Tuguice ou BENFIQUISMO?

Ser ou não ser.
A frase atribuída ao Shakespeare tem uma relevância na Literatura ao nível da loucura do Bruno de Carvalho pelo BENFICA. De cada vez que a hematose pulmonar coloca um bocadinho de oxigénio no sangue, eis que sua excelência, possivelmente portador de uma característica comum à sua espécie (poiquilotérmia) necessita de colocar o SPORT LISBOA E BENFICA a circular no espaço vazio entre os dois neurónios verdes, mas ausentes, para ver se sobe um pouco a temperatura ambiente. No entanto, começo a achar que o sangue desta espécie é mesmo para ficar frio porque deste lado vai ficar a falar sozinho.
E, confesso a si, leitor deste post, que conseguiu passar o primeiro parágrafo, que esta mania doentia de se referirem ao BENFICA me levou hoje a pensar nesta questão:
- na ausência, que me deixa triste, do BENFICA na semana europeia, devemos ou não torcer por uma equipa nacional? Devemos ou não ser TUGAS de corpo inteiro ou, ao contrário, podemos e devemos continuar a priorizar a rivalidade interna.
A minha resposta é sim, devemos querer que o porto e o sporting percam!
E passo a explicar.
Não, não é porque o Danilo desejou a derrota do BENFICA. Era o que mais faltava que um ignorante brasileiro fosse gerador da minha opinião.
Do ponto de vista desportivo, para o BENFICA, será irrelevante a participação de ambos nas provas europeias. Poderemos pensar que a Champions irá condicionar a equipa do porto - lembro-me do Mourinho dizer que o primeiro jogo depois da Champions era sempre muito complicado. Mas, nos últimos anos, com o BENFICA sempre presente até muito tarde nas provas europeias, em nenhum momento isso condicionou negativamente a vida interna. Aliás, sou dos que pensa o contrário - vencer na Europa é sempre melhor para a confiança que depois se manifesta internamente. Quanto ao sporting, diria que é uma preocupação do Braga e do Guimarães que, como sócio do SPORT LISBOA E BENFICA, me é irrelevante.
Agora, quanto ao plano financeiro, a situação coloca-se de outra forma. Estar na Champions, vencer na Champions significa receber dinheiro e muito. Logo, se o porto receber menos isso é bom para o BENFICA. O futebol português está numa encruzilhada e o cerco ao porto é brutal, daí o desespero deles na aposta louca que fizeram este ano - foi a banca que fechou a torneira, a PT que está coiso e tal e, claro, a BENFICA TV e o ataque à Oliveirinha TV. O dinheiro que eles possam ganhar na Champions tem este ano uma importância particular e daí esta convicção - a derrota do porto com o Basileira é muito útil para o BENFICA até porque isso ia trazer contestação, instabilidade e a única equipa que iria lucrar com isso seria o BENFICA.
E há ainda a questão dos pontos para Portugal no ranking e o que isso significa para todos. A isso respondo - o BENFICA, sendo campeão nacional, está sempre protegido em relação à falta de pontos.
Em síntese, nada me move contra o sucesso dos clubes pequenos na europa, desde que isso não interfira com o sucesso do BENFICA. Quando essas duas linhas se cruzam, então a do SPORT LISBOA E BENFICA tem que ficar por cima. E, reparem caros adversários, quero que percam. Não quero que os outros (nem sei quem são!) ganhem. São duas coisas bem diferentes.
Sempre a considerar, péssimos resultados desportivos é o que vos desejo.

25 comentários:

POC disse...

Torcer por eles? Nunca.

"Ah mas eles podem dar pontos a Portugal e depois vem o avôzinho e come o coelhinho da Páscoa". Poupem-me. Queremos Benfica na Champions? Então vamos lá por sermos campeões.

No futebol de clubes só interessa o nosso. Pau no cu de quem pensa o contrário.

Benfiquista Primário disse...

Ora aí está! Mas alguém tem dúvidas que Nico Gaitán é muito mais português que Ruben Neves? Que DiMaria é muito mais português que Bruno Alves? Que Pablo Aimar é muito mais português que Jorge Costa? Que o Benfica é uma pátria muito maior que esta paróquia suburbano-depressiva a que chamam Portugal?

Parece-me evidente.

Carrega Basileia!
Wolfsburgo, não carregues muito, que eles ainda levam mais uma dúzia!

Benfiquista Tripeiro disse...

Isso é óbvio, claro que quero que eles percam, como todos os adeptos a sério dos outros clubes querem que o Benfica perca.

Um Benfiquista (ou portista) que quer que o rival ganhe na Europa, das duas uma, ou não liga nada a futebol e ao clube, ou está a mentir.

Unknown disse...

Tás cabreado temos pena dia 10 há mais

R.B. NorTør disse...

Quando a malta do Barça torcer pelo Real na Europa, eu torço pelas outras equipas portuguesas!

Queremos 7 equipas na Europa para quê? Falar do Benfica este ano é falar da exepção. Portugal num ano normal tem 3 equipas de nível europeu, 4 num ano exepcional. Quem lá vai tem de ser à custa do mérito. Não quero o meu Benfica a passear à custa dos pontos dos outros, porque o mal dos outros não me alegra. Assim sendo, com Benfica fora, torço pelo futebol.

Miguel disse...

Caro Meiral, certamente por
"precipitação" esqueceste de apontar o motivo mais relevante para o teu desejo de insucesso do FCP e do Sporting na Europa. O pinheiro (tamanho família) com pinhas grossas que tens atravessado no c..., onde o sol geralmente não bate, cresce sempre mais um bocado quando ouves falar "Europa". É pois, compreensivelmente por desconforto, que manifestes o teu desejo de acabar com as dores que sentes...
Paciência e vaselina, pode ser que ajudem!
Viva o FCP!

jose disse...

Miguel, a falar de barriga cheia apos os ultimos 3 anos? E so moral. Ja deves ter cagado o pinheiro,as pinhas, as raizes e os poucos neuronios que tinhas. Mas pronto, deram-te cerelac e ja tas cheio de tusa.

jose disse...

Miguel, a falar de barriga cheia apos os ultimos 3 anos? E so moral. Ja deves ter cagado o pinheiro,as pinhas, as raizes e os poucos neuronios que tinhas. Mas pronto, deram-te cerelac e ja tas cheio de tusa.

Miguel disse...

José, caramba o eco chega até aqui. Bom em questões europeias, normalmente militamos na 1ª, a ultima que me lembro da 2ª divisão foi uma final em Dublin, com o Braga! O pinheiro cresceu mais um bocado? Para 2015 experimenta Cerelac e um Danoninho, pode ser que chegue para continuarem em frente... ;)

Benfiquista Primário disse...

Miguel tss tss não devias ficar acordado até tão tarde: perdes as noções elementares de matemática. A final de Dublin foi em 2011, estamos em 2015 - quantos anos passaram? Pois é, menino Miguel, mais de 3 anos tsss tsss.

Aconselho-te uma consulta ao ranking de clubes da UEFA, é muito didáctico para perceberes qual foi o melhor clube português nas competições europeias dos últimos anos.

Zé de Fare disse...

E há ainda a questão dos pontos para Portugal no ranking e o que isso significa para todos. A isso respondo - o BENFICA, sendo campeão nacional, está sempre protegido em relação à falta de pontos.

a questão de fundo e dos fundos é: mesmo campeão de portugal podes ser eliminado no acesso à fase de grupos conforme já aconteceu no passado. Nem todos num sorteio de meias finais, entre milão, bayern munique e marselha lhes pode sair a mão de vata.

Zé de Fare disse...

ninguém pode ignorar o profundo desespero em que porto e benfica se encontram... necessitam urgentemente de dinheiro.

Quem é que vai comprar? alguns sonham com um jackson trintão vendido por 30 milhões...

nem o falcão vale isso para o manchester united.

Benfiquista Primário disse...

Zezé Caralhinha, tu nem de manhã te safas. A tua confusão mental extrema é independente da hora do dia ou da noite.

Então eu posso ser campeão nacional e ter que ir ao playoff de acesso à fase de grupos da Champions, podendo ser eliminado? Também aprendeste isso no swissleaks? Como adepto da produtora de humor do Lumiar, é natural que não saibas que o campeão nacional tem acesso directo à fase de grupos da Champions.

Ainda mais natural é não saberes o que é chegar à final da Champions, com ou sem mão, com ou sem adversários na meia final.

De nada.

manelmadeira disse...

Boas
Há várias falácias no seu argumento, nomeadamente:
-Do ponto de vista desportivo

É claríssimo que a continuidade nas competições europeias condiciona nas competições europeias. O facto de encher o calendário, ainda mais, obriga a gerir fisicamente os jogadores. O facto de os jogadores estarem desconcentrados das competições internas é também vital, onde no jogo antes do jogo europeu os jogares são muito mais cautelosos devido maioritariamente a evitar lesão.

-Do ponto de vista financeiro
Qualquer pessoa com bom senso consegue "ver mais há frente" e consegue ver as vantagens do ponto de vista financeiro.
Uma vez que os clubes portugueses no seu todo, hipoteticamente falando, isso vai trazer mediatismo interesse e mais importante, dinheiro para a liga portuguesa no seu todo e que irá beneficiar todos uma vez que com a liga portuguesa com mais prestígio tanto o valor dos direitos televisivos, como jogadores talentosos teriam mais motivação em vir para a nossa liga, há mais exemplos mas mentes retrógradas nao merecem assim tanto do meu tempo.
Por último, toda a gente sabe, ou devia saber, que a competitividade traz interesse e emoção, o facto de o Sporting estar a melhorar e a tornar a haver uma luta a 3 pelo titulo so torna a liga mais atrativa para nós, adeptos de futebol(de futebol também ou só de clubes?). Um exemplo é Bayern que necessita do Dortmund para a liga não estar entregue antes de começar a segunda volta.
PS:o seu argumento que o Benfica tem de ser campeão todos os anos é descabido uma vez que a hegemonia tem sido do Porto.
Saudações Leoninas e viva a lógica!

Benfiquista Primário disse...

Manelmadeira, achar que a luta pelo título já é uma luta a três é que é ver mais à frente. Muito mais à frente. Não escrevo 'ver mais há frente' porque já fiz a quarta classe há uns anos.

Mas olhando um bocadinho para trás, reconheço que houve (ou será que 'ouve'?) uma luta a três. Entre o campeão nacional, o Fruta Corrupção Pancadaria e o Sporting de Braga. Foi, nas últimas décadas do futebol português, o período em que se esteve mais próximo de haver três grandes.

Concordo que não percas muito do teu tempo a comentar aqui - a julgar pela espécie de texto (ou será 'teisto'?) que aqui balbuciaste (ou será 'balbucias-te'?), precisas de muito tempo para estudar a 'Cartilha Maternal'. Com esforço, dedicação e devoção. A glória, essa, está muito lá 'há' frente.

Um 'abrasso' e boa 'çorte'!

Miguel disse...

Caro Benfiquista Primário, lá estão vocês a distorcer a verdade (desportiva). Já é vicio! ;) Onde é que eu disse que a final de Dublin foi há 3 (ou menos) anos? Escrevi sim, uma das vezes que militamos na 2ª divisão europeia, lembro-me que fomos á final em Dublin. Alguns de vocês, (muito, mas mesmo muito) mais velhos também se devem lembrar da ultima vez que o SLB ganhou alguma coisa na Europa. Ora isso não significa que foi há menos de 3 anos, pois não? :)
Sobre a pontuação, é verdade, sim senhor, (desta vez não está distorcida...) mas está um tanto ou quanto adulterada, uma vez que a pontuação é a mesma quer na 1ª divisão, quer na 2ª, ora como vocês têm chegado mais longe na 2ª divisão...
Cumprimentos do Norte, Benfiquista!
PS. Façam o favor de Não serem felizes em Moreira de Cónegos, apesar do Sr. do apito!... LOL

Benfiquista Primário disse...

Caro Miguel, como estavas a responder ao José, que estava a falar dos últimos 3 anos de competições europeias, vi aí uma boa oportunidade para fazer o humor contigo e com o teu clube ;) tens que perceber que não é tão fácil fazer o humor com o teu clube como fazê-lo com a produtora de humor do Lumiar :D também é verdade que nada é tão fácil na vida como fazer o humor com eles, como ambos sabemos rss

Mas olha que, nos anos do JJ, mesmo na Champions deve estar mais ou menos ela por ela, tirando este ano...fomos aos quartos uma vez, e não nos calharam Basileias nos oitavos ;) jogámos sempre com equipas de Champions na Champions, imagina!

Um abraço da capital, com olhos em Moreira de Cónegos ;)

Carrega Petit!

Miguel disse...

Benfiquista o raio do telemóvel comeu-me o comentário. Deve ser da marca Capela... Acredita que não vais ficar sem resposta. Mas, pf. trata-me por tu.
Um abraço.
Miguel

manelmadeira disse...

Boas, Benfiquista Primário
Percebo agora o porquê de se chamar Benfiquista Primário, porque de facto, é um pouco primário.
Não conseguiu ver mais do que o meu erro ortográfico (nem tinha reparado, mas não é por aí que me tira razão).
Tal como o Jorge Jesus que fala da maneira que fala mas que deve ser dos treinadores que diz algo com algum conteúdo no Futebol Português.
Relativamente à luta pelo titulo pelos 3 grandes, o que eu disse, e volto a repetir era que o Sporting estava a voltar, estava a voltar a ser um grande e que já tem algo a dizer sobre o título (isto é algo irrefutável, e prova disso foi o ano passado e este ano há duas jornadas atrás antes do minuto 94), obviamente que não tem as mesmas chances que o Porto ou o Benfica,nem pensar, mas tem algumas.
Por último, como não conseguiu refutar nenhum dos meus argumentos virou-se para um erro ortográfico (primário, reconheço).
Saudações Leoninas!

Miguel disse...

Ou sou eu ou ele que está a ficar capelado. Diabos (podem ser vermelhos) me levem se não li; "Olhe...".
Mais um abraço.
Miguel.
Até já

Benfiquista Primário disse...

Miguel, da minha experiência de décadas com telemóveis, há muitas marcas que podem dar esses problemas: as marcas Guímaro e Calheiros são dois clássicos. Mas há muitas que não são melhores: marcas Martins dos Santos, Cosme Machado, Xistrema, Olarápio, Proença, Super Dragões perdão Jorge de Sousa, entre tantas outras.
Ando a ter problemas com telemóveis desde Abril de 1985, vê lá tu.
Abraço

Miguel disse...

Carago, tu és do Norte homem!!! Estás, é incógnito! Mas és do Norte!!! Não mereces que te responda num pequeno intervalo de viagem. A sério. Um abraço e já agora felicidades em Moreira. Não digas a ninguém. Chiu... Abraço
Miguel

Benfiquista Primário disse...

Caro Manel,

I'm just having a laugh. The fact that you don't have a sense of humour is your problem, not mine.

Agora em português: infelizmente para si, não deu só um erro ortográfico, e de palmatória. Os erros de sintaxe e de pontuação são mais que as mães. Parece que construíu algumas das frases acima a jogar Tetris com as palavras e as vírgulas.

Às vezes, quando vejo argumentos estruturados, lógicos e bem redigidos, abandono o humor e a ironia e contra-argumento a sério.

Não foi o caso. Peço desculpa se o decepcionei nesse aspecto.

Tenha cuidado com a A9, parece que há uma saída perigosa para a A12.

manelmadeira disse...

Curiosamente, tal como na sua primeira abordagem também nao refutou nada.
PS: não é por escrever um pouco em inglês que o torna culto

Benfiquista Primário disse...

'Não é escrever um pouco em inglês que o torna culto' ou 'não é por escrever um pouco em inglês que se torna culto'.

De nada. Quando dominar o português escrito, podemos ir ao inglês se quiser.