9 jogos

As últimas semanas têm trazido à liga portuguesa uma nova realidade, quase impensável há uns anos: há um árbitro que marca uma penalidade contra o portinho a uns minutos do fim em pleno dragão e um outro, que podendo fazer o BENFICA perder pontos, anula um golo legal do Belenenses. Estes são os dados que me surpreendem, porque tudo o resto é absolutamente normal. O BENFICA está a fazer uma boa liga, mas longe das que fez nos anos anteriores com um portinho normal.
E chegamos a este momento com 9 jogos para o fim do campeonato: 27 pontos em  cima da mesa.
 Ninguém consegue adivinhar o futuro e todos os BENFIQUISTAS têm bem presentes as memórias do mês de maio do ano passado. Fizeram-se todas as contas, fomos campeões na madeira e só faltava voltar a ser com o Estoril... Foi o que se viu...
Mas, podemos olhar para o calendário e tentar antecipar o que aí vem. Vejamos, nos 9 jogos que cada um dos três tem que fazer só há dois jogos entre eles - verdes e azuis jogam em Alvalade daqui a duas semanas e no último jogo o Glorioso visita o Dínamo da BCI. Ou seja, o portinho pode considerar que está apenas 1 ponto do sporting e a 6 do BENFICA.
Assim, prefiro também ver a coisa desse modo. Só temos 6 pontos de avanço e como escrevi há dias são precisos 7.
Nos outros jogos, um olhar sobre os mesmos jogos da primeira volta permitem perceber:
a) o SLB perdeu pontos com as equipas mais "fáceis" o que pode significar que os jogadores têm dificuldade em lidar com a superioridade. Um alerta que será a chave do sucesso: se em cada jogo (ao contrário do que aconteceu em Belém) os jogadores meterem na cabeça que estão a jogar finais então o BENFICA será campeão. Os jogos em casa (Estoril, Académica, Rio Ave, Olhanense e Setúbal) são para ganhar e de caras. São 15 pontos. Fora temos: Nacional, Braga, Arouca e Porto. Destes, temos que ganhar dois, considerando que vamos perder no Dragão se, para isso, o sistema ainda precisar de o ganhar.
Com este calendário, meus caros craques, ninguém poderá ganhar o campeonato: Só vocês, jogadores do BENFICA, o podem perder.
O Sporting fez  23 pontos, mas a verdade é que perdeu com o Porto e empatou com as equipas que estão mais acima: Estoril e Nacional. Ou seja, o Sporting vai jogar com as equipas com quem, para além do BENFICA, teve mais dificuldades.
A chave será daqui a 15 dias. Sporting - Porto para decidir se alguém luta pelo título com o BENFICA ou se, pelo contrário, irão lutar ambos pelo acesso directo à Champions.
Quanto ao portinho, tem neste conjunto de jogos, os piores adversários que poderia ter. Com estas equipas, na primeira volta, fez 16 pontos.
Daqui a 15 dias será o dia do tudo ou nada.
Quanto ao resto, voltarei...

 

13 comentários:

Unknown disse...

"...O BENFICA está a fazer uma boa liga, mas longe das que fez nos anos anteriores."

Temos só 3 pontos a menos que o ano passado (derrota no Marítimo) e os mesmos que há dois anos. Não é "longe" do que temos feito.

Outra coisa que me irrita. Eu não fiz a festa contra o Marítimo o ano passado, tal como os meus colegas. Os jogadores também não, eu só vi um festejo porque ganharam um jogo importante. E não vi nenhum deslumbramento contra o Estoril (tirando a deslumbramento mental da cabeça do Carlos Martins). Por isso vamos lá desmistificar essa merda.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MeiralVermelho disse...

Não concordo contigo. Não é a questão dos "pontos", é a forma. Foi mais intensa, mais categórica e mais afirmativa. Repara que nem sequer somos o melhor ataque, percebes? Quanto ao ano passado, se calhar concordo quanto ao estoril... Agora, na Madeira...
MV

Escrivão disse...

Jogámos muito pouco contra um Belenenses medíocre e só não passámos por maiores calafrios por causa do erro crasso do auxiliar.

Aliás, já contra o Guimarães, em casa, não gostei nada, nada, nada.

Edgar disse...

Exacto, ganhar os jogos em casa, dar uma abébia fora (o Braga parece que agora tem um treinador) e deverá ser suficiente...
Penso que os jogadores são eles próprios os primeiros a refrear ânimos e festejos antecipados. Quanto a isso, haja pernas que a cabecinha está no sítio!
Para mim falta o Manuel José vir dizer que tem a certeza que o SLB será campeão. Foi assim em 2010...

Jota disse...

O Valdemar anda a atacar no Facebook... Parece que o clubezeco dele foi roubado contra o Braga, e o Benfica o clube do sistema foi beneficiado... anormal alert again...

Jota disse...

O Valdemar anda a atacar no Facebook... Parece que o clubezeco dele foi roubado contra o Braga, e o Benfica o clube do sistema foi beneficiado... anormal alert again...

AntiPorko disse...

O panascão do valderrama saiu da toca, que palhaço! Anda no fb a tentar ser engraçadinho...

Unknown disse...

@ Jota (13:24)

Não é verdade?
Não foi anulado um golo limpo ao Sporting (e um ao Belenenses)?
Não ficou (já com o resultado em 2-1) por assinalar um penalti contra o braguilha por empurrão ao Slimani quando tentou cabecear a bola após um cruzamento? Um empurrão com menos intensidade valeu a expulsaõ a um jogador do Belenenses...

AntiPorko disse...

Chora mais um bocadinho... Santa paciência! Quando ganham com foras de jogo e com penaltys fora do campo, aí não choram vocês! No pasa nada...

Unknown disse...

@ AntiPorko

LANCES QUE BENEFICIARAM O SPORTING:
1. Golo em fora-de-jogo contra o Benfica, em casa. No mesmo jogo Maxi Pereira devia ter sido expulso, Markovic faz golo vindo de uma falta que não existe e Artur agarra a bola fora da área.

2. Golo em fora-de-jogo contra o Olhanense. É lance que tem de ser marcado, mas no mesmo jogo há agressão a Capel, que podem ver aos 3:54 deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=Eljm4uvDEx8

3. Penalty fora da área sobre Cédric. É fora-da-área, sem dúvida. Mas minutos depois há penalty não assinalado sobre Montero, que podem ver aos 1:20 deste vídeo: http://videos.sapo.pt/QA2j1toUDorjkQgHJ9Pe#share

LANCES QUE BENEFICIARAM O BENFICA
1. Penaltis. Neste momento vão com 2 mal assinalados a favor: um contra o Gil Vicente (falhado, mas que daria a vitória) e um contra o Arouca, que deu um empate. Contra o Arouca há também um penalty não assinalado a favor do Benfica.

2. Golos mal anulados. Ora, falam do Montero e do Sporting, mas o Benfica esta época leva CINCO GOLOS EM FORA-DE-JOGO:
- Cardozo ao Sporting, em casa;
- Lima ao Olhanense, fora;
- Rodrigo ao Marítimo, em casa;
- Suljemani ao Penafiel, fora;
- Lima ao PAOK, fora.

Isto sem contar com o que se passou hoje no Restelo. O Benfica também já foi prejudicado? É verdade, nomeadamente com o Belenenses em casa. Mas o Sporting foi prejudicado com Rio Ave (penalty não assinalado), Nacional (golo mal anulado), Estoril (penalty não assinalado) e Académica (penalty não assinalado).

Unknown disse...

Golo em fora-de-jogo + 2 penáltis contra não assinalados contra o SPORTING na Taça. Penalti inventado para empatarem com o arouca. Golo em fora-de-jogo ao penafiel na Taça. Golo em fora-de-jogo mal anulado ao belenenses. Golo em fora-de-jogo para ganharem ao olhão. Cômputo geral: o Sporting tem menos 7(!) pontos que os que deveria ter (+1 contra os benfas, -2 contra o rio ave, -2 contra o nacional, -2 contra a académica, -2 contra o estoril). Acho que as contas são fáceis de fazer…

Unmasked disse...

Ó chupa misto melao, nos lances que beneficiaram o sporting vens falar de outros supostos lances do mesmo jogo que a teu ver prejudicaram o teu clube (embora alguns em comparações no mínimo ridículas). Eu pregunto: nos jogos que dizes que há os lances que beneficiaram o Benfica não houve igualmente outros lances que prejudicaram? Ou só vês para o lado que te interessa?
Da mesma forma apenas enumerares o jogo com o belem na luz como jogos que prejudicaram o Benfica mostra que só olhas para o que te convém.