O meu ponto de vista em relação aos empréstimos

Como devem saber, foi revogada a decisão da Liga em proibir os empréstimos entre clubes da mesma divisão. Já se estava à espera disso, pois tudo o que tem saído da Liga tem sido contrariado pela FPF, e, a meu ver, bem.

Não consigo perceber as reacções que tenho lido pela blogosfera e nas redes sociais, onde criticam esta medida, pois concordavam com ela. Eu ainda sou do tempo em que se dizia "Foda-se, nós temos que fazer como os tripeiros, e meter os nossos gajos a rodar em equipas da 1ª, não é da 2ª onde é só marretas.". Agora parece que já não é assim. Eu sou a favor dos empréstimos a clubes da 1ª divisão por vários motivos, mas vou enumerar os principais:

- Por mais que me tentem convencer disso, até vocês sabem que a experiência adquirida a jogar na primeira liga (com idas à Luz, Alvalade, Dragão, Braga e Guimarães) é muito mais enriquecedora para um futuro jogador do Benfica. Com todo o respeito que tenho pelos bravos clubes da 2ª, só o que se ganha nessas 5 visitas, vale um campeonato inteiro da liga sem nome.
- É uma grande bomba de oxigénio para os clubes mais pequenos da 1ª liga, dando assim hipótese de sobrevivência a alguns que já estarão perto do abismo.
- É muito mais apetecível a um jogador poder competir na primeira liga e ter reais hipóteses de ganhar algum título (vede emprestados do Académica), o que lhes dá uma grande injecção de moral (vede Adrien).

Isto no plano desportivo e numa análise geral.

Para o Benfica, vejo as seguintes regalias:

- Estreitamento de laços com alguns clubes, nomeadamente os do Norte que estão em maioria e podem ser um grande suporte ao longo do próximo ano no combate ao "sistema" instalado.
- Possibilidade de "espiar" os tais clubes, com treinadores e jogadores ligados aos outros grandes, e tentar perceber os seus métodos e planos para o campeonato, o que pode ser bom no tal combate ao "sistema" instalado. Recordo que teremos vários treinadores e dirigentes que estiveram ligados ao FC Porto em vários clubes da 1ª liga.
- Facilidade na compra dos melhores jogadores dessas mesmas equipas, sendo essa uma das coisas mais irregulares, que na sua maioria não traz grandes resultados, mas já trouxe algumas excepções (Coentrão, ... não me lembro de mais nenhum).

Os aspectos negativos também são vários, como a perca de competitividade das equipas B, a manutenção da baixa qualidade que as equipas da 2ª liga demonstram, a notar-se quando chegam à 1ª, geralmente descem no ano seguinte. A má imagem do Benfica neste processo, derivado do tal apelo à FPF (honestamente acho que não era preciso meter o bedelho que o Gomes acabava por revogar a lei).

Esta é a minha opinião. Já percebi que não é a da maioria dos meus caros companheiros, mas tenho que a partilhar.

19 comentários:

71460_5/8 disse...

Eu sou a favor dos empréstimos mas também de uma limitação de um (ou dois se ambos forem portugueses) por equipa adversária para limitar o desfalque fraudulento de certas equipas por lesões convenientes.

Como em muitos casos, acho que seria no meio termo que ficaria a virtude.

Ricardo disse...

Mais uma vez em pleno desacordo contigo Vitto. Com este presidente da Federação concedemos mais uma Abébia enorme. Sujámos o nosso nome para benifício do tal sistema, do Polvo, de Palermo e de toda a Seita Corrupta. Isto não é Benfica.

axadrezado disse...

Melhor que impedir os empréstimos, seria regular os mesmos. Limite no número de jogadores a emprestar por equipa (a que empresta), limite na idade (sub-23, p.ex.), obrigatoriedade de serem portugueses.
Além disso, proporciona a aquisição fácil de tudo que mexe por parte dos mais poderosos, pois é fácil coloca-los a rodar a baixo custo, o que vai contra o tal benefício das não grandes em receber excedentes dos maiores.

Claro, assim como está, favorece os grandes, como bem explicas as regalias no caso do Benfica, que até nunca foi um expert no assunto...

iorda9 disse...

Achei uma boa ideia o fim dos emprestimos a clubes da mesma divisão, embora tambem veria com bons olhos que esses emprestimos pudessem continuar, mas com algumas (muitas) limitações.

Para mim não faz sentido uma equipa ter 40 ou 50 jogadores para colocar noutros clubes - sendo que desses todos apenas uma pequena parte chegará um dia à equipa principal.

Os jogadores da equipas B - que deveriam ser na maioria sub-21's - têm na dureza e na competitividade da 2º liga uma excelente oportunidade de crescer como jogadores.

Para os poucos que possam já ter um nivel melhor há sempre a possibilidade de serem chamados à equipa principal (coisa que se tivessem noutro clube da primeira, não seria possivel) e o emprestimo para o estrangeiro.

Em relação aos clubes mais pequenos - que apostem nos jovens da região.

Vitto - o argumento de "os tripeiros fazem isto e aquilo - nós tb podemos fazer" é perigoso.

Não tarda nada - ainda dizem que têm o direito de oferecer fruta aos arbitros porque os outros tb o fazem.

Também vale oferecer fruta ? o tripeiros fazem isso !

Joao disse...

Eu sou favoravel a alguma grau de emprestimos entre clubes da mesma divisao, desde que limitados em numero (nao mais que um jogador por clube, por exemplo).

Sendo Sportinguista parece-me evidente o beneficio dai retirado em jogadores como Cedric, Adrien e Wilson Eduardo.

Agora nao concordo com os contentores de jogadores que um clube receba vindo de um clube, e isso tem o potencial de desvirtuar o equilibrio competitivo da liga.

Agora, o que me faz muita confusao neste post e' o facto de se dizer que um clube, neste caso o Benfica, vai fazer o mesmo que outro clube, neste caso o Porto, so que a diferenca e' que ao passo que o segundo o faz para espalhar o mal e a corrupcao, o primeiro o faz para espalhar o bem e combater a corrupcao.

Argumento ridiculo. E nao e preciso dizer mais nada. Se calhar apenas dizer que o Joseph Lemos se orgulharia de dizer uma perola dessas (e se calhar ate ja disse).

Pedro disse...

Vitto, sou contra os empréstimos. Acho que a verdade desportiva fica debaixo de uma enorme duvida de suspeitas e isso não é aceitável.

Financeiramente é bom para os clubes pequenos? Claro que é mas a solução é serem melhor geridos, gastar menos, etc. Se isso implica uma menor qualidade da nossa Liga? É verdade mas será momentânea. Com o tempo os clubes e jogadores perceberão esta realidade e terão que criar condições próprias para crescer.

Para o SLB fica a necessidade de contratar menos e melhor e isso é fundamental. Não se aceita q tenhamos mais de 60 jogadores na folha de pagamentos. É de doidos...

No máximo dos máximos, impôr um limite de emprestados na mesma divisão: tipo 3.

NSC disse...

Eu também sou contra os empréstimos. Mas sou a favor de uma proibição progressiva, não de uma passagem do 8 ao 80 quando os clubes estão a dias da pré-época.

pitons na boca disse...

O mal disto é querer fazer-se tudo de um dia para o outro. Só neste país é que ou não se faz nada ou tenta-se fazer tudo em cima do joelho.

Queriam aumentar o numero de equipas na liga principal (um erro enorme, a meu ver) mas tinha de ser já esta época e com isso tínhamos de adulterar os últimos 2 meses do campeonato anterior.... BURROS!

Esta ideia de acabar com os emprestados é excelente, a meu ver. Mas não pode ser feita em duas semanas e numa altura em que os clubes já queriam ter os planteis definidos!
Fazendo a coisa de forma faseada! Epá, é muito em cima do inicio da época? Então vamos definir já: na época 2013/14 define-se que cada clube só pode emprestar 2 jogadores a clubes do mesmo campeonato; na época seguinte acaba-se de vez com os empréstimos a clubes do mesmo campeonato.

E pronto, assim era bem feito e dava tempo para os clubes (pequenos ou grandes) adaptarem-se à ideia e construírem planteis da forma que lhes desse mais jeito. Não é fazer tudo em cima do joelho.

Claro que esta lei foi rejeitada, e bem!

Daniel disse...

@Pitons:

De acordo, excepto com os dois emprestados...

Acho que não se deviam emprestar jogadores a clubes da mesma divisão, ponto!
Há relações à espera de serem criadas com clubes da primeira divisão de outros campeonatos, relações essas que podem passar por acolher jovens emprestados sendo que os mais jovens (ou menos dotados futebolísticamente) podem jogar na equipa B que também dá experiência da boa!

Mas é a tal coisa, a decisão em cima do joelho (tal como a do alargamento da liga) seria ridícula e teria repercussões enormes no orçamento de algumas equipas e poderia levar à falência algumas delas.

Vitto Vendetta disse...

Meus amigos do "botabaixo",

digam-me, onde é que eu escrevi algo relacionado com copiarmos o Porto em ser corrupto?

Leiam com atenção, se faz favor.

Obrigado.

Joao disse...

Da parte que me toca, o problema e' precisamente nao escrever isso.

O que escreveu foi o seguinte: vamos usar as mesmas armas do Porto, mas ao contrario deles, vamos usar essas armas para fazer o bem e combater a corrupcao e o sistema.

No minimo e' ingenuo, no maximo nao e' honesto.

Vitto Vendetta disse...

J.

tenho agora um compromisso, mas quando voltar farei um post, que já estava pensado há muito, a explicar o meu ponto de vista. Não foi isso que eu quis dizer, nem o que disse.

LMS disse...

Tal como muitos outros, e por múltiplas razões (sendo a principal, aqueles ataques de amigdalite que dava a certos jogadores emprestados pelo FDP ao outros clubes, nas vésperas do jogos, concordo com o fim dos empréstimos a clubes da mesma divisão (até é, a meu ver, uma das poucas decisões decentes desta direcção da Liga até agora).

E como a política dos empréstimos só interessa verdadeiramente a 3 clubes em Portugal (vá lá... 4, porque o Braguinha também já se auto-considera gente grande), até concordo com o timing da decisão (aqui serão menos os que partilham da mesma opinião), porque é tomada no mesmo ano em que são criadas as equipas "B".

O problema é o número de jogadores sob contrato nos plantéis dos 4 ditos cujos no momento em que escrevo este post:

Benfica: 57 (30 "A" e 27 "B")
Lagartage: 54 (28 "A" e 26 "B")
FDP: 51 (32 "A" e 19 "B")
Braguinha: 56 (30 "A" e 26 "B")

Não preciso de acrescentar muito mais... Preciso? Ok.

Se houvesse uma gestão organizada por parte das direcções destes clubes-SAD e não houvesse tantas bocas para alimentar de "empresários de futebol" e afins, o número de jogadores sob contrato (mesmo em pré-época), nunca seria esta monstruosidade, até porque, apesar das 5 competições em que estes clubes estarão envolvidos (a contar com a 2ªLiga), só podem jogar 11 de cada vez e outros 7 ficam no banco (bem, por vezes o FDP entra com 14 em campo, mas os outros 3 estão vinculados com um contrato especial).

Assim sendo, 42-44 jogadores (22-24 "A" e 20 "B") serão mais do que suficientes para TODA A ÉPOCA, se se tiver em linha de conta que em caso de um número anormal de lesões ou castigos, a equipa "A" poderá constar na ficha de jogo de jogadores da equipa "B", e esta, por sua vez, poderá usar jogadores da equipa de júniores.

Mas o que me entristece mais é ter sido o Benfica a recorrer da decisão da Liga... Nom habia nexechidadezeze, carago.

PS: afinal "Rojo" é verde em Português. Lá tenho eu de voltar para os bancos da escola para aprender Castelhano... Faço parte da F.O.D'A.S. (Federação dos Organizadores d'Almoçaradas ao Sábado)... Será que me dão equivalência na Lusófona?

PS2: Que se foda o Castelhano, este comentário vai mesmo em Português e não está abrangido pelo novo acordo ortográfico. Fuck that shit too.

iorda9 disse...

Tb espero com ansiedade do Post - pk até agora estás exactamente ao nivel dos sportinguistas que defendem PPC, por ele estar supostamente a lutar contra a corrupção instalada.

Quanto ao compromisso - se me permites - sugiro uma venezuelana - vai ver que não te vais arrepender!

pancas disse...

Eu nao sou necessariamente contra os emprestimos, mas acho que seria melhor para os clubes e jogadores jogarem no Porto B, Benfica B, etc, na segunda liga do que na Academica ou gil vicente na primeira.
A minha razao e simples:
como e que um jogador aprende o que deve para jogar num clube que joga sempre para ganhar se passa uma temporada a jogar para o empate e para nao descer de divisao? As equipas B deviam usar a 2 Liga para jogar exactamente como as equipas A. Para ganhar, ter uns 2-3 adversarios a altura e preparar-se para jogar contra autocarros....
E nao sera melhor para o clube ter um bom treinador na B que faca crescer os jogadores seguindo um sistema comum, em que jogadores que depois passem a equipa principal ja sabem jogar juntos?

Perguntem ao Barcelona!!!!

DeVante disse...

Concordo com o Vitto (a ver se apagas o post).
O problema não é o Benfica ser um entreposto de jogadores, é toda a Liga portuguesa ser um tubo de ensaio onde se compram camioes de jogadores para depois se vender a bjnh preço aquele que tiver qualidade. O capitalismo.
Querer moralizar isto é como querer moralizar o mercado ou tentar esvaziar o mar. Vai ser assim. Mas eu fico feliz pela revogação. Onde já se viii Djaniny na equipa B e o Nelson Oliveira na A?

joão carlos disse...

mas quem é que disse que a equipa b vai jogar ao ataque? pelas expectativas é para jogar para o meio da tabela, ou seja para não descer por isso não é liquido que joguemos deliberadamente ao ataque como faz a equipa principal.

Vitto Vendetta disse...

Depois do que tive anteriormente, tive outro, e agora vou ter outro mais. Logo à noitinha escrevo.

farfalho, o maltês disse...

Tambem concordo-

ver o meu blog. sff