc

Enquanto assim pensarem...enquanto não perceberem bem a realidade em que estão inseridos, será sempre isto que os espera.

Escrivão disse...

Conclusão: o Sporting tem falta de peso.

Acontece a muita gaja por aí.

Captomente disse...

Boa equipa e bons jogadores são coisas totalmente diferentes. Que o Sporting tem bons jogadores acho que é indiscutível. Quanto a ter uma boa equipa... não tem.

Mas, honestamente, não fico surpreendido.

Até uma criança de 6 anos constatará que é mais fácil bons jogadores formarem uma boa equipa se se conhecerem há vários anos do que outros que apenas se conhecem há alguns meses.

A ilusão de se poder contrariar esta constatação foi criada pela boa campanha na Liga Europa na época passada. E vou-me apercebendo cada vez mais que não passou mesmo disso, de uma ilusão.

SL

corvaland disse...

na minha opiniao, sendo benfiquista, apesar de achar q o Sá Pinto tem mt qualidade não é treinador de equipa grande simplesmente pelo estilo de jogo. E isso ja se via no ano passado, que so jogam bem se jogaram contra equipas mais fortes para se fecharem atras e sair rapido. se tiverem que assumir o jogo nao sabem.
Depois faltam jogadores mais criativos em termos de passe. não pode ser so correr e lancar bolas pra área...

Pedro disse...

Cap, tens bons jogadores para que objectivos?
A questão é essa...

Vitto Vendetta disse...

Falta de peso?

LOL

Unknown disse...

Falta de peso?eheheheh, peçam aí ao Vendetta que ele dá de graça.

Captomente disse...

O ataque do Sporting:

https://p.twimg.com/A1ZZrlSCYAAS-7I.jpg

Vitto Vendetta disse...

Beijinho Manel, és um fofo! Mentiroso, mas fofo :)

Unknown disse...

O problema do Sporting, é o Sporting.

jzz disse...

Por uma vez, fizeste um post em condições! Nada como um choque frontal com a realidade para gerar ideias.

E o valdemar, está sem net? Ou com muito trabalho?