Pensamento que me veio ao pensar


Um arbitro franciu (não, não foi o Batta) disse que um dos grandes problemas é a vitimização dos arbitros quando estes cometem erros que resultam de simulações sem que os jogadores sejam castigados depois. Vejamos porque isto é impossivel, porque nunca a FIFA ou a UEFA o farão :

1. A FIFA é contra as novas tecnologias (mesmo se existem avanços neste mundial com o famoso spray) apresentando o argumento de que o erro é humano e que haverà sempre erro nos jogos visto que muitas situações dependem de julgamentos subjectivos. Por outras palavras, a FIFA admite oficiosamente que os arbitros erram.

2. Contradição : nos casos em que é evidente que existe erro (como no caso do Brasil-Croàcia) o arbitro acaba por ser oficiosamente castigado (o de ontem dificilmente passarà a fase de grupos) mas o jogador não sofre nenhuma consequência... porque seria admitir, oficialmente, que o arbitro errou.

Isto fez-me pensar no caso do castigo ao Markovic que o impediu de jogar a final da Liga Europa.

1. O arbitro expulsa o Markovic pensando, na sua boa-fé que não coloco em causa, que ele foi membro activo e iniciador nos acontecimentos.

2. Torna-se publico, através do jogador da Juventus envolvido nos acontecimentos, aquilo que jà deduziamos das imagens : Markovic não teve influência nos acontecimentos. Por outras palavras, o arbitro errou.

3. O Benfica apresenta recurso ao castigo sem que contudo a UEFA mude de posição. Isto porque, mudar de posição, apesar da evidência do erro, seria admitir oficialmente o erro.

Conclusão : para a UEFA e para a FIFA os arbitros são oficiosamente humanos. Contudo, para a UEFA e para a FIFA, os arbitros são oficialmente perfeitos.

E é isto...

Sem comentários: