Há sempre alguma surpresa quando uma equipa pequena se junta aos grandes na luta pelos primeiros lugares. Foi assim com o Boavista e com o Braga, assim foi com o Estoril e o Paços o ano passado. É assim que está a ser com o sporting este ano.
E a boa temporada que estão a fazer, ainda assim, pior que a do SPORT LISBOA E BENFICA, trouxe para cima da mesa a questão: formação ou aquisição?
Deve uma equipa de topo portuguesa apostar na formação, como o sporting diz que faz e a Direção do BENFICA diz que quer fazer?
Ou, pelo contrário, devem seguir o exemplo da equipa que mais ganha em Portugal e comprar lá fora - américa do sul - os craques formados, mas ainda desconhecidos?
Creio que a questão, só por si, é redutora. O importante, como bem sabemos todos, é o resultado final. Isto é, a estratégia será boa se nos fizer vencer. E, os sucessos a norte mostram que o caminho não está obrigatoriamente na formação.
Mas, de qualquer modo fui analisar alguns dados para tentar caracterizar as duas equipas - BENFICA e sporting - tentando perceber que tempo de clube têm os jogadores de cada equipa.
Analisei os 11 jogadores mais utilizados na liga nacional de ambos os clubes e cheguei a alguns dados curiosos:
- o Luisão e o Patrício são os únicos totalistas (1440 minutos), sendo que os 11 mais usados pelo BENFICA têm em média 1123 minutos e os do sporting 1243. O Sporting mexe menos.
- nos 11 mais usados, os verdinhos têm em média 7,7 anos de clube e os do BENFICA 3,6. Os que mais jogam no sporting têm mais do dobro dos anos de casa dos vermelhos.
- curiosamente, nos mesmos onze, os do BENFICA têm 3,6 anos de BENFICA na 1ª liga, enquanto os do sporting têm 3,2. Ou seja, a equipa do BENFICA é mais experiente na 1ª liga que a do Sporting.
Até porque falta meia época, tudo pode acontecer, mas tendo o BENFICA chegado aqui à frente e mesmo considerando o passado recente, temos que nos lembrar que temos de fora o jogador mais influente no ataque: o Salvio. Com uma equipa mais experiente, temos tudo para fazer melhor. Quanto aos corruptos, esses não entram neste campeonato, porque se quiserem ganhar, ganham, como têm ganho sempre.
21 comentários:
Quando os bancos fecharem a torneira do endividamento sucessivo e cíclico que permite o BENFICA continuar a pagar as contas, tal como fizeram com o sporting, talvez passe a ser boa ideia dedicarem-se um pouco mais aos miúdos com muitos anos de casa.
Resta saber se os sócios e adeptos do BENFICA estarão preparados para essa transição de mentalidade.
Concordo com o PN.
Quando deixar de haver dinheiro para tudo é que vamos ver o Benfica a mudar a sua política de contratar 30 jogadores (10 para a B, 10 para emprestar, 5 para suplentes e 5 para titulares) todos os anos
Os sucessos a norte têm outra base...sempre que estão apertados os homens do apito dão uma ajuda.
Quanto ao Benfica, continuem iludidos com o LFV e as suas negociatas. Pelo visto ainda há quem aplauda a sua estratégia!
A aposta na formação vai ser obrigatória pela forma como o Vieira vai deixar as contas no clube.
Admito que a questão bancária (acesso a crédito) seja importante, mas parece-me que a esse nível o pior já passou - foi aí que o sporting s lixou. Do ponto de vista do negócio, o BENFICA (de Jesus) tem sido um caso de sucesso. Veja-se o negócio (compra / utilização / venda) do Matic.
MV
Vejo muita gente a falar em contas sem as saber fazer.
Um dia explico o passivo num post (e não sou economista) para dissipar as dúvidas.
A situação não é muito boa, mas também não é má. Em relação ao Porto é excelente! :)
Por falar em clubes grandse aqui vai uma adivinha para o autor do tópico, que ouvi outro dia enquanto mirava o belo monumento no centro da "Praça de Mouzinho de Albuquerque":
Quantos títulos de campeão nacional conquistou o "glorioso batatal", mais conhecido por "desporto em carnide", a mais que o Boavista desde que o o dito nasceu? ok...para não dizerem que sou mau pode ser nos ultimos 20 anos...
Como aqui se encontram alguns cerebros menos "evoluidos" vou deixar uma dica... é menos que 2 e mais que 0....
Primeiro o mais importante, o Ismailost já apareceu?
2º O que vou escrever já me cansa, mas não deixa de ser verdade, o que interessa as contratações, as vendas, a estratégia, as tácticas, os treinadores, o passivo, e o resto das merdas todas SE NO FIM QUEM GANHA SÃO SEMPRE OS MESMOS!!!
O que interessa ao Benfica quem joga ou não se o Hugo Miguel, vê um pontapé no Aimar na área da Académica (antes do jogo com os corruptos) e dá amarelo ao Aimar?
Tudo isto É UMA FARSA, vão ao youtube e procurem "GMR SLB Benquerença" e vão perceber que naquele jogo nem o Barcelona ganhava ao GMR.
É tudo uma put* de uma farsa, com o LFV a apoiar o paga put*s do freixo!
UMA FARSA!
PS: Também dava um certo jeito a equipa ter ganho ao Belenenses e Arouca em casa, mas isso é o toque de Midas do Jorge Jejum, mas ao contrário!
@zebiodaburacaaopanteao
0.47?
Agora uma pergunta para ti:
A quantos metros fora da área estava o James, no jogo com o Paços, quando o árbitro Hugo Miguel (estranha coincidência), decidiu marcar penalti e expulsar os jogador/figurante do Paços?
Uma ajuda, é um número entre 0 e longe pra caralh*!
Saudações
A política ideal está algures no meio das duas.
Daniel então fico à espera desse post sobre a evolução do passivo do Benfica nos últimos anos. Mas não fales em futebolês, que eu tb não sou economista mas dou uns toques nestes temas.
É que isto de andar a contrair empréstimos obrigacionistas de 50 milhões tem muito pouco de sustentabilidade financeira.
Os benfiquistas são ridículos!
Os benfiquistas são sportinguistas?
A actual formação do Benfica está a um bom nível.
E até parece que o sporting apostou nos jovens por livre e espontânea vontade, que nem foram "obrigados" pelo caos financeiro que o António Sala tentou evitar:
http://www.youtube.com/watch?v=-PvileVV_9w
É verdade Henrique. O Sporting só apostou agora (que está com problemas financeiros) na cantera.
O Ronaldo, Nani, Quaresma, Hugo Viana, Moutinho, Patrício ou Simão é tudo invenção da comunicação social.
É verdade Henrique. O Sporting só apostou agora (que está com problemas financeiros) na cantera.
O Ronaldo, Nani, Quaresma, Hugo Viana, Moutinho, Patrício ou Simão é tudo invenção da comunicação social.
A última equipa do Sporting campeão, tinha o quê? 2 da formação a titulares indiscutíveis? (Não me lembro muito bem posso estar enganado)
Não se iludam, esta recente aposta, mais à séria em vários jogadores da formação, vem por causa das dificuldades financeiras. Não diminuindo claro o mérito da formação, acho que o melhor reforço do Sporting foi Leonardo Jardim.
No futuro, claro que gostava de ver uma aposta mais séria na formação por parte do Benfica, mas isso não significa que a maioria dos jogadores titulares provenham da formação, isso vai ser bastante complicado.
Prospecção + formação é a solução para uma equipa ganhadora.
PM, tu és mais esperto do que isso.
Formar jogadores é uma coisa...ter quase dois terços do plantel composto por jovens acabados de sair das escolas com pouca ou nenhuma experiencia de primeira liga, é outra.
E lembrar que tanto Sálvio quanto Cardozo lesionaram-se contra...o Sporting?! Pois, imaginem se fossem eles...
Deixemo-nos de lirismos...
Temos em Portugal, genericamente falando, melhores futebolistas disponíveis do que os do 11 titular?
E o que interessa: ganhar títulos reais, simbolizados por taças e tudo, ou ganhar o título de mais jogadores da formação, ou da academia?
Eu, por mim, pouco me interessa se o plantel é todo constituído por estrangeiros se isso nos fizer ganhar títulos. Ter 11 tugas ou 11 estranjas e não ganhar é que é uma valente trampa...
Enviar um comentário