O Marat, finalmente, apareceu.



Agora já só falta o Valdemar.

Diferenças

Nos últimos anos, os números não mentem - os títulos dourados rumam a norte numa dimensão inversamente proporcional às brasileiras do artista. Se ele anda distraído a coisa até pode ser diferente, mas como se viu no momento chave da Taça da Liga, quando ele se levanta, o sistema ainda treme. Vai daí que uma boa solução seria a malta, a sul, criar uma ponte aérea entre as terras de Vera Cruz e a invicta, mais exactamente, ali para os lados do Pérola Negra.  Eu ofereço-me para fazer o teste de qualidade à mercadoria.
Mas, o sucesso do Dínamo da BCI - que, diga-se em boa verdade, já tem mais títulos que os gatinhos do Lidl- está ancorado em muitas outras dimensões, uma das quais me trouxe à escrita deste post.
Repare caro leitor.
Esta época, Matic foi contratado pelo Chelsea depois de ter jogado em 22 jogos pelo Sport Lisboa e BENFICA. Lucho tinha feito 26 no portinho. Não vou comparar a qualidade de um - o que foi para ser treinado pelo melhor do mundo e jogar a titular na melhor liga do mundo - com a qualidade de mais um que foi à procura da cadeira de sonho.
Não é esse o ponto.
O que me surpreende é a forma como os adeptos analisam estas coisas: para Nós, os vermelhos, foi algo pior que o fim do mundo. A saída do Matic revela uma péssima gestão e o campeonato está perdido.
No portinho, sai um Capitão, o líder do balneário, um dos jogadores inquestionáveis da equipa e o que se ouve?
Vai ser bom porque vai dar oportunidade a um mais novo e quem sabe a equipa melhora.
Se calhar há aqui algum fundamento para assinalar uma diferença, não?



Dão-se alvíssaras


Quanto tá o Irracional? E tamos a jogar bem?

Há certos aspectos da mente humana que acho que vão ser impossíveis de algum dia serem percebidos na sua plenitude. E um dos que mais me intriga é a atração que o bicho Homem tem pelo que lhe faz mal.

Por exemplo, eu sou um amante da Natureza e defensor da preservação do ambiente. E no entanto, a Natureza é uma grandessíssima bastarda de merda e injusta para comigo. Eu como um bocadinho de fiambre estragado e fico logo num estado em que só me fica faltar cagar a alma e só sai matéria tão consistente como o sucesso desportivo do Benfica. Ou então apanho frio uma horita junto à entrada de um shopping e arranjo logo uma gripe de caixão à cova.
Enquanto isso, a minha cadela bebe água da retrete às litradas e gosta de se rebolar nas poças de água da chuva em pleno Inverno e anda aí viçosa que nem o Markovic a rasgar o meio campo portista.

Tão mau ou pior do que o exemplo acima, é o meu Benfiquismo.
Uma época como a de 2010/2011 já devia ter sido suficiente para que eu me passasse a interessar muito por ténis e a largar o futebol. Mas não! Bora lá ver mais umas humilhações em 2011/2012. E mais umas em 2012/2013, que nunca é demais. E antes de 2010 tinham sido poucas também, né?
E este ano, de volta à carga, acompanhando os jogos, consultando calendários e pensando em cenários. E não sei muito bem porquê, mas a minha confiança no 33º é total!

Juro que não estou a ser irónico.

Perdemos o jogador mais fundamental, fosse porque ele queria muito sair, fosse porque temos as contas mal (ao contrário do que nos dizem) e é preciso vender? Não faz mal. Acredito que teremos Ruben Ozil Amorim sem lesões até ao final da época.

O treinador numa só frase destroça a formação e um jovem promissor, depois de proscrito, é vendido a um empresário cuja segunda cor é o azul (a primeira é a do dinheiro)? Paciência. Eu já estou mesmo a ver o Bernardo Silva a marcar o golo da vitória no dragão, nos descontos, a passe do Cavaleiro!

Não sei de onde vem esta confiança, sobretudo porque desde há uns anos para cá que o Benfiquista não pode sonhar muito. Não pode! Porque o sucesso não se mede em títulos, mede-se em contas. E há que manter os pés na Terra e continuar o longo caminho da recuperação daquilo que o vale e azevedo estragou.

Talvez seja por olhar para os azuis e vê-los jogar pior que nós. Talvez seja pelo fim da patente sobe o Viagra da Pfeizer, que vai ajudar a manter o presidente do porto longe do futebol, como aliás já se viu em duas ocasiões:
 - O clássico foi a um Domingo e só na 5ª feira seguinte o proxeneta vem denunciar mais uma ofensiva centralista de Lisboa ao Norte que não se rende jamais.
- Um dos mais importantes elementos do plantel, um capitão, em campo e no balneário, sai a custo 0 para uma equipa secundária do Qatar. E não sai no fim da época, sai a meio!
"Atôum mas eu já nem o núqueleo da equipa cunsigo mánter duro, pênso eu de que?"

Talvez seja por estarmos em primeiro depois de um início sofrível, depois de já termos ido a vários terrenos difíceis, e sem contar a maior parte do tempo com Salvio ou Cardozo.

Não sei de onde vem esta irracionalidade, mas sei que acredito! Acredito no Campeonato, na Taça e na Taça da Liga.
JJ, Vieira, por favor...não estraguem tudo (outra vez).

Deus vai voltar

Esta semana tem começado bem, ontem tive a melhor noticia que qualquer ser humano pode ter (qualquer doença sobrepõe-se a uma bola de futebol :D ) e hoje de volta ao trabalho, reparo-me com isto !
Sim Aimar, nós também sentimos a tua falta, nós sentimos a tua falta no relvado, e mais que isso, a classe fora do relvado! Volta Deus !




ps: alguém arranja a entrevista completa na web?

Também posso ir por um milhão

Amor verdadeiro, daquele mesmo incondicional só temos pelo nosso clube.
Escrito assim poderá parecer um exagero, mas para economia de texto é mesmo este o pontapé de saída deste escrito.
Aconteça o que acontecer, somos do nosso clube.
Fui BENFIQUISTA contra o Anderlecht, mas também contra os 4 do(e) Liverpool, nas finais contra o PSV e contra o Milan, em Vigo e até noutras desgraças que nos foram saindo na rifa.
É um amor incondicional.
Mas, como tudo o que é incondicional no BENFICA, estou à venda. E, sim, pode ser ao Jorge Mendes. Antes ao Mendes que a um tipo vestido com um lençol. E não é por nada de especial é só porque não me apetece andar vestido de Papa todos os dias.
Mas, como sócio e adepto do BENFICA estou disponível para servir o clube - podem vender o meu amor incondicional a um empresário e, prometo que até ao fim da época continuo a amar incondicionalmente o SPORT LISBOA E BENFICA.
Um Milhão parece-me um preço razoável. Mas, com uma cláusula: sendo vendido ao Mendes, não aceito ser adepto a Norte, ok?
Se o Presidente juntar uma boa centena de apaixonados como eu - e podem ser todos do Grande Porto, porque até faltamos mais vezes aos jogos na Catedral - teremos os problemas financeiros do GLORIOSO resolvidos.
Talvez assim o Matic, o Luisão e o André Gomes possam continuar a jogar no BENFICA.
Poderá, sr. Presidente, manter aberto o nosso Centro de Estágio e, com isso, permitir que os nossos jovens possam  continuar a sonhar com algo mais do que serem vendidos ao Mendes.



À porto

O sr. António lá do estacionamento é o único sportinguista que eu conheço.
Quer dizer, não é o único, mas para dar um ar National Geographic ao post, optei por pensar no sr. António desse modo.
Ele foi sempre sportinguista mesmo quando a luta era, semana a semana, com o Guimarães e o Nacional pelo primeiro lugar sem acesso à Liga Europa. Mesmo nesses dias, ele era do Sporting.
Há anos - mesmo muitos - que lhe venho dizendo uma coisa: o nosso (meu e dele) campeonato é o segundo lugar porque o primeiro tem sempre o mesmo destino. Umas vezes ele confia na minha teoria, outras há em que prefere correr atrás do sonho.
Esta época, por imposição dos resultados verdes, o caminho trilhado pelo Sr. António levava-o pelo sonho do título.
Só que o futebol português é o que é e lá apareceu a cena do costume. Em casa de um amigo, ainda antes da bola se aproximar da área disse "vai ser penaltie". E foi. "Ele vai dar um amarelo por simulação", alguém disse acrescentando - "o avançado é que deu um pontapé nas pernas do defesa."
Pois. Foi isso, mas havia mais e...
O dourado apitou e decidiu. O carniceiro rematou e fez o golo.
Não serve de nada a frase "eu bem o avisei" porque a realidade é o que é e nada mais havendo a dizer, chegou-me via sms: Afinal tinha razão. Não temos hipóteses!!

25 de Janeiro

10 anos desde que passamos pelo mais negro minuto de jogo da História do Sport Lisboa e Benfica. Aquele minuto em que vimos um dos nossos rumar ao 4°anel enquanto defendia e honrava o Manto Sagrado, enquanto lutava por toda a Nação Encarnada em busca da melhor prenda de aniversário para o REI EUSÉBIO. A vitória! O minuto em que vimos, pela última vez, Feher sorrir. "Um último sorriso há 10 anos atrás... que permanece vivo 10 anos depois". E que permanecerá eternamente...
Até sempre, Miki!




“Eusébio realizou todos os nossos sonhos, sonhando-os por todos nós" - Baptista-Bastos
Hoje completas o teus 72º aniversário, e muitos mais tens para completar. Os imortais festejam sempre o seu aniversário. Tu és o nosso REI, Parabéns!



[Dia grande em homenagem a eles, especialmente a vitória no Hóquei. À meia dúzia é sempre mais barato. Sabemos que estão tão felizes como nós, VIVA O BENFICA]

Benfica 1 - 0 Gil Vicente (ou) Hélder Costa do caralho!

Sintetizemos, irmãos:

- Gil não fez qualquer remate (não, não é um jogador chamado Gil, é mesmo a equipa toda)

- Muitos portugueses a jogar, e todos em bom nível

- Ruben Amorim cada vez melhor, parece estar apto para solucionar o problema Matic, seja lá em que posição for

- André Gomes tem estado ao mesmo nível do início da passada época, e hoje foi um verdadeiro rosto do Benfica.

- Ivan Cavaleiro só para num Barcelona.

- Funes Mori só para no Campeonato Nacional de Seniores (ou no Big Brother Toscos)

- Bernardo Silva tem demasiado hype à volta dele (entrou muito bem no jogo, mas começa a ser insuportável, ver os comentadores, os jornalistas, os adeptos, as páginas de facebook... chega!)

- Djuricic tem magia nos pés, e relembra Aimar em muitos aspectos, menos no mais importante que é a inteligência. E enquanto assim for, tem de aprender.

- Hélder Costa é fantástico, e fez um jogo à sua imagem. 15 minutos bastaram para, a par de Ivan, ser o melhor em campo. Pena o falhanço no final, mas fez tudo bem. É um craque do caralho e merece que o pessoal vá lá à página dele fazer uns likes.


PS: Como é que não hão-de querer que os clubes e os adeptos faltem ao respeito à taça da liga quando a própria tvi faz o mesmo, ao meter comentadores que dizem tudo o que acontece, mas ao contrário.

PPS: Quando digo ali em cima que o hype em relação ao Bernardo é insuportável, estou mesmo a dizer que causa uma pressão enorme no jogador desnecessariamente. Também sou daqueles que o vê como um novo Rui Costa ou Aimar, mas vamos com calma.

Ideias para uma equipa: BENFICA e sporting

Há sempre alguma surpresa quando uma equipa pequena se junta aos grandes na luta pelos primeiros lugares. Foi assim com o Boavista e com o Braga, assim foi com o Estoril e o Paços o ano passado. É assim que está a ser com o sporting este ano.
E a boa temporada que estão a fazer, ainda assim, pior que a do SPORT LISBOA E BENFICA, trouxe para cima da mesa a questão: formação ou aquisição?
Deve uma equipa de topo portuguesa apostar na formação, como o sporting diz que faz e a Direção do BENFICA diz que quer fazer?
Ou, pelo contrário, devem seguir o exemplo da equipa que mais ganha em Portugal e comprar lá fora - américa do sul  - os craques formados, mas ainda desconhecidos?
Creio que a questão, só por si, é redutora. O importante, como bem sabemos todos, é o resultado final. Isto é, a estratégia será boa se nos fizer vencer. E, os sucessos a norte mostram que o caminho não está obrigatoriamente na formação.
Mas, de qualquer modo fui analisar alguns dados para tentar caracterizar as duas equipas  - BENFICA e sporting - tentando perceber que tempo de clube têm os jogadores de cada equipa.
Analisei os 11 jogadores mais utilizados na liga nacional de ambos os clubes e cheguei a alguns dados curiosos:
- o Luisão e o Patrício são os únicos totalistas (1440 minutos), sendo que os 11 mais usados pelo BENFICA têm em média 1123 minutos e os do sporting 1243. O Sporting mexe menos.
- nos 11 mais usados, os verdinhos têm em média 7,7 anos de clube e os do BENFICA 3,6. Os que mais jogam no sporting têm mais do dobro dos anos de casa dos vermelhos.
- curiosamente, nos mesmos onze, os do BENFICA têm  3,6 anos de BENFICA na 1ª liga, enquanto os do sporting têm 3,2. Ou seja, a equipa do BENFICA é mais experiente na 1ª liga que a do Sporting.

Até porque falta meia época, tudo pode acontecer, mas tendo o BENFICA chegado aqui à frente e mesmo considerando o passado recente, temos que nos lembrar que temos de fora o jogador mais influente no ataque: o Salvio. Com uma equipa mais experiente, temos tudo para fazer melhor. Quanto aos corruptos, esses não entram neste campeonato, porque se quiserem ganhar, ganham, como têm ganho sempre.


Liberta o Elias cara

Ele está preso e ninguém sabia? Vamos ajudar o Elias!






Capas e jornais


Como é possível ? o melhor clube do mundo, seguido do melhor jornal do mundo não dar uma pagina cheia com a tromba do CR? A culpa é do Record só pode ! abaixo Record, vamos tirar os likes da pagina do facebook..toma toma toma..! Connosco ninguém goza caralho!


As épocas de Jesus

Desde o final de Novembro/inicio de Dezembro que temos vindo a assistir a uma subida de nivel no futebol do Benfica. Esta subida de nivel é mais importante ainda quando pensamos que ela tem acontecido com a ausência de alguns jogadores-chave, o que realça o trabalho de Jorge Jesus. Relativamente à defesa, o Benfica deixou de sofrer golos e, no que toca ao ataque, a ausência de Cardozo até acabou por ser positiva, não porque marcamos mais golos, como dizem alguns media, mas porque estamos a recuperar um jogador de qualidade que se tinha perdido : o Rodrigo. Com os regressos proximos de Salvio ou ainda de Cardozo, é com optimismo que muitos benfiquistas olham para a segunda metade da época.

Mas ao dizer isto, tenho uma sensação de "déjà vu". O filme do Benfica de Jesus não é este mesmo? Inicios de época irregulares em termos de exibições e pontos seguidos de três meses (Dez, Jan, Fev) de subida de nivel para acabarmos a época, depois de jà termos reservado meio mundo, a ver os outros a fazerem a festa? Decidi ver os numeros do Benfica de Jesus para tentar compreender se este preconceito é mesmo isso, ou seja uma opinião que acaba por deformar a realidade. Fiz então um trabalho estatistico para ver a percentagem de pontos que o Benfica com Jesus faz no Campeonato até Novembro, de Dezembro a Fevereiro e finalmente de Março até ao final da época. Sei bem que podemos dizer tudo com as estatisticas. Exemplo? O actual Governo anda todo contente com a baixa do desemprego no ano passado em 20.000 pessoas. Quando pensamos que mais de 100.000 pessoas activas foram para o estrangeiro encontrar trabalho, podemos realmente considerar essa baixa como sendo positiva? Contudo, penso que com estes dados objectivos podemos discutir melhor sobre o que é o Benfica do Jesus.


Nota prévia : peço desculpa por não inserir os quadros, mas na ultima vez que tentei fazê-lo deu confusão na pagina do Cabelo. Por isso vai mesmo assim. Para comprovarem a veracidade dos dados basta irem ao www.zerozero.pt que serviu de fonte para estas estatisticas da minha autoria.

2009-2010
Entrada para o mês de Dezembro - 11 jogos : 8V 2E 1D = 78.8% de pontos conquistados
Balanço Dez/Jan/Fev                    - 10 jogos : 8V 2E 0D = 86.6% de pontos conquistados
Até ao final da época                    -   9 jogos : 8V 0E 1D = 88.9% de pontos conquistados

2010-2011
Entrada para o mês de Dezembro - 12 jogos : 8V 0E 4D = 66.6% de pontos conquistados
Balanço Dez/Jan/Fev                    -   9 jogos : 9V 0E 0D = 100% de pontos conquistados
Até ao final da época                    -   9 jogos : 3V 3E 3D = 44.4% de pontos conquistados

2011-2012
Entrada para o mês de Dezembro - 11 jogos : 8V 3E 0D = 81.8% de pontos conquistados
Balanço Dez/Jan/Fev                    -   9 jogos : 7V 1E 1D = 81.5% de pontos conquistados
Até ao final da época                    - 10 jogos : 6V 2E 2D = 66.6% de pontos conquistados

2012-2013
Entrada para o mês de Dezembro - 10 jogos : 8V 2E 0D = 86.6% de pontos conquistados
Balanço Dez/Jan/Fev                    - 10 jogos : 8V 2E 0D = 86.6% de pontos conquistados
Até ao final da época                    - 10 jogos : 8V 1E 1D = 83.3% de pontos conquistados

2013-2014
Entrada para o mês de Dezembro - 10 jogos : 7V 2E 1D = 76.6% de pontos conquistados
Dezembro até agora                     -   6 jogos : 5V 1E 0D = 88.9% de pontos conquistados

O que dizer então destes numeros? Aqui vai a minha leitura.

1. A primeira parte da época é bastante irregular. Ora o Benfica obtém apenas 66.6% dos pontos em disputa, como nesse horrivel inicio de época em 2010-2011 (muito graças à teimosia do Jesus em apostar num jogador que obviamente não tinha qualidade... sim sim!! esse mesmo que muitos elogiaram depois do jogo em Atenas esquecendo-se do que ele tinha feito na Luz uma semana antes), ora os muito bons 86.6% da época passada.

2. Os meses de Dezembro-Janeiro-Fevereiro são efectivamente os meses onde o Benfica de Jesus se apresenta mais forte e regular, obtendo sempre uma percentagem de pontos acima dos 80%, com especial atenção para os 100% de 2010-2011.

3. Com excepção do primeiro ano de Jesus, em que o Benfica foi campeão, a ultima parte da época é sempre aquela onde o Benfica perde mais pontos hipotecando assim todas as hipoteses de conquistar o campeonato.

Conclusão? Nenhuma, porque se as estatisticas podem servir de base para um argumento, nunca devem ser o argumento em si mesmo jà que nunca têm em conta todas as variaveis que influenciam a realidade concreta. O que elas nos dizem contudo é que existe uma certa regularidade negativa no ultimo terço do campeonato com o Jesus como treinador do Benfica. Por este motivo, toda a euforia (que na realidade não existe senão numa minoria mais fanatica e por isso cega!) deve ser acalmada, jà que os bons resultados durante os meses de Inverno não são uma novidade com o Jesus. Ainda falta muito até ao final da época e sobretudo o que falta é a parte mais complicada. Concentração e entrega até ao final é o que se pede tanto a Jesus, como aos jogadores e adeptos... mas sempre sem euforias. Por outras palavras sem fazermos figura de parvos ao reservarmos espaços para festas que acabam por não acontecer ou ainda ao abraçarmo-nos porque ganhàmos três pontos num campo qualquer.

P.S. : adicionei os numeros desta época a pedido do Luis. Eles comprovam os numeros das épocas anteriores : um inicio irregular seguido de um mês de Dezembro e de Janeiro bastante positivos.

Veloso

Confesso que me incomodou muito a reportagem sobre o Veloso na SIC.
Não tenho vontade nenhuma de reflectir sobre a dimensão pessoal do caso e se o nosso ex-capitão  tem problemas com o filho, que os resolva que nem eu, nem ninguém, além deles os dois, tem alguma coisa a ver com o assunto.
O meu ponto é outro - pode ou não o SPORT LISBOA E BENFICA rentabilizar as qualidades que um homem como o Veloso tem? Um capitão com mais de 500 jogos com a camisola do BENFICA não tem competências mais que suficientes para integrar os quadros do BENFICA?
E não estou a pensar nisto por caridade porque não temos que ser a Santa Casa. Estou a pensar nos interesses do BENFICA e no capital de experiência que o Veloso tem. É óbvio que se fosse outro qualquer - como os outros dois que a SIC mostrou - diria: vão trabalhar que têm bons braços.
Mas o Veloso não foi um qualquer. Para quem não o viu jogar, diria que é o Maxi Pereira, mas menos efusivo. Com a verbalizada aposta na formação, a presença de ex-jogadores junto dos mais novos pode ser um elemento para fazer toda a diferença. Sabemos que o Hélder e o Pietra andam por lá. O Rui Costa e o Shéu também e outros que se calhar têm uma presença menos visível também estão junto do clube. Mas, o Veloso não nos pode ser útil?
Este post concorre seriamente para o título perdoa-me do ano, mas como sócio do SPORT LISBOA E BENFICA, não ficaria bem se, publicamente, não manifestasse a minha opinião.


O canto que não foi


Não espero que o típico lampião engula as palavras.

Aliás, dele, não espero nada.


Diário da Manha

Reportagem TVI sobre a condecoração do melhor jogador do mundo a Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Pelo Presidente. No Palácio de Belém. Quantas vezes o Sporting é mencionado? Zero. E no entanto, o presidente do Sporting Clube de Portugal com a sua comitiva oficial não deixaram de marcar presença. Aposto que se fosse o orelhas, o caso seria diferente...

Record e a Bola preferem o destaque na primeira página para a compação de Oblak a Preud'Homme. Neto já não vem?

A dor de cotovelo por essa imprensa fora é fodida...

É esperar que o trinco Manel faleça para fazerem primeiras páginas e directos sobre ter ou não direito de seguir para o panteão...


Tu és o nosso Rei!!!!!

Depois de três semanas passadas em Portugal, estou de regresso para fazer um apanhado sobre o que se passou no ultimo mês. Não que isto vos interesse o minimo que seja, mas o Vitto, perdido pelas terras de Nine, continua a achar que o que penso merece ser partilhado com o mundo. Assim sendo, aqui vai :

Como não poderia deixar de ser, vou começar por tecer um comentàrio (sim, eu sei! o acento não està correcto) sobre... bem, não consigo encontrar a palavra certa... porque não se trata de morte. Eusébio é um mito, um dos poucos jogadores de futebol que conseguiram esse estatuto não apenas em Portugal, como no mundo. E como todo o mito, esse "nada que é tudo" como dizia o Pessoa, Eusébio não morreu. O que aconteceu é uma espécie de caminho iniciàtico pelo qual todos os mitos, como igualmente o do Eusébio, se  revitalizam, ganham nova força. Eusébio jà era grande. Agora é ainda maior!

E neste momento especial para os benfiquistas, mas igualmente para os portugueses e para o futebol mundial, foi com grande satisfação e orgulho que vi a quase totalidade do mundo português mostrar  dignidade. A primeira palavra para Vieira. Talvez pela primeira vez desde que Vieira é presidente do Benfica senti que aquele homem tem um pingo de benfiquismo nele. Partilhei com ele, eu e todos os benfiquistas, uma dor sincera e verdadeira. Gostei do seu discurso depois do jogo com o porto e dei comigo a pensar "se é verdade que o mito Eusébio deve fazer com que sejamos melhores benfiquistas, também é verdade que deve fazer de Vieira um melhor presidente". Tive, a quente, essa esperança. Agora mais a frio ainda a guardo. Viver este momento enquanto presidente do Benfica sem que hajam consequências no seu dirigismo parece-me impossivel... a não ser que, pura e simplesmente, não exista benfiquismo nele.


A seguir uma palavra para os jogadores. Dignos como deveriam sê-lo e sobretudo quando deveriam sê-lo, ou seja, no Domingo frente ao porto. Mostraram aquilo que faltou ao longo da primeira volta : raça, querer e ambição. Quando assim é, dificilmente não ganhamos e a melhor forma de um jogador do Benfica dignificar Eusébio é ganhando os jogos. Jà os benfiquistas, sobre estes não sinto necessidade de dizer o que quer que seja. A minha dor foi, tenho a certeza absoluta, a de todos. Estivemos em sintonia como poucas vezes, nos ultimos 20 anos, aconteceu.

A Benfica TV. Foi a primeira vez que tive a possibilidade, de hà uns anos para cà, de seguir regularmente as suas emissões. A verdade é que o salto qualitativo foi gigantesco e tal foi visivel nas transmissões da cerimonia para celebrar Eusébio. Apenas um reparo para, talvez, a atitude mais mesquinha que aconteceu durante todo este processo. Não, não se trata dos assobios e insultos das bestas da Juventude Hitl... Leonina. Não, não se trata das palavras de Màrio Soares ou da Presidente da Assembleia. Trata-se das palavras de um tal de Guerra, comentador da Benfica TV... São as mais mesquinhas porque precisamente saiem da boca de um benfiquista (suponho eu que o seja). Eusébio desapareceu e o que é que vinha à cabeça deste (inserir o insulto apropriado)? Repetir, vezes sem conta, que Vieira reabilitou Eusébio, que Vieira reconstruiu o Benfica à dimensão do que era o Benfica de Eusébio, que neste momento, mais do que nunca, os benfiquistas devem unir-se (entenda-se, submeterem-se a tudo o que a Direcção diz). Poucas coisas são mais mesquinhas do que instrumentalizar o desaparecimento de alguém. Ora este (inserir o insulto apropriado) fê-lo com Eusébio, utilizou a morte de Eusébio para fazer propaganda. O interesse dele, e quem acompanhou as emissões da Benfica TV não deve ter uma opinião muito diferente da minha, não era o de enaltecer Eusébio. Eusébio foi para esse (inserir o insulto apropriado) um mero instrumento para glorificar Vieira. Por esta razão, Vieira, se queres ser um melhor presidente, livra-te desta gente sem nivel, rastejante e baventa.

Os adversàrios. Digna a reacção de Pinto de Costa. Menos digna a ausência de representantes do porto nas cerimonias. Contudo, não sei até que ponto teria sido possivel que Pinto da Costa ou algum representante estivesse presente. Ter, num dia para celebrar Eusébio, benfiquistas aos assobios a alguém que efectivamente fez muito mal ao futebol português teria sido um momento muito negativo. Jà Bruno de Carvalho apenas tenho elogios a fazer-lhe. Foi com grande orgulho que vi o presidente do nosso grande e unico rival presente nas cerimonias. Dignificou o Sporting Clube de Portugal ao honrar Eusébio e tenho a certeza que Eusébio sentiria igualmente esse orgulho mas também reconhecimento graças à presença do clube que foi sempre o seu principal adversàrio. Parabéns Bruno de Carvalho!

Bem... queria fazer um apanhado deste mês que passou sem que eu escrevesse aqui no Cabelo. Mas depois de escrever sobre Eusébio tudo parece demasiado pequeno. Por esta razão, apenas duas ou três palavras. O Benfica vai ganhando. Sentimos o Benfica a ganhar força. Espero que seja assim até ao final e que não acabemos a época como começàmos. Matic saiu. Fez bem. Nunca escondeu que era o que queria fazer e contudo sempre deu tudo o que tinha pelo Benfica, como ficou demonstrado no jogo contra o porto. Foi, com Enzo, o nosso melhor jogador nas duas ultimas épocas. Não compreendo a reação de alguns benfiquistas.


O Benfica ganhou ao porto num dos clàssicos mais fracos dos ultimos anos. Não por culpa do Benfica nem do 4-4-2 do Jesus, que, como o cometa Halley, là funciona num jogo importante de anos a anos. Mas devido a um dos portos mais fracos que alguma vez vi jogar. E quando se vai buscar um Dom Sebastião para galvanizar as bancadas é porque alguma coisa està efectivamente mal. Talvez estejamos a assistir ao fim do dominio do porto, mas tal fim jà foi anunciado muitas vezes por isso é melhor esperar.

Sobre o Sporting, là continuaria em primeiro não fosse esta coisa aberrante que é termos uma Liga de Clubes que pensa que merece estar em primeiro quem faz mais pontos.

Abraço a todos e um bom ano!

Jardinagem

Jesus avisou a nação encarnada: a equipa perdeu o melhor trinco do mundo.

Pois bem, Leonardo Jardim segue em primeiro, sem nenhum jogador melhor do mundo.

Suponho que é melhor treinador um que pega num grupo de jogadores apontados como medianos no início da época e luta pelo campeonato, do que um outro que já avisa os adeptos que sem o Cristiano Ronaldo dos trincos (e a melhor equipa dos últimos 30 anos), pode não conseguir alcançar os objectivos...

Mas esta é a opinião deste rapaz que não ganha 4 milhões de euros por época.

Cena mais engraçada de 2014

Não, não é o gajo que aparece nos posts do facebook sem bigode.

Estreia de D10s no campeonato da Malásia



Foi hoje à tarde. Saudade.

Aproveito também para tentar resumir algumas coisas.

Parabéns a todos no Benfica pela maneira como sentiram e compreenderam a tremenda dificuldade que foi a passagem de Eusébio. Parabéns também pelo magnífico jogo contra o Porto.

Parabéns aos adeptos do Porto por terem honrado isso também.

Parabéns a Pinto da Costa pela atitude antes do derby, mas é de lamentar as declarações, mas já sabemos o que a casa gasta.

Tenho ainda algo a dizer sobre Soares Dias. Para mim, e isto já há dois anos, é o melhor árbitro português, e a chamada de Pedro Proença ao mundial, com apenas meia dúzia de jogos disputados este ano, é só mais uma prova de que há favores a serem pagos, e estão sendo pagos à vista de todos.

Amanhã volto a não poder ver o jogo (também não vi o derby), mas espera-se atitude idêntica. Estou a começar a animar-me com este Benfica  No domingo passado fui cobrir um jogo a Mirandela, e quando lá cheguei, à hora de almoço, vi dezenas de pessoas de cachecol do Benfica ao peito, com um quadro enorme com uma foto de Eusébio. É que eu tinha estacionado mesmo em frente a uma placa que dizia Rua Eusébio da Silva Ferreira, e mesmo na hora de uma homenagem. No final do 'meu' jogo, enquanto lá tirava uma foto, o Garay marcava o segundo na Catedral. Alguém sabe se Bragança também tem ruas do Rei para eu tirar umas fotos, ou é mesmo só as mães? :)

A Nandinha e os genéricos

O Viagra apareceu por acaso. Quer dizer, o Viagra apareceu porque alguém criou o medicamento, mas, diz-se por aí, que o comprimido era para o coração e que a verticalidade era apenas uma consequência indirecta, ao que as brasileiras terão respondido:
- afinal há males que sempre duram (aqui o significante e o significado podem coincidir).

Corre o velho para o Santos Silva, com prótese ou sem ela, lá vai ele, sempre acompanhado, tal como na viagem para a Galiza a fugir da bófia, sendo que há época a acompanhante tinha outro português na ponta da língua. Corre o velho para o hospital porque o famoso tanto dá para o coração como para a navegação por terras brasileiras.
Ora, acontece que o Viagra tem agora concorrência directa dos genéricos e o acesso ao olhar brilhante das meninas das terras de Vera Cruz tornou-se um bocadinho mais democrático.
Mais velho, menos velho, mais macaco, menos macaco, na invicta é mais barato conseguir alcançar o Pão de Açucar e isso, meus caros, muda tudo. E muda tudo na vida do velho.
A tradição deixou de ser o que era e o poder anda por outras mãos. E, coitado, até renovaria ontem o que acabou hoje. Ama todos os dias. Parece-me que chegará e não vai tardar muito, o momento de amar mais do que uma vez por dia.
Percebe-se o incómodo.
Além dele, há comprimidos para mais gente.
É a vida.Palpita-me que o velho tem mesmo que se habituar: mesmo com os árbitros a darem uma ajudinha, as vitórias vão ser mais complicadas e haverá sempre um ou outro caso em que a mão do Mangala não será suficiente.
Percebe-se o problema de comunicação azul, que procura, agora, unir o bando contra os mouros. Ainda vão arranjar outro túnel como o do Hulk e até vão voltar a colocar imagens do SLB nas paredes dos balneários.
Percebemos todos que só uma coisa os motiva - o ódio ao SPORT LISBOA E BENFICA.
Tenho pena que assim seja, mas sempre assim foi e, ao que parece, sempre assim será.
Ou não.
Porque pode aparecer um genérico e lá vai a miúda para o Brasil ver a copa.
Mas, deixem-se lá de tangas e joguem à bola.
Contra os genéricos, marchar, marchar...

Diferenças

Com a licença do meu amigo D.Gomes, que fez o pertinente post anterior, gostaria de fazer apenas a seguinte correcção: uma equipa não se pode considerar mais ou menos lesada consoante o número de remates que tenha feito à baliza.

Esse argumento não deve ser considerado. Uma equipa foi roubada ou não. Isso não tem a ver com o número de remates.

Agora, o caso do FCP no clássico? O Pinto da Costa que ganhe juízo...

Dito isto, aguarda-se a qualquer momento que o presidente da APAF peça ao conselho de justiça da federação, um castigo pesado para Pinto da Costa.

Qualquer outra coisa, seria a confirmação e admissão que o Sporting, e o seu presidente, não têm um estatuto igual ao de FCP e SLB e seus presidentes perante o sector arbitral.

O que, não sendo surpresa, seria grave.


Presidente da APAF pede castigo para Bruno de Carvalho
PELAS DECLARAÇÕES APÓS JOGO COM NACIONAL
Segunda-Feira, 23 dezembro de 2013 | 17:47
Fotos: FERNANDO FERREIRA
 
 
José Fontelas Gomes, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros (APAF), defendeu esta segunda-feira que o presidente sportinguista seja punido pelas declarações proferidas após o polémico embate entre Sporting e Nacional.

"Este tipo de declarações sejam punidas por quem, realmente, de direito, neste caso o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol. O Conselho é que sabe se deve ou não ser um castigo pesado. Nós não procuramos castigos a este ou aquele, procuramos sim que o futebol tenha paz e tranquilidade", frisou o dirigente da APAF, à TSF.

Vontade de cagar



Acordei de manhã, fui ver as putas das capas dos jornais, e apeteceu-me logo cagar..

Teremos de aguentar até quando? O jornal o Ojogo quando assume definitivamente a sua cor? Esse senhor, será que viu o mesmo jogo ? A sua equipa fez 1 remate a baliza caralho!

Janela de transferências


O visionário Jorge Jesus já tem colmatada a saída do melhor trinco do mundo e quiçá do universo, o Matiq... Matik...Matiche.

O substituto não vem da cantera, onde, segundo o próprio, qualquer puto tinha que nascer dez vezes para ameaçar esta linda história de amor entre o mister e o seu jogador.

Não, Jesus, o homem que domina a prospecção quase tão bem como a língua materna, já aponta as baterias a Manel.

Há rumores que indicam que o FCP já se colocou em campo para tentar roubar o jogador da Luz.

Mas sabemos de fonte segura que as negociações estão avançadas, inclusivé com a cláusula de rescisão, ainda por negociar, sendo fixada em exactamente metade do seu valor.


Corruptos com uma lata daquelas

Confesso que não sou muito de me atirar que nem um cão aos meus inimigos, que prefiro sempre ver como adversários. Aliás, até dei os parabéns aos adeptos corruptos que visitaram a Catedral no sábado porque tiveram um comportamento absolutamente correcto, dando um apoio total aos jogadores vestidos de azul e branco.
Mas, não aguento mais.
Se há coisa que o Velhote, Viagra da Nandinha, faz bem, é lidar com a comunicação e, ao lado dele, todos os imbecis que escrevem ou falam em seu nome.
Sobre o clássico, afinaram, como sempre afinam, todos pela mesma música:
- o jogo foi mau
- mesmo a jogarem mal poderiam ter ganho
- o SPORT LISBOA E BENFICA não jogou nada;
- o árbitro foi tendencioso e ajudou o BENFICA;
- o Quaresma é um jogador fantástico.
- ...

Ora, vamos lá então ao jogo que eu vi:

Обригадо Матић

http://www.chelseafc.com/news-article/article/3622226/title/matic-signs
Confesso que gostava mais de te ver de vermelho!
Obrigado MATIC.

Considerações sobre o panorama actual...

Sim, mais um post de merda. Mas passemos essa fase e sigamos em frente.


O Benfica x Porto:

Não, não fomos favorecidos! Fomos roubados, espoliados. O jogo podia ter ficado resolvido bem mais cedo. Um adepto corrupto a queixar-se da arbitragem neste jogo é o mesmo que uma adolescente mimada a queixar-se de ter recebido um iPhone preto quando queria era um branco. O facto do Soares a Dias ter disfarçado a arbitragem durante a segunda parte não quer dizer que não levasse o trabalho encomendado! Só que por vezes, só o árbitro não chega...


A lagartagem que (em grande parte, não foram todos) tomou as dores do clube corrupto devido à derrota na luz, recebeu ontem uma prendinha de natal atrasada. Só vi uns 15 minutos de jogo, repartidos. Vi dois penalties não assinalados e uma expulsão perdoada ao Marcos Nojo. Taditos, foram tão roubados...
O Burro do Caralho já veio dizer mais merda e eles parecem muito contentes com isso... Já dizia o Manel das Nêspras: "talvez um dia te fodas"


O Benfica vendeu o Matic por 26 milhões (ou lá o raio). Muitos culpam o Vieira, outros culpam o Jesus, outros culpam o efeito Coriolis e há quem até diga que a culpa foi do movimento de translacção da terra.
Eu digo que foi porque o gajo queria sair para o clube do qual foi escorraçado.
Pois bem, eu digo que um gajo que não queira jogar no Glorioso pode ir pó caralho. Por mim que vá ganhar bicho lá para o raio que o parta e que tenha tanta utilização como na primeira época que por lá passou.


E que venha o Javi García...


Por fim, o assunto que é sempre polémico e sempre que me debruço sobre o mesmo sou alvo de insultos em barda:

Uma das coisas que mais me irrita no mundo são as "Ronaldettes". Sim, eu sei que o gajo é português e mereceu este prémio e o caralho a sete.
Fiquei contente quando o Figo ganhou, e também acho que este ano o namorado da Irina também o mereceu. Mas não é preciso andar a festejar como se de uma vitória no campeonato do mundo se tratasse!
O gajo que fez um pirete aos adeptos do Benfica porque não aguentou ser assobiado quando veio cá jogar pelo Manchester United (o gajo queria o quê? das escolas dos lagartos queria aplausos? isso só o Simão...) e que nunca ganhou nada em Portugal nem por Portugal tem assim uma legião de fãs tão grande que até é composta por muitos adeptos do Benfica?
Eu até posso perdoar muita coisa, mas não tenho memória curta. Sou livre de apoiar quem eu quero e sou livre de escrever aquilo que quero. Não gosto do Ronaldo, acho que é bom jogador mas não aprecio a atitude do gajo. Sou um bocadinho como o Blatter, mas sem a vassalagem ao Messi.
Para mim esta bola de ouro era entregue como prémio de carreira ao Pablo Aimar.

Para o Ronaldo e as Ronaldettes a imagem seguinte ilustra o que vos desejo:


Um pequeno... IDE-VOS FODER!

PS - Não lagartos, não houve nenhum jogador vosso a ganhar uma única bola de ouro! O Figo jogava no Real Madrid e o Crisnaldo no "Chester Naite" e Real Madrid. O único a ganhar por um clube português foi o já saudoso Eusébio.

Tarde Perfeita, medos expurgados?

Já tinha saudades de um jogo assim, em que tudo corre bem no antes, no durante e no depois. Um jogo de encher as vistas aos Benfiquistas e o olho aos portistas.

Parabéns a quem planeou a coreografia de homenagem e parabéns a quem teve a ideia de por o nome "Eusébio" em todas as camisolas. Brilhante!
Parabéns a todos os que respeitaram o minuto de silêncio, incluíndo muitos portistas.

Sobre o jogo, uma palavra: Finalmente!
Finalmente um jogo para o campeonato em que entramos determinados, lutadores, sem medo e com muita vontade de ganhar. E o resultado viu-se.

Houve muito pouco porto durante o jogo todo, mas foi a nossa determinação que tornou tudo mais fácil.

Porra, não podiam ter tido esse empenho todo mais vezes e há mais tempo? Tinha que morrer um símbolo do clube para fazermos uma exibição determinada contra o porto?
Só espero sinceramente que não tenham dado ideias a nenhum serial killer benfiquista que ande por aí à solta. E que agora não apareça morta em circunstâncias estranhas uma antiga glória do Benfica todos os fins de semana até meados de Maio!

Primeiro golo cedo e perfeito, à Eusébio!
Segundo golo a ser uma perfeita ironia do destino: Marcado instantes depois de um lance típico na área do porto.

Arbitragem perfeita, ou pelo menos um perfeito exemplo do que é a arbitragem portuguesa.

Jorge Jesus desta vez fica com a bicicleta, o 4-4-2 resultou em cheio. Maaas...resultou porque foi mesmo um 4-4-2 e não um 4-2-4. Brilhante a entrega de Markovic e Gaitán nas alas, a atacar e a serem a primeira linha de defesa.

Imagem gamada por aí na net. Óbvio que não fui eu que a tirei.


Matic despediu-se em grande, mas espero que fiquemos por aqui no que a despedidas diz respeito.
Defesa certinha e segura, e muita segurança transmitida por Oblak.

Sem fazer uma exibição de luxo, fizemos uma excelente exibição colectiva. Superiorizamo-nos de uma forma natural e até podíamos ter tido uma vitória mais folgada.
Além da raça, jogamos esperto, mostramos maturidade. Num lance, mais do que noutro qualquer viu-se isso: rácksón martinez após uma disputa de bola empurra Maxi. E Maxi o que faz? Nada.

Do lado do porto, destaques para Fernando, o melhor deles em campo.
Mangala mostrou que é claramente um defesa de classe mundial. Depois de brilhar a central e de já ter brilhado à esquerda, agora brilha na baliza.
Uma palavra também para Otamendi, já que não é normal ver um central tão envolvido nos processos ofensivos. São os processos ofensivos da equipa adversária, mas não deixa de ser extraordinário.
Quaresma mostrou que de facto, continua a ser jogador à porto. Na medida em que entra em campo e 3 minutos depois está a levar amarelo.

No final do jogo, declarações correctas e ponderadas do nosso presidente. Critico-o muito mas também elogio quando faz as coisas bem. E este clássico foi muito bem preparado.

E pronto, depois de um início de época angustiante, depois de estarmos a 5 pontos de desvantagem, depois de lesões atrás de lesões, depois de dois empates ridículos em casa, ao fim da primeira volta estamos....em primeiro, isolados.

Não sei como vai ser agora sem Matic (e só sem Matic, espero). Mas caramba, vamos à frente! Vamos à frente com uma vitória categórica contra o nosso principal rival (mas não o único este ano) por isso, vamos ter medo de quê daqui para a frente? De nada!
Sejamos felizes em Maio!

A puta da lata do jornal O Jogo

Atenção, embora prefira o Record porque lá moram melhores escribas, tenho O Jogo como sendo aquele que menos mente. Mas não é verdade que não mintam.

Hoje lançaram esta notícia:


E eu relembro esta, por exemplo:


Ide pá grande puta que vos pariu. Até podiam passar incólumes, mas mentiras sobre Deus, eu não esqueço.

Vitória especial (I)

Já passaram dois dias desde que a bola começou a rolar na Catedral. Já passou tempo suficiente sobre aquela imensidão de emoções. Já tinha estado na Catedral em muitos momentos, alguns deles bem significativos, mas nenhum esteve, sequer perto do que aconteceu este domingo. Algumas notas sobre o jogo, começando pelos adeptos, pelas claques.

a. Público - o estádio estava cheiro, algo nadaque não surpreende, atendendo ao jogo ser com o rival e de ser o momento que fechava uma semana tão especial para todos nós. Não creio que o factor "tarde" tenha sido decisivo, sendo que me agrada muito chegar ao Porto pouco depois das nove da noite.  Sugiro, por isso, que o jogo com o Sporting possa ser no mesmo horário. De qualquer forma, estava uma tarde tão invernosa, que até parecia um jogo nocturno. Havia no ar uma atmosfera quase british, com chuva, algum nevoeiro e algo mais, algo que não se vê, mas que se sente. E esse algo mais ajudou cada um dos jogadores do BENFICA a dar um bocadinho mais.
b. Coreografia inicial / homenagem a Eusébio / minuto de silêncio: estes foram momentos que ficarão para todo o sempre na nossa memória. O estádio cheio com as cartolinas pretas, o virar os papelitos e, por artes quase mágicas, um inferno vermelho e branco que nasce das cinzas aparece em frente aos nossos olhos. Que coreografia fabulosa, suportada ainda pelas duas bandeiras gigantes, uma com a cara do Eusébio e um com a inscrição "Eusébio Sempre".
Quando tivemos o minuto de silêncio em memória do Eusébio, os No Name fizeram aparecer uma frase muito bem conseguida - "A tua glória engrandece a nossa história. Obrigado Eusébio". Parece-me que o minuto de silêncio foi um instante que marcou, que pesou para todos os que o viveram. Os adeptos do porto,  tirando um ou outro imbecil, estiveram em silêncio e seguiram a Direção da Claque no respeito pelo minuto de silêncio. Também eles perceberam que Eusébio é muito mais do que um porto ou um Sport Lisboa e BENFICA.
c. Apoio: durante o jogo houve também um clássico nas bancadas. O público benfiquista, mesmo estando a ganhar, esteve muitas vezes em silêncio - honra feita aos No Name que tentaram sempre puxar pelo estádio.Estes clássicos têm sido sempre tão maus para nós que até parece mentira quando começam a correr bem e isso, parece-me, condiciona o apoio à equipa.
Uma palavra de apreço aos adeptos do Porto, que no topo oposto, cantaram do primeiro ao último minuto. É verdade que passam a maior parte do tempo a insultar o BENFICA, em vez de apoiarem o seu clube, mas se eles, pequenitos, são felizes assim...









O bitó amanda-me cá uns tomates, vai lá vai

A noite do Messi na bola doiro








O pasQuimzinho

Existe uma coisa a que alguns chamam jornal.
Diz-se, pelo menos ali no corner do senhor António, que aquilo é facturado como se fosse um jornal.
É verdade que é de papel. Poderia ser um jornal.
É verdade que tem letras e, também por isso, poderia ser um jornal.
Poderia até parecer um jornal porque está ao lado de outros jornais.
Mas não é um jornal. É apenas um pasquim, ainda por cima de um clube, que no dia do clássico resolveu entrar em campo.
Deixem ver se dá para explicar uma coisa: já deu para perceber que a BENFICA TV está MESMO a incomodar, que os números são brutalmente maus para a SPORT TV e que por isso o negócio está em risco. Mais fantástico ainda: com o fim do "sistema instalado" na tv, acaba o "sistema instalado nos clubes". Percebemos o vosso problema e gostamos dele.
Muito.
Tal como gostei do comunicado, quase perfeito, do Sport Lisboa e BENFICA.
Só não foi perfeito porque se refere ao pasQuinzinho como um jornal, coisa que, manifestamente, é exagerada.

Breve notas



-JJ leva a melhor o seu 442 diabólico. Aguenta sem Matic?
-Jesus meteu o Oblak, com medo da opinião e da pressão que os adeptos iam fazer ao Artur.(e ainda bem)
-André Almeida, onde andas tu?
-Markovic, só joga os jogos "grandes".
-O melhor jogador foi Eusébio.
-Os adeptos do Porto deram uma lição de civismo, e estiveram calados 90 min.
- A luz com 60mil é outra coisa.
- Rodrigo, voltou, marca, e vai-se embora para onde se perdeu.
- Era preciso morrer o Eusébio para jogar sem medos?
-O Benfica está de volta?
- E agora quem cala Jesus?
- Uns reforçam as equipas, outros vendem.. se o Jesus não for campeão novamente, quem podemos tratar mal?
- Podemos ter 5 jogos com o Porto até Maio, que coisa interessante..para a federação e liga.


Os golos do clássico

Cheguei agora mesmo a casa. Mais 600 km pelo SPORT LISBOA E BENFICA.
Olho para o teclado e não me sai nada. Mas quero escrever, tenho que escrever porque hoje vi um clube como há anos não via. Vi gente nas bancadas com uma energia muito grande e uma equipa - eram mais que onze - a jogar cada bola como se fosse a última.
Obrigado Eusébio por nos ajudares a ter esta FORÇA!
Não tenho capacidade para mais. Ficam os golos com o relato do do fantástico Nuno Matos da Antena 1:


Palestra para o clássico





Muito mais que um caso de vida ou de morte

Faltam 24h para começar o clássico!
E um jogo entre estas duas equipas é algo que não podemos quantificar em palavras. É simplesmente algo que não se consegue adjectivar nem tão pouco quantificar.
Não se trata de um caso de vida ou de morte - é muito, muito mais que isso! Estamos a falar de um SPORT LISBOA E BENFICA - porto.
Um daqueles em que mais nada importa!
Ganhar é o único verbo passível de utilização durante o jogo!
Depois, volta tudo ao normal e até podemos falar das coisas importantes como o desemprego ou até dos roubos sucessivos que o governo tem feito. Podemos até lembrar quem partiu, fosse ele o Pavão ou o nosso Eusébio.
Mas, por amor da santa, durante o jogo, ganhem, CARAGO!


Antevisão do clássico

Domingo joga-se mais um clássico na Catedral e as estatísticas não são optimistas...

A história recente destes jogos tem sido cinzenta... No século XXI, em 14 jogos para o campeonato temos apenas 4 vitórias, 5 derrotas e 5 empates. Somando outras competições, 17 jogos, 5 vitórias, 6 derrotas e 6 empates.
A história ainda mais recente já não é cinzenta, é mesmo negra. 3 das 6 derrotas foram depois do título de 2010, tendo pelo meio polémica, luzes apagadas e claro, fruta para dormir. Enfim, o habitual.
Merda no futebol português é como o petróleo na arábia: enfia-se um dedo no chão e aquilo jorra.

Mas há um outro factor que tem sido denominador comum aos jogos do Benfica em casa (já para nem falar do dragoum) contra o fcp e era mais desse que queria falar neste post: O factor psicológico.

Não há volta a dar: JJ borra-se contra o porto. Os 2-0 na supertaça e 5-0 no dragão deixaram a cabeça do nosso mister mais esfrangalhada que a de um veterano de guerra. (os puritanos do costume que não me venham lixar o juízo por causa desta graçola. Sou filho e sobrinho de ex-combatentes em Angola,  e bis-neto de um ferido em La Lys.)
E o medo do mister passa para a equipa que nem o veneno de uma Taipan do Interior, corrói-a por dentro.

Bem sei que os azuis têm a segurança de quem sabe que as costas estão quentinhas pelo gajo do apito, mas isso não explica tudo.
A prova disso? Nos últimos 3 clássicos na Luz para o campeonato, antes dos 10 minutos já estávamos a perder, porque entramos intranquilos e encolhidos e eles não. E quando se tem que correr atrás do prejuízo quase desde o início do jogo, qualquer estratégia que tivesse sido pensada para o jogo cai por terra ou tem que sofrer alterações. Isso afecta qualquer equipa, a partir daí não se pensa o jogo, reage-se a ele.

Foram desenterrar o vitótó às areias das arábias para que ele desse umas entrevistas, para motivar o seu clube do coração. No entanto, acho que as entrevistas podem ser boas é para o Benfica. Porquê? Porque ele põe tudo a nu. Diz-nos explicitamente qual é a "receita" que eles usam para nos ganhar. E se se abstraírem da seu anti-benfiquismo primário, que lhe sai da boca com mais cadência que os perdigotos, hão-de ver que ele não diz mentira nenhuma.

O Benfica muda quando joga com o porto. Já nem falo da questão táctica, porque aí o princípio até pode nem ser errado. Que se mude a tática consoante o adversário é algo correcto de se fazer, desde que isso seja para lhes anularmos as forças e explorar-lhes os pontos fracos.
Falo da questão da atitude. Mesmo que o Benfica jogue com o seu melhor 11, a atitude, a forma de jogar é diferente. Há nervosismo, há tremideira.
E claro, se os alicerces não são sólidos, ficamos sujeitos à Wrecking Ball em forma de apito e com uma galdéria nua em cima.
Quando foram eles a ter medo, fomos felizes e campeões.

É a 3ª vez seguida que recebemos o porto em igualdade pontual. Em 2012 estávamos em fase descendente, em 2013 estávamos melhores que eles mas a tremideira deu 2 golos em 15minutos.
Este ano está equilibrado, andamos a jogar a mesma caca.

Ambas as equipas tiveram altos e baixos, vêm de resultado positivos mas antes tiveram resultados inexplicáveis e jogadores sem a cabeça no relvado.

A questão vai estar onde tem estado há muito tempo: na cabecinha.

Não se iludam muito, Paulo Fonseca não vai jogar com o duplo pivot. Por esta hora já terá recebido no tlm uma MMS com um selfie do macaco madureira à porta da escola dos filhos do Fonseca a rir-se com uma faca na mão.
Mas mesmo sem esta tática ranhosa do porto, continuamos a ter potencial para fazer um excelente resultado. Porque, lembre-se, estamos onde estamos sem ter contado com Salvio ou Cardozo na maioria dos jogos, enquanto eles têm jogado quase sempre na máxima força.

Se em 2012 e 2013 já não éramos inferiores ao fcp, este ano ainda é menos aceitável jogar a medo. Medo de quê, rapazes??

Não digo que só a vitória honrará Eusébio.
Um jogo de futebol tem demasiados factores imprevisíveis para se querer fazer do seu resultado uma homenagem a uma pessoa como o King. Mas mesmo assim, é possível fazer do próximo clássico uma homenagem ao Eusébio.
Como? Simples: jogando com intensidade, paixão, garra e vontade do início ao fim, como se fosse a final da champions. Sem medo nem complexos.
O resultado, logo se vê...

Eusébio não ganhava sempre mas jogava sempre para ganhar. Eusébio também perdia, mas não temia ninguém.

Têm a palavra os jogadores e JJ.

Força Benfica!

Na Luz, estarei em silêncio um minuto

Domingo vou à luz. Recordo com saudade os jogos de dia, nomeadamente os que se disputavam nos pelados do Grande Porto, entre os Unidos e o Fluminense, ou entre o Cerco e o Vitória. Era simples - depois do almoço de sábado, lá ia com o meu velhote, até ao Mar Navega (Desportivo de Portugal) ou até à Ferraria (Sport de Rio Tinto) ver algo muito parecido com futebol, mas que não sendo outra coisa, também não era um jogo de futebol.
Gosto, até por isso, da ideia de ver um jogo à tarde, com a CATEDRAL cheia.
E em silêncio, pois claro.
Mas apenas e só por um minuto.
Nos últimos tempos, nos estádios, é normal, durante os 60 segundos de saudade e memória de alguém que partiu, um coro de aplausos ecoar da bancada.
Confesso que não é prática que me agrade porque é  muito mais sentido o silêncio e a reflexão - quem sabe até a oração - do que o banal aplauso.
Eusébio merece a energia desses 60 segundos que a multiplicar no coração de 60 mil vermelhos dá qualquer coisa como 3 milhões e 600 mil segundos - uma energia imensa para uma equipa que só pode fazer uma coisa: honrar a camisola!