SL Benfica 4-3 Sporting CP - rescaldo

Bem... o que dizer? Digo sinceramente que quis publicar ontem um texto sobre o jogo mas não sabia bem por onde começar. Por essa razão decidi esperar pelo dia de hoje, com a cabeça mais fria, e, depois de ler o que uns e outros disseram, dar a minha opinião. Aqui vai :



1. O jogo de ontem não podia ter caido melhor depois do ultimo post que fiz. Se haviam duvidas sobre o facto de este ser o jogo dos jogos, o derby de Portugal, elas dissiparam-se por completo. Que jogo e que espirito! Em primeiro lugar, antes do jogo, sem que hajam as habituais violências destes jogos seja entre Direcções, treinadores ou ainda adeptos. Depois, nas bancadas, com os adeptos a fazerem a festa antes e durante o jogo. Mais activos os sportinguistas devido ao entusiasmo que parece não desaparecer pelos lados de Alvalade. Menos activos os benfiquistas, reagindo mais às incidências do jogo do que estando realmente, do incio ao fim, a apoiar a equipa. Sentimos que os benfiquistas estão cansados e que são os jogadores que puxam pelos adeptos e não o contràrio. De qualquer das formas, foi um derby em todo o sentido da palavra no que toca à atmosfera do jogo : um dia em cheio!


2. Sobre o jogo : Um jogo muito equilibrado onde nenhuma equipa se impôs realmente. O Benfica teve um final de primeira parte demolidor mostrando que, com Ruben Amorim, existe uma estabilidade no meio-campo que normalmente não existe no Benfica do Jesus. Enquanto houve Amorim, o meio-campo do Sporting esteve sempre em dificuldades quando tinha a bola. Sem a bola o Sporting pressionou alto, mas sem ser muito eficaz. Adrien, André Martins e William foram pequenos contra Enzo, Matic e Amorim. Na segunda parte, o Sporting foi mais forte. O meio-campo do Benfica deixou de existir com as mudanças pertinentes e acertadas de Leonardo Jardim e com a ausência de Amorim. O Sporting acabou por empatar e dar justiça ao resultado. Que os golos tenham sido obtidos mais por culpa do Benfica do que do Sporting pouco importa. Por aquilo que o Sporting fez na segunda parte, merecia claramente o prolongamento. Mais uma vez, GRANDE JOGO, o jogo que um dia de derby merece!


3. Arbitragem : é frustrante, depois de um jogo destes, ter de falar de arbitragem, mas não falar dela seria hipocrita porque, de facto, a arbitragem acabou por estragar tudo. O terceiro golo do Cardozo é em fora de jogo. O penalty sobre o Montero é no minimo suspeito, nem que seja pelo facto de Luisão tocar-lhe no peito e o colombiano acabar no chão a queixar-se da perna. Mas pronto, o Luisão toca-lhe e se o arbitro tivesse marcado não teria cometido nenhum erro como acho que não cometeu ao não marcar. O penalty do André Almeida é claro. Com isto tudo, é obvio que o Sporting foi prejudicado e é perfeitamente natural que se queixe. Não esquecer que foi um dos jogos mais emotivos dos ultimos tempos e que, se perder num jogo destes jà é dificil, perder por erros de arbitragem ainda é bem pior. No lugar deles estaria bem f...... e acho que todos os benfiquistas também.

Mas tiremos conclusões disto tudo. O que é ridiculo nas reacções dos sportinguistas e, mais ainda, no Presidente do Sporting são certas posições que fazem passar queixas legitimas por choradeira ridicula. Nem vou dissertar muito sobre "os erros sempre para o mesmo lado" de Duarte Gomes de que fala BdC. Acho que é profundamente injusto para com o arbitro que em muito contribuiu para o ultimo titulo de campeão nacional do Sporting com uma arbitragem na Luz ao nivel das exibições do Ruben Micael na selecção. Mas compreendo bem este esquecimento visto que jà passaram 11 anos. Também não merecem grandes comentàrios os nãos claros que os sportinguistas desde ontem dão a uma possivel aliança com o Benfica. A direcção do Benfica propôs alguma aliança? Os adeptos do Benfica querem essa aliança? Ouçam bem meus caros sportinguistas para não terem que responder a propostas que nem sequer são feitas e assim fazerem a figura triste de falar sobre nada : NÃO!! Ninguém quer uma aliança com vocês por isso façam o que quiserem com os vossos anelares! Também não vou falar, no que toca ao Benfica, da flash interview do Jesus em que mais uma vez demonstrou a sua falta de respeito pelo adversàrio ao falar do "dominio do Benfica em todo o jogo", ao ridiculo que foi ouvi-lo dizer que foi uma boa arbitragem, ao momento comico, jà na conferência de imprensa, em que diz que o Benfica "é uma referência nacional e mundial na defesa à zona dos cantos".

O que me merece um comentàrio mais desenvolvido é um ponto sobre o qual falei no meu ultimo post, ou seja a minha convicção profunda de que uma das razões do sucesso do inimigo é a falta de respeito que se instalou entre benfiquistas e sportinguistas, entre os adeptos e por vezes Direcções das duas maiores instituições de Portugal. E esta arbitragem, se a juntarmos às dos ultimos jogos entre Benfica e Sporting, apenas vem demonstrà-lo. Assumo completamente que aqui estou na pura teoria do complot, mas, digam-me, como podemos fugir a ela quando a historia do futebol português dos ultimos 30 anos é o que é?


Voltemos ao assunto : jà viram o que têm sido os ultimos jogos Benfica-Sporting? Não existe um unico em que não tenham havido erros graves (e quando digo graves falo de acontecimentos evidentes para todos e que contudo não o foram para o arbitro) que tiveram uma influência directa nos resultados. Falo aqui apenas de quatro jogos (tenho a certeza que vocês podem dar ainda mais exemplos). Falo da ultima vitoria do Sporting sobre o Benfica em que logo no primeiro minuto hà um penalty sobre o Gaitan que o arbitro decidiu ignorar. Falo do jogo do Capela, falo do jogo de Alvalade jà este ano e falo do jogo de ontem. Quando olhamos para estes jogos sem choradeira, sem a amnésia do adepto mesquinho que muito chora quando o seu clube é prejudicado mas ignora por completo a arbitragem quando é beneficiado, preferindo falar hipocritamente do jogo, chegamos à conclusão do seguinte : ora agora sou prejudicado, ora agora és tu. Não existe a porra de um Benfica-Sporting ou Sporting-Benfica, nos ultimos tempos, em que uma das equipas não tenha sido claramente, repito, CLARAMENTE beneficiada.

E é disto que se tem alimentado a raiva entre benfiquistas e sportinguistas e entre as Direcções : é isto que tem tornado impossivel todo e qualquer tipo de relação cordial entre Benfica e Sporting; é isto que tem sido alvo de todas as atenções quando temos um futebol português feito de escutas, feito de agressões constantes a elementos das equipas, feito de suicidios assistidos dentro de estadios, feito de confissões de dopagem ignoradas pelos media, etc. etc. Não, não é disso que se fala. Digo-vos com toda a sinceridade. O que eu concluo das reacções que têm havido desde o final do jogo de ontem, e algumas vossas, leitores e escribas deste blog, é que não passamos de marionetas que fazemos e dizemos tudo aquilo que o inimigo quer que façamos e digamos para o seu divertimento. Sim, porque não nos esqueçamos do essencial : enquanto dizemos que o campo està sempre inclinado para Benfica ou para Sporting, a verdade é que no final quem tem as suas mãos nos titulos é sempre o mesmo.


So vejo uma maneira de isto ser ultrapassado : deixemos de ser hipocritas. Não nos limitemos às queixas normais quando somos prejudicados. Tenhamos caracter e assumamos que somos beneficiados quando efectivamente o somos. Apenas isto nos pode dar uma imagem completa do que tem sido o futebol português nos ultimos anos e assim dar-nos o meio de colocar a verdadeira questão : POR QUE RAIOS NÃO HA UM BENFICA-SPORTING SEM QUE OS ARBITROS ESTRAGUEM TUDO, ORA EM NOSSO BENEFICIO ORA EM BENEFICIO DO OUTRO? Ainda mais quando tanto Benfica e Sporting mostram, como fizeram ontem mesmo, por que razão são os dois maiores clubes portugueses.

P.S.: Off-topic. Ou muito me engano ou teremos em Janeiro Javi Garcia na Luz por troca com o Matic. Aqueles "Somos grandes" cheirou-me a "preparem-se para o meu regresso".

25 comentários:

jzz disse...

Muito bem, excelente post, estou 100% de acordo. Só não aco que o Sporting mereceu o empate.

jzz disse...

*acho

hertz disse...

E o 1o golo do Sporting com 2 foras de jogo na jogada?
http://3.bp.blogspot.com/-2TH-QHVdh3g/Un-NUaouEgI/AAAAAAAACPU/Dm2nwI0bU4U/s320/slbscp1.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-t0EzO26Txlk/Un-NcHOdbXI/AAAAAAAACPc/owUDMcCvEUY/s1600/slbscp2.jpg
E a falta do Rojo que da o 1o golo do Benfica, aquilo não é amarelo?
O lance do Luisao/Montero não é penalty nenhum. Ate os gajos do onojo disseram que aquilo não é penalty.

O Benfica foi sempre superior ate aos 60min. Sempre a recuperar bolas, não deixou o Sporting construir (único remate a baliza que fizeram neste período deu o golo). Depois o Jardim põe jogadores frescos no ataque e chegam ao 2o golo. Entretanto o Ruben Amorim lesiona-se mas entre o 3-2 e o 3-3 o Benfica tem varias chances para resolver o jogo, não o faz e o Sporting chega ao empate. Mesmo o Benfica tendo quebrado apartir dos 60min eles só conseguiram chegar aos golos com erros do Benfica em lances de bola parada. O prolongamento foi todo do Benfica. Vitoria mais do que justa.
Ah, o Benfica quebrou a meio da 2a parte porque na terça feira a noite não esteve em casa a jogar playstation. Teve um jogo super desgastante em que teve de andar quase os 90min a correr atrás do resultado.

Em relaçao a aliança, não percebi porque é que o Bruno "duplo queixo" de Carvalho veio com essa conversa. Ninguem do Benfica falou em alianças. Desejar uma boa relaçao entre os clubes é muito diferente do que falar em alianças.
Mas enfim, as vezes eles parece que vivem num mundo a parte. Veja-se o caso do Adrien que disse que o Benfica só marcou os golos e não atacou mais -_-

Alberto disse...

Compreendo o teu post, tanto para o 1-1 como o 3-2 o Sporting não fez nada por merecer. É verdade que têm uma equipa que acredita sempre, mas tiveram muita sorte do jogo. O Benfica foi quase sempre superior, e teve um maior número de oportunidades flagrantes, por isso não concordo quando dizes que eles mereceram o empate.

O lance do Cardozo é tão duvidoso como o do 1º golo deles. E o do Montero não é penalty em lado nenhum, mas é normal que nestes jogos haja sempre lugar a discussão destas coisas. O do André era, apesar de ter sido à queima roupa, e poderia ter mudado o jogo.

Quanto ao ambiente no estádio, eu estive lá, e também tenho alguma dificuldade em concordar contigo. Se o que disseste é verdade para as centrais, não concordo com o resto. Esteve um ambiente fantástico, e foi dos jogos, que me lembro, que mais gosto deu ver porque teve tudo.

Festa, sofrimento, incerteza e no fim festa de novo!

Anónimo disse...

O Benfica acabou de ganhar no Futsal ao Sporting...

Será desta que o Valdemar nos irá abandonar para sempre?

John Locke

hertz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hertz disse...

Futebol, Futsal e Ragueby...este fim de semana foi sempre a aviar os lagartos.

A vitoria no futsal é dedicada aos arrogantes de merda do Sporting (principalmente o treinador) que foram para o jogo como se fossem favas montadas e que o jogo estava ganho. Chupem.
Uma equipa em remodelação, praticamente nova com imensos jogadores que chegaram espetaram 8 e ganharam o jogo em casa da melhor equipa de sempre, do mundo e arredores

David Duarte disse...

hertz,
A primeira imagem que metes não serve para nada. Vê là onde està a bola. Não està ao pé de nenhum jogador por isso esse momento não serve para mostrar nada. Nas segunda, està em linha.

Sobre o jogo, acho que sim, o Benfica teve mais ocasiões, mas não teve dominio que esse foi do Sporting na segunda parte. Era disso que eu estava a falar. Se me perguntares se preiro dominar ou ter ocasiões é obvio que prefiro ter ocasiões. mas o Sporting trabalhou bem na segunda parte e fez por merecer o prolongamento.

Alberto,
Não estive no Estadio por isso faço confiança ao que dizes.

hertz disse...

Oh David na 1a imagem vês que no momento do passe a perna do Montero esta mais adiantada (esta em cima da linha) e na 2a o pé do Capel esta mais adiantado (vê pela linha da área). Ligeiramente, mas esta.
Em relaçao ao jogo, tu falas de uma forma como o Sporting é que tivesse dominado. Eles só foram superiores mais ou menos apartir do 2o golo deles (62min) ate ao fim. Em 120min do jogo, o Sporting so foi superior em 30min. Acho que esta claro quem dominou quase todo o jogo...

David Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
David Duarte disse...

hertz,

vê là a primeira imagem outra vez e procura a bola. Veràs que a bola està no ar, ou seja, não é esse o momento do passe por isso essa imagem não serve para nada. (se estàs a ter dificuldade em encontrar a bola, vai ao "I" de ADMITES e vai para cima. Não é o momento do passe.)

Na segunda imagem, continuo a dizer que està em linha e isso tendo precisamente em conta a linha da grande area. Não é so o pé que conta, mas o corpo também.

Sobre o Sporting, digo que o Sporting dominou na segunda parte (não os 45m mas em grande parte da 2a parte) mas que, sim, o Benfica teve mais ocasiões.

hertz disse...

Ja vi a bola na 1a imagem. Sim, de facto a bola já tinha partido. Na 2a imagem continuo a achar que esta ligeiramente adiantado mas deixa duvidas.

Zé Ninguém disse...

o que conta é a parte do corpo (com excepçao dos braços creio) que está mais adiantada, seja pé ou tronco. Concordo com a análise da primeira imagem mas na segunda estou com o hertz. Nao penso que o sporting foi claramente prejudicado, houve erros como haverá sempre, mas nao foi por ma vontade nem foi nada escandaloso...

PP disse...

A que horas sai o artigo do Valdemar, sobre o futsal?

;)

Pedro disse...

a 1ª imagem esta correta já que é nesse moento que o jogador do scp cabeceia a bola para o montero por isso a haver fora de jogo é nesse momento. E o lance do golo do Luisão não deveria ter sido penalti também e o rojo expulso.Para mim o unico lance que o scp se pode queixar é mesmo o penalti do almeida o resto há erros para os 2 lados

jantunes disse...

Oh David, e com a imagem parada na altura certa, ainda achas que o Cardozo estava fdj?

http://i.imgur.com/18afswY.png

Por ai, porque nao falamos da inexistencia de falta no 3o golo do sporting? no facto do duarte "tudo para o mesmo lado" gomes não marcar o penalti sobre o luisao? se a bola nao entrasse, nao estavamos a ser roubados tambem? e os amarelos mostrados a balda aos jogadores do benfica que tanto demoravam a sair para o sporting?
e o penalti sobre o luisao nao e penalti em lado nenhum. quanto muito e jogo perigoso do montero.

Unknown disse...

Foi um excelente jogo - podia ter caido para qualquer lado, mas infelizmente foi para o lado do benfica.

É injusto falar de arbitragem, mas é ainda mais injusto que um jogo tremendo de duas equipas não ter tido uma 3ª ao mesmo nivel.

Não ouvi as declaração de BC, mas pareceu-me que quando falou de erros sempre para o mesmo lado - se estava a referir este jogo.

De qualquer forma - acho normal uma reacção deste tipo contra a arbitragem - não sejamos hipocritas se fosse ao contrario a reação seria igual ou pior.

De qualquer forma, mais uma vez se provou que este é o jogo dos jogos, estes são os 2 maiores rivais de Portugal - o resto é fruta, café com leite, quinhentinhos e amarelinhas que têm os dias contados.

Viva o Sporting !!!

Henrique disse...

Não me parece que o Sporting tenha criado um volume de jogo e ocasiões que justifiquem 3 golos. Foram erros nossos, sem terem sido erros muito forçados.

Sobre a arbitragem, parece-me que o único lance do qual o Sporting se pode queixar foi o da mão do André Almeida. Seria ridículo andarem a defender os fora de jogo "milimétricos" do Montero, e achar o 3º golo do Cardozo escandaloso.

Sobre a não-aliança do Sporting e do Benfica, parece-me algo impossível de acontecer. Aliás, a rivalidade com o Sporting até tem estado menos agressiva, especialmente fora de Lisboa. Do Mondego para cima, o grande rival é o Porto. Infelizmente, há demasiadas razões históricas para poder existir uma aliança com o Sporing.

Unknown disse...

Oh Duarte, então o Sporting mereceu empatar? Faz as contas às ocasiões e vê quem mereceu o que. É que ter bola e não saber o que fazer com ela não é "controlar". E apesar do Sporting ter puxado um pouco mais na 2ª parte, muito desse controlo foi dado pelo SLB e foi um pouco inconsequente, já que tirando os golos (bola parada), tens o remate do Adrian e a jogada do Slimani.

Ricardo disse...

Alguém que mande cumprimentos meus ao Valdemar! É só

hertz disse...

Para os lagartos que andam ai a chorar aqui fica mais um lance legal do Benfica que o arbitro anula. Era o poker do Cardozo: https://lh4.googleusercontent.com/-VHQOC_ShLtA/Un_e0k1fQnI/AAAAAAAAAIc/sCDMkTN1aMU/w506-h281/silvio.gif

Anónimo disse...

Etive naquele site do Sporting comandoc.com a tentar debater ideias com sportinguistas mas é impossível...

É incrivel como eles são tão burros. Reparem bem que eles acham e acreditam mesmo Nós, o benfica, controlamos a arbitragem.
Mesmo eu dizendo que não faz sentido dado o facto de o Porto ganhar quase todos os Títulos, eles continuavam com essa lenga-lenga do Benfica querer controlar a arbitragem...

É impossivel debater com aquela gente. Simplesmente são intelectualmente repelentes...

Escrivão disse...

Eu gosto desta nova versão do Benfica, com 3 médios... e apenas um ponta de lança... Só falta ao Amorim ser ofensivamente melhor...

P.S. O comentário idiota do ano é aquela do Adrien...

P.S.1. A comédia do ano ameaça ser a defesa do Benfica... nas bolas paradas... Tirando o Salvio, no sábado não gostei de ninguém...

P.S.2. Eu gosto deste Jorge Alemão...

Escrivão disse...

Perdão: o Sílvio... rs

lawrence disse...

David:
Excelente post!
Não tarda nada tens aí um atrasado dum tiago a chamar-te atrasado por causa dessa teoria "atrasada" de haver sempre casos para manter a guerra acesa!