Nos diferentes sectores de actividade em Portugal, é comum oferecer-se uma prenda ou uma lembrança como forma de agradecimento, cortejo ou meramente simpatia por um serviço efectuado. Se numas vezes tal é feito com intenção de suborno, noutras assume um carácter de mero galanteio, da forma mais simples de agradecimento que pode haver. Numa altura em que se discute o valor, a intenção e o propósito das ofertas com que o Benfica agracia árbitros e observadores, acho importante tentar dissecar este assunto.
Quando um engenheiro camarário recebe umas luvas para facilitar a construção de um imóvel em terrenos não destinados à construção civil, não temos dúvidas da intenção de quem oferece a prenda nem de quem a aceita. Quando um médico recebe um queijo e uma garrafa de vinho também acho que ninguém duvida que o doente não está à espera de ser melhor atendido por parte do clínico nem que este o fará de tal forma. Posto isto, em que parte deste espectro ficam as prendas que o Benfica dá aos árbitros?
Em primeiro lugar, confesso que acho anormal a quantidade: uma camisola de Eusébio e um jantar parecem-me um exagero face à ocasião. Se é bem verdade que ter a honra só de si de poder arbitrar um jogo no Estádio da Luz já seria motivo de orgulho e satisfação para qualquer árbitro, a oferta da camisola coaduna-se à ocasião, porém, não entendo a que propósito vem um jantar. Ainda se fosse no contexto das provas europeias, de forma a dar conhecimento do país, da gastronomia, da sua História, do bem receber dos portugueses, penso que se aceitaria, mas não vejo sentido nenhum em oferecer jantares a árbitros e observadores portugueses.
O problema da questão nem se encontra naquilo que o presidente do Sporting pretende fazer passar: a ilegalidade. Não é. A FIFA refere nos seus regulamentos que os árbitros podem receber prémios que não excedam os 200 francos suíços, qualquer coisa como 184 euros, algo que penso que não excede o valor das ofertas que o Benfica faz. O problema (e não a ilegalidade, que são coisas diferentes, repare-se) poderia colocar-se no facto de os árbitros se sentirem pressionados a favorecerem o Benfica. Recebendo um árbitro 1342 euros por cada jogo na Liga (sem esquecer o salário base que auferem e ainda as presenças que fazem, alguns deles, nas provas europeias), que árbitro é que se vende ou se sente pressionado sequer a apitar em favor de um clube que lhe oferece um jantar?
Existe um limiar financeiro estabelecido pela FIFA para as ofertas e, concorde-se ou não, esse limite deve ser acatado. Se o presidente do Sporting não gosta, tem de se habituar à ideia de que não é ele quem faz os regulamentos. O que o Benfica faz está aparentemente dentro da lei. Tal como o que o Sporting fazia nos tempos de Godinho Lopes, quando oferecia uma camisola do clube aos árbitros que se deslocavam a Alvalade para arbitrarem jogos dos leões. Será que Bruno de Carvalho se esqueceu disso? Ou será que acha mais formal e correcto o depósito de dinheiro na conta de um fiscal-de-linha antes de um jogo na Madeira?
Das várias formas de pressão que existem, a oferta de uma camisola e de um jantar, por mais despropositado que seja, não me parecem ter influência sob quem ganha mais de 3500 euros por mês. Já a pressão psicológica com apelos a um clima de guerrilha constante, com declarações depreciativas e agressivas que visam directamente os árbitros que são escalados para os jogos do clube de Alvalade parecem-me, isso sim, abusivas e condenáveis, bem mais capazes de condicionar o comportamento de um árbitro e de falsear a verdade desportiva, como se viu aliás este fim-de-semana. Este clima de talibanismo criado pela estrutura do Sporting, isso sim, deveria preocupar não só quem nomeia os árbitros bem como a Associação que os defende. Parecendo que não, em 9 jornadas, já foram assinalados cinco penalties a favor e 3 expulsões contra. Por este andar ainda batem o record de 2001/2002, que também lhes pertence."
Tirado DAQUI. Acho que está tudo dito e o resto não passa de histerismo tático de um clube que quer condicionar ao máximo os árbitros portugueses e o nosso clube.
13 comentários:
Escrevi o mesmo nesse post, de onde o tiraste. Antes de qualquer coisa, vejam este link:
http://travessadoalqueidao.blogspot.pt/2015/10/mais-facil-que-apanhar-um-coxo.html
NÃO HÁ QUALQUER OFERTA DE JANTARES NO RAIO DA CAIXA!
Os tomates. Hipócritas. Se fosse e quando foi o Porto andavam aí que nem araras.
Tenham vergonha.
Aquela arara ali até diz que não há ofertas de almoço. Coisa que quem recebeu até admitiu.
São risíveis.
Ó excremento iglésias, diz lá um nome que tenha confessado ter recebido vouchers de jantares, repito jantares e não camisolas! Só um, o monte de esterco, que passa a vida em blogs do benfica!
Arara é a bicha que tens enfiada na peida oh energumeno. Vai ver o site que meti. Abécula.
Já agora ó paneleiro iglésias, tu pertences a uns merdas que quando se fala sobre o seu ex-presidente (J Gonçalves in ABola Magazine) a confessar ter corrompido árbitros, assobiam para o lado!
Quando se fala nos 2000 euros depositados em contas de árbitros, vocês assobiam para o lado!
Vocês que, como o trinca bolotas referiu, oferecem camisolas, comidinha (será lagosta como antigos dirigentes confessaram dar?) e fisioterapia, o que fazem quando se fala disso? Assobiam e fingem que não são nada!
e ainda tens lata de vir para aqui, armar-te em santo e falares em caixas?
Só para finalizar, sem me demorar mais aqui, que cheira muito mal e a companhia é péssima:
Carnidenses a afirmar que não vem almoços na caixa, que a oferta é abaixo do valor, que receberam mas nunca almoçaram, que almoçaram mas não era para corromper, que o Porto e Sporting também corromperam.
Já ouvi de tudo.
Mas até agora, nenhum benfiquista com tomates a afirmar que se for verdade, é uma vergonha para o clube, a APAF e o futebol português.
E isso diz muito sobre muita coisa.
Benfica é merda.
Continuo a sugerir que vás ver o link que coloquei. Talvez te surpreendas.
Quem e lagarto nunca chega a jacare.Eu tenho dito e repito.o zbording e um clube de mentirosos.
Valdemar E então os nomes dos supostos corrompidos?
Vai-te QATAR.
Vocês ainda ligam ao que esse filho da puta ressabiado e frustrado Iglesias diz?
Hoje é dia de Champions.
Ou terça-feira, para o Valdemar.
Valdemar, e os 2000€ na conta de um árbitro é vergonha para quem? Para um membro da direção?
Então posso só dizer que só tenho vergonha do gajo que entrega a caixa?
E as camisolas que vocês dão? São vergonha? E os peluches do Jubas? E as massagens? E os comunicados constantes a criticar qualquer árbitro? E as palavras do Jesus? Diz lá! Envergonha-te para que possamos seguir o caminho por ti iluminado...
É que muito sinceramente não te vi a classificar esses atos por parte da tua direção (desta e anterior), ou seja, e como dizia o outro, falas falas, e não te vejo a fazer nada
Enviar um comentário