Mania das grandezas


A gíria, diz quem sabe, é “uma linguagem usada por determinado grupo, geralmente incompreensível para quem não pertence ao grupo e que serve também como meio de realçar a sua especificidade.”
Sabemos, todos, até no Cabelo, que a bola é um excelente veículo de palavras incompreensíveis, mas no fim, para além dos alemães, costumam ganhar os que têm mais dinheiro - em Espanha, o Atlético, foi no ano passado a excepção que confirma a regra perfeitamente aplicada em Inglaterra (City), na Alemanha (Bayern) e em França (PSG).
O que temos cá em Portugal?
Um campeonato em que uma equipa se destaca e duas que correm atrás do prejuízo.Segundo o Transfermakt o Dínamo da BCI tem um valor superior a 200 milhões, 50 acima do Benfica que está, por sua vez, com um plantel mais valioso (14 milhões) que o parceiro da segunda circular.
O Sporting tem três jogadores acima dos 10 milhões - Patrício, William e Dani. O Enzo, o Gaitan, o Salvio e o Lima são os jogadores mais valiosos no plantel do BENFICA. A norte, Alex Sandro, Danilo, Herrera e Jackson são os que têm mais valor.
E então?
Vejamos uma simples comparação com outros países:
- o plantel do Porto seria o 4º mais valioso na Alemanha; 7º em Inglaterra; 4º em Espanha; 6º em Itália; 2º em França; 1º na Turquia;
- Benfica: 6º na Alemanha, 8º em Inglaterra; 5º em Espanha; 6º em Itália; 3º em França; 2º na Turquia.
- Sporting: 6º na Alemanha, 9º em Inglaterra; 6º em Espanha; 8º em Itália; 3º em França, 2º Turquia.
Não há nenhuma equipa nos campeonatos Holandês e Belga mais valioso do que qualquer uma destas três equipas. O Dínamo da BCI é o 20º clube mais valioso da Europa, o Benfica é o 30º e o Sporting o 35º. Este não é o post típico do Cabelo, mas confesso que me começa a incomodar esta mania das grandezas que, de repente, atacou o futebol Português.
Mas, vamos ao debate.

21 comentários:

Erk disse...

O dinheiro não é tudo.

Qualquer um dos nossos grandes pode ganhar com facilidade a um clube inglês abaixo do 4 lugar. Resultados como o do Benfica-Arsenal não são habituais e são até bons fregueses os bifes...

Até mesmo clubes franceses ou italianos. Creio que os nossos 3 grandes lutavam pelo campeonato em qualquer uma destas ligas.

Alemães e espanhóis é que é outro assunto...

MeiralVermelho disse...

O dinheiro é a chave. Quem tem mais dinheiro ganha mais e por isso é que o FCP tem ganho mais vezes que os outros. É também por isso que o Sporting não ganha há muito tempo. Depois, numa fase europeia, sim, concordo contigo, podemos ganhar a qualquer equipa. Num campeonato com 30 jogos tenho dúvidas. Mas, o ponto chave é outro - podemos, em Portugal, continuar a ter um nível financeiro como este? A Holanda e a Bélgica estão a léguas de nós e não creio que sejam países pobres, isto para não falar nos nórdicos..
MV

Erk disse...

O FCP tem mais dinheiro porque andou décadas a andar em primeiro graças às putas e árbitros corruptos.

Os países nórdicos preferem o curling. Ahahaha.

isso agora... disse...

Os 3 do Sporting que aparecem sao formados em casa. custaram € na formação mas não se despendeu um cêntimo pela contratação. pelo contrario, representam 25 m€ em vendas.
o que queres dizer com mania das grandezas ao incluir o Sporting?

isso agora... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pitons na boca disse...

Meiral, faz aí um desenho para o isso agora perceber que a mania das grandezas é destinado ao nosso pequeno país em comparação com os outros países!!
Mania de baterem nos verdinhos, mesmo quando não o querem fazer. BOSTA!! errr... basta, queria dizer basta. :P

Não podemos descurar que nessa lista estão também contabilizados os "valores de mercado" atribuídos aos jogadores emprestados, o que desvirtua um bocado as tabelas.


(nota: esses gajos já actualizavam aquilo, não? a Supertaça já não mora ali :) )

Pedro disse...

Não gosto deste tipo de análise.

Podes ter um orçamento bem superior e teres uma equipa/plantel de qualidade inferior.

MeiralVermelho disse...

Pedro, eu percebo que não gostes, mas a verdade é esta - enquanto o Benfica comprou jogadores de tostões nunca ganhou nada. Quando investiu em jogadores na casa dos 5 / 10 milhões começou a aproximar-se das vitórias. E, Pitons na Boca, claro que o post pretende questionar a realidade lusa em função da nossa dimensão, isto é, o que somos enquanto país e o que somos enquanto "clube" de futebol.
A tirada sobre o sporting é um tiro ao lado...

LDP disse...

Com orçamentos ou equipas superiores já se sabe que o Benfica só ganha por causa dos túneis, pela falta de Luisão sobre o Ricardo ou o Capela.

pitons na boca disse...

Meiral, talvez a "fina" ironia do meu comentário não fosse assim tão fina o suficiente para ser perceptível. Eu percebi isso tudo do teu post... agora explica isso ao "isso agora..." :)

MeiralVermelho disse...

LDP, Santinho!
Pitons, eu percebi que tinhas percebido e por isso reforcei para que alguém percebesse porque já deu para perceber que Lagarto percebe de supermercados e mal...
MV

Pedro disse...

Meiral, certo mas o que eu digo é que esse investimento é pequeno quando comparado com investimentos de outros clubes e o SLB bate-se com eles na boa. E quem diz SLB diz outros clubes nacionais.

E muito melhor seria se por cá se trabalhasse ainda melhor, mais aproveitamento da formação e menos compras espatafurdias.

Mas sim, a nossa liga está a anos luz, basta ver pelas receitas televisivas.

Gil Monteiro disse...

A diferença para os campeonatos Francês, Italiano e Inglês penso que passa pela qualidade de trabalho dos clubes portugueses... É óbvio que gastamos muito menos e que temos jogadores muito inferiores a alguns de outros campeonatos mas penso que trabalhamos melhor, e por isso é que normalmente os treinadores portugueses se dão bem lá fora, os que conseguem impor a sua forma de trabalhar...
De resto sempre considerei o Benfica e o Porto como 3ª linha europeia

Erk disse...

Com todo o respeito, não concordo.

Os portugueses estarão numa segunda linha europeia. Sendo que num dia bom, podem derrotar superequipas em termos de orçamento. Veja-se o Sporting do Sá Pinto que venceu o Manchester City em duas mãos, por exemplo.

Islander disse...

O Fabiano vale 4M, o Rolando 9M, o Maicon 7.5M,Carlos Eduardo 4.5M,Kelvin 4M,Ricardo Pereira 4M,...
Por outro lado Talisca vale 400.000, Samaris 2.5M,bebe 1M,..
No Sporting o Patricio vale 20M e o Montero 9M,...
Desculpem mas não consigo aceitar estas avaliações para tirar qualquer ilação séria que não seja a de que, sim, Portugal está muito atrás da restante europa.

isso agora... disse...

afinal e um post para iluminados e eu nao percebo nada, tirando talvez de supermercados.
bom debate

Rukka disse...

INADMISSÍVEL!!!
que raio de troféu está desenhado em frente do fcp??
Não havia necessidade...

Anónimo disse...

LDp já amandavas cumas palestras :P

Rukka disse...

USO ESTE ESPAÇO PARA PEDIR POR FAVOR AO COTA DO BIGODE QUE SE PRONUNCIE SOBRE O BANHO DO BRUNO DE CARVALHO. OBRIGADO

Rukka disse...

calma cabelo... paz. o barco é o mesmo pá.

Unknown disse...

Mania das grandezas no Sporting ??

Se nao me engano o que esses numeros refletem é quanto valem agora os planteis dos clubes portugueses

Interessante seria também saber quanto custaram esses planteis, porque no caso do Sporting não acredito que tenha custado 1/5 do valor e mesmo porto e Benfica têm um plantel com um valor bem mais superior ao custo das aquisições.

Mania das grandezas para mim seria comprar caro - comprar "barato" ou formar é diferente