Desabafo a meio do dia

Não tenho falado muito sobre as saídas do nosso plantel, por vários motivos, sendo que um deles é a memória ainda muito fresca sobre as notícias que o cacifo de D10s Aimar estaria limpo, e que os filhos se tinham despedido dos colegas de escola, quando Pablito ainda ficou connosco mais meio ano.

A partir daí, mudou muita coisa na forma como comento (ou não comento) as notícias da silly season, mas não é só isso que pesa nesta minha posição. No final da época passada, no marquês, Vieira discursava aos adeptos, e ouviu-se um "Cala-te caralho" no meio do público. Achei aquilo extremamente rude, tão rude como quando Vieira subiu a um palanque depois de vencer as eleições e mandou sócios para 'o caralho'. Isso também me ficou na mente, e ao fim de um ano a conviver por dentro em vários clubes da 3a divisão, fui percebendo a verdade crua do futebol, e a forma como os presidentes dos clubes andam sempre com o nó na garganta, sendo por vezes muito injusto o que os sócios dizem ou fazem, especialmente na internet (sim, também há fóruns de adeptos e merdas do género em clubes pequenos). Por ter vergonha do "cala-te caralho" mandado ao presidente, e por ter vergonha do "ide pó caralho" mandado pelo presidente, em alturas diferentes, fico assim um pouco à nora com isto tudo. Mas aproveito é para mandar um abraço ao Manuel Carvalho (que eu sei que não lê esta merda mas fica na mesma), ex-presidente do Ninense, pois deve ter passado meio ano sem pregar olho, tendo o seu clube acabado por descer, pese todo o esforço (e dinheiro) que lá 'perdeu'. Manuel Carvalho é um dos verdadeiros, que foi ouvindo e lendo tudo o que de mal se disse a seu respeito, o que se disse da equipa, questionou-se, fez-se tanta pressão que os próprios jogadores já se afastavam dos adeptos, como o nosso Benfica no início desta época, mas Manuel Carvalho tem o mérito de ajudar a levantar um clube, juntamente com toda a restante direção, para levar como agradecimento o escárnio e o mal-dizer de alguns que se escudam atrás do amor ao clube para atingir pessoas de quem não gostam.

Mas, voltando à minha visão sobre este Benfica, a verdade é que as experiências da vida vão moldando a forma de ver as coisas, e ainda bem que assim é, não quero morrer como nasci, e o facto de continuar a não perceber um chavo de finanças e economia e passivos (juro que tento, mas não dá), só me faz ficar com a sensação de estar a fazer figura de otário quando falo nesses assuntos, porque, como referi, observei, questionei, e aprendi muito no que toca a gerir um clube de futebol, com vários exemplos pelo norte do país.



Depois de ver o vídeo do Rui Gomes da Silva no Dia Seguinte, a desabafar (um pouco imperceptívelmente) o que sentia sobre as saídas dos jogadores, e já agora também aproveito por lhe reconhecer a mudança em relação ao caso Garay, onde preferiu atirar areia para os nossos olhos (não digo que propositadamente, atenção, até porque acho que ele anda em campanha para subir ao poleiro), devo dizer que estará também na altura de dizer o que penso.

- Acho de uma incompetência extrema dizer que para o ano não será necessário vender jogadores, quando agora vemos a equipa toda a sair. Mas nada que já não esteja habituado por parte de Vieira, embora salvaguardando o facto de que imprevistos acontecem, embora tirando Oblak, nenhuma das transferências me pareça isso.

- Acho que foi de uma competência enorme ter conseguido manter alguns desses jogadores que queriam sair no final da outra época (pouco interessa a forma, se usou o apelo ao emocional, por não terem ganho nada e poderem vingar-se, o que é certo é que os resultados foram conseguidos)

- Acho que foi de uma incompetência extrema a venda de Garay por um preço ridículo, nem querendo falar da falta que o dinheiro faz, mas sim ao vexame que é ter de lidar com isso.

- Acho que foi de uma competência extrema ter conseguido conversar com Jesus, e mostrar-lhe que poderia crescer muito mais como treinador ouvindo os adeptos ou a própria direção, sendo que até o próprio JJ agora o reconhece e fala abertamente sobre isso

Acho que está a ser de uma incompetência inconcebível e imperceptível a venda de um jogador como Markovic, assim como a eventual venda de Enzo, sobretudo depois de termos vendido Rodrigo, André Gomes e Garay, que já deveria dar para manter o clube estável durante toda a época. Garay não vale mais que Mangala? André Gomes não vale mais que Rolando? Rodrigo não vale mais que Fernando?

No fundo, o que eu acho é que estou profundamente decepcionado com a direção no início desta nova temporada por causa das saídas, sobretudo a de Markovic, os quais nenhum benfiquista contava com a partida(pelos vistos, a de Markovic já estaria em mente do presidente), mas também estou confiante, e um pouco descansado porque sei que para o lugar de Markovic temos extremos de boa qualidade (mesmo que eventualmente saia o Nico), e para o lugar de Garay estamos também muito bem servidos. No que toca à baliza confio plenamente em Artur, mas a verdade é que depois de Oblak, um gajo quer sempre mais. E depois de jogadores como Garay, Markovic, Rodrigo, um gajo quer mesmo sempre mais.



Mas é isto que temos, e não vou entrar em especulações e merdas do género, para mim não há certezas sobre nada, só quando estou lá para ver e ouvir, por isso não me interessa alimentar manhosices do negócio Garay, ou que o desaparecimento de Oblak foi encenado ou tudo o resto que por aí dizem sócios e adeptos. Eu não tenho certeza de nada, só que temos qualidade, e embora o Porto se esteja a reforçar bem, as nossas soluções são melhores.

PS: Há um vídeo do Victor Andrade no YouTube que deveria ser retirado. É suposto mostrar os skills do gajo, e é tudo uma bela merda. Eu como já vi jogos do gajo a jogar bem, acho que aquele vídeo (e é o mais visto) deveria desaparecer da face das internetes.

4 comentários:

Alberto disse...

Esta pré-época vai ser do caralho (mais uma vez). Nao temos descanso...é esperar que Jesus opere um milagre :)

Luis Marques disse...

A silly season é sempre lixada.
Eu prefiro comentar o que já saiu na CMVM.
A venda do Garay foi uma merda. Pelo valor, pela altura, por tudo.
Claro que pode ter tramoia por trás, mas tramoia também é merda, por isso foi uma merda.
O resto quando estiver na CMVM fala-se.
Nunca mais vem a supertaça...

Kiddo! disse...

o valor da venda do Garay não dá mesmo para perceber e gostaria que alguém da direcção do Benfica a esclarecesse!
Também não percebo a venda do Markovic porque pensei que esta época ele iria ser titular no ataque como segundo avançado depois de termos vendido o Rodrigo e porque não constitui uma significante mais-valia financeira.
A fuga do Oblak foi mais uma novela do que outra coisa, embora esteja convencido que foi orquestrada..
Fazendo um resumo da silly season, como vocês gostam de chamar (para mim de silly não tem nada porque se trata de assuntos bem sérios!) verificamos facilmente que o Benfica é um clube em sérias dificuldades financeiras e é também uma boa mama para empresários e "intermediários"!
O resultado pode ser catastrófico em termos desportivos...

Olho Gordo disse...

Em relação ao caso Garay, só pode haver marosca, uma vez que até o Real Madrid (que detinha 50% ou 60% do passe) se escusou a comentar a venda. Não teriam eles uma palavra a dizer? No que diz respeito ao Oblak, queria deixar os meus parabéns ao Cota Do Bigode por ter metido o pau bem fundo no esloveno, que o gajo veio logo dar uma entrevista ao jornal "A Bola" e tentar limpar a imagem Benfica. Sobre Markovic, não comento, uma vez que nem sei quanto gastou o Benfica para comprar 50% do passe. Tendo em conta a qualidade e potencial do jogador, pareceu-me barato e que quem fez um excelente negócio terá sido o Liverpool.

A ver vamos...