Tráfico de Influência



Esta foto pouco tem a ver com a corrupção, pelo menos à primeira vista. Nos 4 cavaleiros exibidos pela claque do Celtic durante o último Derby Escocês, estão representados a morte, os líderes do Sein Fenn (grupo político pela independência da Irlanda) e um cobrador de impostos. De facto, o Rangers andou algum tempo a ser levado ao colo pelo governo Escocês, com sucessivos perdões e encobrimentos, mas de pouco lhes valeu isso no final desta época, estando agora condenados a ser o clube da III divisão com maior média de assistência (mais de 40.000). Como é que o Rangers conseguiu manter-se à tona de água nos últimos anos? Como verdadeiro clube da pátria, sempre soube mexer-se bem junto a quem tem o poder, e puxar dos cordelinhos onde tinha de puxar, exercendo assim um grande tráfico de influências na banca, no governo e até na própria justiça. Consta que também por lá, se oferecem bilhetes aos magistrados  para verem os jogos europeus.

O Rangers foi vendido por metade do preço que custou o Ola John, e agora terá que recomeçar tudo do zero, aliás, do "menos" zero. Dívidas saldadas, melhores jogadores vendidos, e só assim o Rangers poderá sonhar com a subida de escalão, para daqui a uns anos voltar à Premier escocesa. Neste momento, os poderes do futebol já pouco podem contra os bancos, que ainda lá investem muito dinheiro, mas também o emprestam, e não estão para o perder, e o dinheiro, nos dias que correm, vale muito mais que um bilhete para a Champions, até para os ricos. Qual será o futuro, a partir desse prisma? Será que ainda veremos os clubes a fazerem publicidade "gratuita" aos bancos, para atenuar dívidas? Será que os próprios bancos irão pegar nos clubes de futebol? Teremos jogadores como Witsel, James ou Patrício vendidos aos bancos, como já vemos em alguns casos? Não faço a puta da mínima ideia.

Mas isto tudo para chegar à parte da minha concordância com os empréstimos a clubes da primeira liga.

No futebol Português, à semelhança da política ou religião (não é à toa que estas 3 categorias andam sempre de mão dada), o tráfico de influências é algo de extraordinário. Neste momento, temos Sérgio Conceição, Nuno, Fernando Couto, Aloísio, Pedro Emanuel, entre outros que não me lembro, a comandar clubes da primeira liga, como treinadores ou directores, e tudo graças ao tão afamado tráfico de influências.

Neste caso, os empréstimos foram a grande galinha dos ovos d'ouro do FC Porto, durante os últimos anos, o que lhes permitiu entrarem bem dentro dos clubes mais pequenos, especialmente do Norte, e chegar ao ponto de lhes sugerir médicos, fisioterapeutas, treinadores adjuntos, quiçá, até pessoal da limpeza. O que ganha directamente o FC Porto com isso? Um emprego para os seus ex-jogadores. Será isso um crime? Não. Será isso ético? Não. Mas, no ponto de vista de justiça para com os empregados mais "fiéis", uma grande recompensa. Mas, e o que ganha indirectamente o FC Porto com isso? Garante maior mobilidade dentro desses clubes, e dado ao grande prestígio que tem na modalidade, consegue influenciar e sugerir todo o tipo de medidas e acções que os pequenos venham a tomar. Isso, só o FC Porto tem conseguido nos últimos anos.

Se eu apoio os empréstimos na primeira liga? Obviamente. Se eu quero que o Benfica tenha a mesma influência que o Porto nos clubes mais pequenos? Não. Então o que é que eu quero?

Quero um Benfica cordial, capaz de se mexer bem nos clubes pequenos, especialmente os do Norte, não para lá colocarmos treinadores ou directores, mas sim para mantermos boas relações que nos possam servir na hora das votações e na eleição de membros da Associação de Futebol do Porto, da Liga e da FPF. Só assim conseguiremos "não apoiar" Fernando Gomes. Só assim conseguiremos amedrontar o "sistema", como  bem nos explicaram Marinho Neves e, sobretudo, Carlos Severino. Sem um forte apoio dos clubes mais pequenos do Norte, nós nunca conseguiremos entrar dentro do "Polvo", perceber como realmente funciona (nas eleições, nomeações, e outras merdas acabadas em ões), e desmembrá-lo para fazer uma bela cebolada. Atenção, especialmente para os Sportinguistas que me leem. Não pensem que aquilo que estou a dizer é que o Benfica vai tomar o lugar do Porto. O que eu quero dizer é que a verdadeira justiça só funciona se soubermos combater o polvo por dentro, nas entranhas mais obscuras, e conseguir anular os seus próximos gestos ao contrariar e votar "NÃO" a quem para lá eles mandam. E a única forma é percorrer o mesmo caminho que o "polvo" fez, para depois voltar para trás com o azeite e o alho na mão para preparar o petisco.

Só assim é que resultará. Só assim.


38 comentários:

hazinheira disse...

Estarao o Rangers e o FCP ligados por uma ponte invisivel???

iorda9 disse...

Acho que todos concordamos que o que move o futebol portugues é o trafico de influencias - pelo menos para mim isso é um facto consumado.

No entanto, continuo a não concordar contigo nisto dos emprestimos.

Do meu ponto de vista tens 2 alternativas:

Cortas boa parte dos tentáculos do polvo (tudo bem que o porto tem diversas formas de entrar nos clubes pequenos, mas estavamos a dificultar-lhes e muito o trabalho)

Ou cravar uns quantos tentaculos vermelhos para a coisa andar mais ou menos equilibrada.

PS: alguem que consiga entrar no sistema por dentro - depois de lá estar e o conseguir controlar não o vai destruir - vai usá-lo.

GreenMan disse...

No primeiro parágrafo, se trocar "Rangers" por "Benfica", tenho a sensação de estar a ler uma profecia. E não é da Maya...

Quanto à luta contra a corrupção, 100% de acordo, apesar da tipica esquizofrenia lampiã não deixar perceber muito bem o que querem: vão usar as mesmas tácticas dos andrades, mas não é para lhes tomarem o lugar? Não querem proibir os empréstimos por causa do "jogador português", e o ano passado apenas 4 entre 33 jogadores emprestados eram portugueses?

Decidam-se lá porra! Podem começar por pôr o orelhas a andar. Ou não, que nós aprecíamos sempre uma boa comédia.

Vitto Vendetta disse...

Quem é que falou em "jogador português"?

Daniel disse...

lagartagem com a sua habitual mania da conspiração...

Só quem for muito burro é que não percebe o que escreveu o Vitto, e acho que devia ser algo apoiado por Benfica e Sporting! Mas como o vosso lema é "Lixar o Benfica acima de tudo", vão continuar sem ganhar merda nenhuma e a ser a chacota nacional...

Giro, não é? Sim... Mas só para quem não gosta de futebol (caso da lagartagem)

DeVante disse...

"nós apreciamos sempre uma boa comédia". Foda-se, um lagarto a afirmar isso é muito ofensivo.

jose disse...

Greeman, podes trocar Rangers por SCP. E olha que o Roquette e Maracas man sao um case study muito engracado no que aos bancos dis respeito

JAraújo disse...

Podemos sempre usar a táctica dos 2000 euros p´rá Madeira.

Ou então, sei lá, podemos chegar perto do "polvo" e assustá-lo com a ficha de inscrição de sócio do scp.

O que é preciso é imaginação. Toca a trabalhar!

Jahwork disse...

Discordamos Vitto.

O Sistema engole-te..The power of the DarkSide is strong.

O iorda9 já disse tudo.

Sem clubismos..não havia empréstimos para ninguém na mesma liga. (ponto)

Daniel: W, em w..ou arriscas a ficar sem menhum neurónio.

Ricardo Reis disse...

Concordo em absoluto contigo Vitto.
Excelente post.

Acho que os comentários da lagartagem dizem tudo quanto à sua pequenez. E aquela da comédia é brutal. P'ra quem anda há anos a ser governado por homens da banca e est´no estado em que está ainda têm muita garganta. Pelo menos há uma coisa que têm muito lol

Ricardo disse...

Rangers=Porto! Vão acabar da mesma forma, já foi o Basket, por não se identificarem com a conjuntura da FPB, hahahaha! Acredito que quando houver a tao famosa justiça divina e com a Crise que nos irá infelizmente assolar por mais uns tempos, esse tráfico de influências vai abaixo, e há que acreditar que a justiça será então menos dificil de julgar, pois aí ja nao havera bilhetes para a Liga dos campeoes! Quantos aos lagartos, enquanto a sua Maior preocupação continuar a sermos Nós, podemos estar descansados. Venha de lá um Grande defesa esquerdo e o resto é cumbérssa!

Ricardo disse...

Ah e ja me esquecia. Bello Post Vitto!!!

Ricardo disse...

Ah e so mais uma coisinha, se a Tixarte que ofereces era pa ti é gaja pa ser pái um XL não? É que estou a ficar preocupado com a classificação, já vejo os calcanhares ao Smith e visto o S!!! :-)

Vitto Vendetta disse...

Achas que se eu a tivesse aqui em casa, que a oferecia? :) Tenho que mandar fazer, mas como disse, já tinha isso encomendado para mim, falta é dar o OK.

Seu SPAMMER!

LDP disse...

Então e se em vez de "simpatia" para com os clubes pequenos, de modo a ganhar eleições e o camandro da parte do Benfica, o Governo (se quisesse!) intervir?

Em Itália todo e qualquer membro dos orgãos que gerem o desporto -futebol e não só! - são nomeados pelo Comité Olímpico. Atenção: nomeados! Não há cá candidatos e votações de merda.

O Comité Olímpico, que depende directamente do Ministério do Desporto, reune-se e escolhe a pessoa mais idónea para gerir a federação de tal ou o conselho de arbitragem de coiso...

Que diriam os meus amigos a isto?

axadrezado disse...

Percebi o ponto de vista, apesar do grandismo futebolístico evidenciado...

Os empréstimos dever ser regulados, ponto final. Colocação de ex-treinadores é outro tipo de fruta, que só tiram vantagem dos empréstimos se eles realmente existirem nos moldes atuais.

Assim, permite-se a continuidade da vassalagem dos ditos não-grandes (e não tanto só do Norte).

Henrique Meneses disse...

Caro LDP acho que isso nos deixaria dependentes da tendência politica onde o peso politico é facilmente influenciável pela banca, justiça, etc... e já sabemos a tendência dessas variáveis.

Hugo disse...

Ganda posta Vitto!

Está tudo aqui!

Estes lagartos (não sportinguistas, atenção) são uns tristes do crl! E ainda dizem que nós é que somos a comédia?!?

Daqui a uns 5 meses conversamos...

Ricardo disse...

5 meses Hugo? Tas positivo em relação aos lagartos!! 10 Euros como o Sa Pinto sera a primeira chicotada este ano

Hugo disse...

Não duvido Ricardo...

Mas são 5 meses porque é até...Dezembro, altura do ano que lhes é tão querida!

Chega-lhe Natal!

Pedro Rocha disse...

Bom poste, trave... baliza completa.

Jahwork disse...

Está apostado Ricardo.

Primeira chicotada do ano por 10 euros.

Ou viste a luz de Jesus ou será que tens consciência do valor para o libertar..either way, you're a winner.

É com cada gaivota para aqui Ahahahah

Vitto Vendetta disse...

Eh pá, isso dava para mais um concurso !!!!

Jahwork disse...

The Sting (without a sting) Vitto...remember the movie...

All beats are on!

Héber disse...

A solução para acabar com 50% da corrupção nacional seria matar Pingo da Bosta.

Unknown disse...

eu curto um bom beat ...
acho que nem o jazus nem o pintarolas vão ser os primeiros a serem decepados ...
desde que o jazus passe as eleições vai até ao final da época na boa, por muita merda que faça ...
Quanto ao pintarolas tem uma equipa mais equilibrada e as contratações têm sido cirúrgicas, pelo que bastarão 2 ou 3 bons resultados para encarrilarem e a liga oropa não trará grandes dificuldades ...
Se o Lima sair, o primeiro a cair é o Peseiro ... Parece-me que o Braga já passou o seu pique e o bob salvador já não tem paciência para 4.ºs lugares. Ce o Lima não sair, temos aí os do costume - P.Ferreira, Setúbal, etc.

Unknown disse...

Ontem na contagem tinha 92 ... hoje tenho 85, e ainda é a 1ª vez que aqui venho hoje.... esse contador por acaso não foi adquirido a alguém de nome Proença?

El Materdor disse...

E agora tens 86, Mr Smith e caíste para segundo...

Sobre o post, a corrupção só acaba se o corrupto-mor sair das Antas...

Unknown disse...

*se

El Materdor disse...

Exacto! Com o nosso azar, é provável que ele fique lá, mesmo depois de morto...

Pindrikaz disse...

"...Atenção, especialmente para os Sportinguistas que me leem. Não pensem que aquilo que estou a dizer é que o Benfica vai tomar o lugar do Porto."

Nao o dizes tu, mas é esse o desejo do teu 'presidente'...

Pindrikaz disse...

"Greeman, podes trocar Rangers por SCP. E olha que o Roquette e Maracas man sao um case study muito engracado no que aos bancos dis respeito

23 de Julho de 2012 19:19"

sao case study mazé pros favores pessoais, nao pro sporting caralho... ou queres dizer mais alguma coisa que se desconheça?

Pindrikaz disse...

Leo como sempre, pratico e incisivo... eu aproveitava esse exemplo pra adaptar à nossa sociedade podre... um Isaltino ou um Vara com uma bem enfiada nos cornos, servia de liçao pra muito 'artista' que enche os bolsos às 'nossas custas'...

Pindrikaz disse...

dass, tambem ja aparecia na contagem... ou sou algum Alan?!?

iorda9 disse...

Uma medida que seria facilmente implementada era o sorteio dos arbitros - basicamente são todos a mesma merda - mas era menos um trafico de influencias que se fazia.

E em relação aos empréstimos - não avançando a medida de proibir - não se pode chegar a um meio termo ?

No minimo ser proibido os jogadores emprestados jogauem contra o seu clube.

Basicamente é o que os do Porto e alguns do Benfica já fazem - e no caso do Sporting evitava-se a repetição de alguns maus resultados da epoca passada, como olhanense ou académica.

PS: agora é que o campeonato escocês vai ficar mesmo competitivo.

eagle01 disse...

O texto pode estar eivado de boas intenções mas penso que lhe faltam "elos" à cadeia de raciocínio, que são fundamentais para analisar o objecto que o Vitto pretende analisar.

O maior erro de concepção é não perceber que o FCP põe jogadores em clubes que não descem. Não porque sejam mais valias, mas porque a partir daí passam a entrar na contabilidade da arbitragem. Só por cataclismo é que um cube com jogadores do FCP, desce de divisão.

Vejamos em contrapartida o que aconteceu ao Guimarães, quando se colou ao Benfica na luta contra o FCP na UEFA, e ao Leiria na época passada. Ambos desceram de divisão.

Podemos recuar ao tempo em que o Alverca era satélite do Benfica, apesar do Sr.º Vieira como presidente, ir às Antas comemorar os golos do FCP contra o Benfica.

Quantas vezes o Alverca esteve tranquilo na tabela? e o Leça? O Alverca lutava sempre até à ultima jornada (excepto uma época) mas o Leça não tinha problemas!

Enquanto não perceberem que o FCP apenas coloca jogadores porque os clubes têm retorno desportivo, devido ao controlo da arbitragem, é mais dificil descobrir teses que contrariem este "sistema".

Obviamente que atacando a Arbitragem, implode-se o "sistema". Mas como fazê-lo?

Admito que não é fácil, quando temos no outro prato da balança, os jornalistas (os fazedores de opinião), a maior parte deles enfeudados à "lógica dominante", em que também eles não podem falar de arbitragem, excepto quando é para atacar alguma ovelha "tresmalhada" (como Bruno Paixão). Excepto quando é para condicionar os poucos que não estão condicionados.

O "sistema" é pois perfeito e tem como coração a Arbitragem. O cérebro são os Bancos e o Joaquim, os tendões e músculos, os jornalistas, etc, etc ...

Sou contra os empréstimos não só pela vertente desportiva que me parece corrompida, como também pela económica. Quem analisar bem os jogadores emprestados pelo Benfica, percebe-se que a esmagadora maior parte NUNCA vestirá a camisola em competições oficiais, que a esmagadora maior parte são jogadores estrangeiros, que uma boa parte deles já estão no estrangeiro.

O Benfica tem encargos brutais com estas contratações de elevado risco, e rentabilidade quase nula, que parece só interessarem a alguns. Mas não ao Benfica.

d.gomes disse...

Falas bem Vitto, mas não vejo que será assim a solução.
A minha opinião é a seguinte,

1º o polvo é muito maior que os clubes, logo será quase impossível combater.

2º pra começar, temos de ganhar aos porcos em todos os campos, nem que seja nos caracóis, nem que seja preciso foder a vida aos homens (porcos) partir vidros, ameaçar mulheres, filhos , familia.. teem que ter medo de NÓS, somos uns conas actualmente.

3º mentalizar os nossos jogadores, que contra eles, é a partir! são uns conas os nossos jogadores, teem medo de tudo!

4º ai e tal, partiram-nos uns vidros do autocarro, quando forem a luz, ficam sem rodas!

Temos de deixar de ter medo deles, nós não, mas que manda, infelizmente temos de ser igual ou bem pior que eles, eles riem se de nós , gozam, fazem 30 por uma linha...mas quem é feliz no final são eles..e acreditem, tenho muita inveja!!

Fehér 29 disse...

Concordo. E não se pense que os clubes do Norte nutrem qualquer tipo de lealdade para com os corruptos. A partir do momento em que o Benfica mostrar uma maior disponibilidade e abertura para estreitar relações com os outros clubes, estes cagam imediatamente no Porko...