Arbitruz truz...

Ontem, eu, o Paulo Dias (escriba aqui da tasca) e o João, que anda na nossa turma e é nosso leitor, fomos a um evento de solidariedade no município do Sardoal, onde jogavam os Lagartos (sim, é mesmo esse o nome da equipa) contra o Venda Nova. Já devem estar a pensar: - mas que raio de interesse tem um jogo desses, especialmente havendo lagartos envolvidos. E eu digo: - Era obrigatório.

Saí do trabalho à pressa e conseguimos chegar quase no final do jogo. Fizemos as perguntas da praxe, tirámos fotos, falámos com os treinadores, tudo muito bem... Até que fizemos um Truz Truz à porta do balneário dos árbitros.

Lá dentro, António Marçal (ex-internacional, e bastante amigo de Pinto de Sousa e do Polvo) e um ex-adjunto de Duarte Gomes, que não me recordo o nome, mas que era o que estava em campo quando o Fehér morreu (ainda hoje o bandeirinha engole em seco quando se lembra desse momento) esperavam por nós, para serem entrevistados.

Tínhamos tudo pensado. Falávamos do jogo dos Lagartos (do Sardoal), puxávamos o assunto dos erros de arbitragem e dos loucos anos 90 onde a fruta era à vista desarmada, e acabávamos por tentar sacar alguma confissão ao homem do apito. Só havia um pormenor com o qual não contávamos.

Os árbitros são pessoas como nós, e quando começamos a conversar amigavelmente, é complicado "afiar as facas" e fazer um trabalho em condições. O Sr. António, pessoa afável, marcado pelas rugas e pelos cabelos brancos, falou de tudo um pouco, de como esta nova geração se tem safado muito bem (interpretem como quiserem), da urgência no recurso às tecnologias (recordou-nos que no tempo dele não havia intercomunicadores ou árbitros de baliza), confessou que tem muitas saudades de arbitrar mas nunca escondeu uma cara feia quando se lembrava dos "maus" momentos. Não houve um jogo em que não fosse insultado, e os poderes instalados, apesar de não querer falar nisso em ambiente festivo, desgastam qualquer árbitro que tente ser isento.
Confesso que fiquei com pena do senhor, e nenhum de nós foi capaz de lhe perguntar algo sobre o Apito Dourado ou Pinto da Costa. As más recordações eram tantas que só faltava ao homem começar a chorar à nossa frente.

No mundo do futebol, o maior racismo que existe é contra os árbitros, e como qualquer outro problema de intolerância, pode ser resolvido através da conversa (vejam Pinto da Costa, como sanou tanto problema através do diálogo na casa da Madalena). Eu proponho a todos... Falemos com os árbitros. Quando passarmos por eles na rua, no final dos jogos, no Colombo... Nada de violência, pelo menos antes de 1 ou 2 minutos de diálogo (no caso do Proença o limite é de 20 segundos), e vamos tentar sensibilizar os árbitros com os nossos problemas em relação ao trabalho deles.

Nesta história toda, os Lagartos (riscas verdes e brancas) levaram 7 do Venda Nova (equipava de vermelho e branco).

Só fiquei um pouco chateado com o ex-adjunto do Duarte Gomes quando disse que erros sempre existem para todos os lados, e quando uma equipa é beneficiada nunca fala sobre isso (até aí, tudo bem), mas que os erros nunca definem o campeonato porque são "ela por ela". Não concordo com essa parte, pois já perdemos bastantes pontos por causa dos bois de negro (olha, lá estou eu a ser outra vez racista).

Vitto a passar um charro ao buddy Marçal

22 comentários:

LDP disse...

"Os árbitros são pessoas como nós"

Pois sao. Pessoas como nos nao diriam nao a uma lituana de 1,85, loura e com um bom par de tetas (de silicone ou nao), por isso roubaram e continuam a roubar sempre para o mesmo lado. No fundo, no fundo, coitados pà.

Vitto, perdeste uma oportunidade que poucos mortais terao: fazer as perguntas que nunca ninguem fez e agradecer-lhes por terem estragado o desporto que todos nòs amamos.

LM disse...

Os Lagartos devem ter sido uma equipa ao desenrasca, visto que a malta da Venda Nova fez quase toda ela formação nos Lagartos.

Gostei daquela tirada dos 20 segundos para o Proença...para o Xistra é micro-segundos?

Filoctetes disse...

Como o homem está envelhecido!!!

Anónimo disse...

Vitto, és mesmo boa pessoa, poderes desancar aí umas perguntas fantásticas e não fazeres nada por pena? Muito boa pessoa pá!
Quanto ao jogo.. acontece que o Benfica nunca vai dar 7 - 0 ao Sporting.

JNF disse...

Mas já deu 3-6. E quem era o árbitro? ;)

Vitto Vendetta disse...

António... Marçal. :)

Señor B disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Señor B disse...

Todo o pai sonha ver o filho entrar no campo de futebol. Toda a mãe reza que não seja como árbitro.

Pinha disse...

http://youtube.com/watch?v=7aW7mXMSZlE

Pinha disse...

O link anterior nao esta relacionado com o post mas vejam porque vale bem a pena. Sporting that I used to know...

Tiago disse...

JNF, do árbitro desse não me lembro. Mas lembro-me do árbtro do Porto-Sporting 15 dias antes. Foi o Carlos Valente e expulsou 3 jogadores do Sporting que não puderam estar presentes no jogo com o Benfica.
Vá-se lá saber porquê, o Carlos Valente foi depois o árbitro da festa do Benfica, na penúltima jornada contra o Guimarães.

LDP disse...

Boa Tiago, talvez o visionamento do video te ajude: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=8k1NjRCcEdU#!

Nao a perceber porque é que Valente arbitrou o Benfica em Guimaraes (empatàmos 0-0, a festa foi depois contra o boavista), mas a perceber porque é que 3 jogadores do sporting foram expulsos. A do Vujacic sobre Kostadinov entao é brutal...e ainda falam do Javi.

O que nao se percebe, ou se calhar percebeu-se muito bem anos mais tarde ao ouvirmos uns quantos telefonemas, é porque é que ninguem do porto foi expulso. Entradas assassinas completamente branqueadas, algumas nem amarelo Valente deu.

Era jogo para 4 expulsoes para cada equipa.

Ora confirma la isso no video, sao 22 minutos e ha repetiçoes para todos os gostos - obviamente a sporttv ainda nao existia.

Tiago disse...

FDP, se nem sequer sabes em que jornada o Benfica foi campeão, tá calado caralho.

LDP disse...

Xavalo, eu disse que o Benfica so foi campeao contra o Boavista? Se les tao bem como escreves é hora de o teu encarregado de educaçao te puxar as orelhas.

JNF disse...

O Sporting é isto: quando um árbitro expulsa três jogadores do Sporting num jogo contra o Porto, não é para beneficiar o Porto mas sim para beneficiar o Benfica.

Isto é o Sporting.

Tiago disse...

FDP palhacito, disseste que o Valente arbitrou o Benfica em Guimarães mas o Valente arbitrou o Benfica na Luz contra o Guimarães, naquele que foi o jogo do título.
Aprende a ler, aprende a escrever. Aprende qualquer coisa além de mamar caralhos.

Tiago disse...

JNF, és burro e isso é o Benfica. Até parece que nunca viste jogadores de clubes que vão jogar contra o Porto serem expulsos na jornada antes. Isso não é para beneficiar o Porto?

LDP disse...

Pronto, em vez de "com o Guimaraes" escrevi "em Guimaraes", oh que chatice.

E escrevi Guimaraes sem til. Porra.

Ve (falta um acento ciscunflexo, eu sei) o videozinho, amigo. Depois de tirares os colhoes (sem til outra vez, foda-se) do teu pai da frente dos olhos, obviamente.

LDP disse...

Possa, escrevi ciscunflexo. Mas que merda.

Tiago disse...

FDP, és uma merda. Não penses que vou ficar aqui a dar-te motivos para encheres o ecran de esporra.

LDP disse...

Nao penso isso. Sei que vais ver um joguinho da Champions que tà quase a começar e nao é contra o Videoton.

Vitto Vendetta disse...

BENFIIIIIIIICAAAA!!!!!!!!