Assim não vamos lá

Jogo de merda na primeira parte, e quando digo de merda refiro-me ao Benfica, porque o Sporting não jogou mal. A defesa está demasiado desorganizada, o próprio Matic está lento e violento. Anda tudo irreconhecível, até ao Sálvio mandei para a puta que pariu, mas coitado, anda a jogar lesionado. Aliás, pelos vistos o Cardozo está em melhor forma física do que Gaitán, Enzo e Sálvio. O Rodrigo não fez uma pissa, só o vi quando marcou um livre. O Lima anda perdido sem Cardozo. O Garay, hoje parou-lhe um cérebro como nos primeiros tempos. O Maxi precisa de banco, aqueles carrinhos fora de tempo são prova evidente disso.O Amorim é uma merda. Safou-se Gaitán e Artur. Cardozo mexeu com o ataque, e Markovic é fenomenal. Ou melhor, São Marko (por isso é que avisei que avisei que dar a '10' ao Djuricic era algo permaturo).

Valeu aqueles 15 minutos da segunda, com São Marko em campo (foda-se, és lindo caralho, sem paneleirices) em que atacámos à força toda.

continuo sem fódóshop

Não há muito a dizer, fomos empatar onde queríamos (e deveríamos) ganhar, e isso nunca é positivo.

Agora uma palavra aos meus amigos verdes. O que festejavam? O empate em casa com o oitavo classificado? Isso é motivo de festejo? Fora de brincadeiras, apesar de tudo o que sofreram na época passada, não me parece nada correto festejarem um empate em casa com o maior rival. Mas vocês é que sabem.

PS: O Montero é jogador. 

PPS: O William Carvalho é filho bastardo do vosso presidente? É que o gajo não joga uma piça, e é estranho como conseguiu lá lugar.

Sporting 1-1 Benfica



O líder do campeonato perdeu pontos em casa com o oitavo classificado...


Ao intervalo SCP 1-0 Benfica

Sporting a vencer com mérito pela entrega dos seus jogadores.

Golo em fora-de-jogo.

Luisão as papéis no golo.

Benfica inexistente no ataque.

Rodrigo? Se era para jogar com dez para dar hipoteses ao Sporting...OK. Jà percebemos. Agora mete o Cardozo!!!

Maxi mais uma vez a pôr-se a jeito.

Cortez a sofrer pa caralho.

Mas atenção!!! Se o Maxi e o Cortêz são maus é porque não hà apoio dos adeptos!

11 do Glorioso para o dérbi

Brasileiro, Uruguaio, Brasileiro, Argentino, Brasileiro, Sérvio, Argentino, Argentino, Argentino, Brasileiro e Brasileiro/Espanhol. 

Eu, pessoalmente, sou a favor do multiculturalismo. Mas deixa-me um pouco triste não ver nenhum Português no 11 desta noite. Num jogo onde se devia sentir os monstros do passado como peso extra nas camisolas, não posso deixar de pensar se serão estes jogadores capazes de sentir algo parecido com a mística. O jogo de hoje o dirá, sem Portugueses do nosso lado.

PS: Só há um Sérvio no 11.

E antes do dérbi, o meu dedo médio manda um fuck you

Já aqui felicitei JotaJota por convocar Cardozo. Mas tenho mais a dizer, e não é algo muito bonito.

Estou completamente !"%## por emprestarem o (arghhhhh) Lisandro, por emprestarem aquele que deveria ser, na minha opinião, o central titular para complementar Garay.

 Porquê o empréstimo?

Porque não sai Luisão do 11 titular?

Cada vez mais lento, não foi, em dois anos, um bom parceiro para Garay, e não será agora, com certeza. Há dias vi o resumo da final da Liga Europa na Chelsea TV, e no golo de Torres, onde muitos culparam Artur, um dos comentadores britânicos disse algo que me pareceu interessante. Constatou que, apesar de serem dois bons jogadores, não funcionam lá muito bem como dupla. Tirem as ilações.

Mas porque caralho é que Luisão não vai para o banco? Porque é o melhor central? Isso é para rir. E quanto à capitania da equipa, isso não é justificação. Nuno Gomes também foi afastado, quando tinha estatuto de titular e capitão, e um capitão muito mais honrado que Luisão (nunca na puta da vida o Nuno nos mandava para o caralho, mas também, com um presidente que esperar de Luisão?) e no entanto foi abancar, e até foi Jesus que o abancou.

Mas pronto, já sei com o que contar, e lá continuará Maxi a titular, quase sem mexer as pernas, e o André Almeida nem é convocado. Só me apetece gritar o nome próprio do Cissé do Newcastle.


E SE VOS FÔSSEIS FODER, HAN?

Fui acompanhando, faseado, o que se tem dito de Cardozo. Ainda aqui há uns dias, por todo o lado, dizia-se que Cardozo não jogava. Eu, na minha inocência de adepto, não vislumbrei nenhuma justificação para que isso acontecesse, e claro que, com o passar dos dias, tive razão, e já se dizia que Cardozo poderia ser convocado. 

E, claro, Tacuara foi convocado. Agora, e depois de uns zappings na tv, é ver tudo a dizer que é para ficar na bancada. Porquê? E eu sei lá se é porque não tem ritmo, ou porque não tem lugar, ou porque é feio ou o caralho, só sei que está tudo a dizer isso.

Mais uma vez, e como adepto que sou, não vejo qualquer outra hipótese para Cardozo que não seja jogar, e a titular.

Devo felicitar o treinador por o ter convocado, apesar de achar que não fez mais do que a obrigação dele, e como o próprio disse numa conferência de imprensa, o que está em causa é o Benfica, e não Jesus ou  Cardozo, e neste momento o Benfica precisa de Cardozo e Jesus lado a lado.

É pena que a maioria dos comentadores que inundam bolastêvês, cêémestêvês e demais jornais não consigam perceber isso, mas é normal, pois já venderam a sua alma de adepto há muito, muito tempo.

Preparação para o jogo


Jesus: a basófia que alimenta o benfiquista típico. Markovic, joga ou não? Ah a dúvida... Cardozo? Está em forma! Pode jogar! Mas não fez a pré temporada e estava castigado. Mas surpreendeu JJ com a forma física! Ui, Jardim deve estar com a cabeça em água com os mind games do catano! Ui, ui!

Leonardo Jardim? Treina à porta fechada. Trabalho.


The (not really that) Fast News #0V4LD3M4RV0LT0U

- Pinto da Costa em nova relação. O presidente portista, que se separou de Fernanda, recentemente, apareceu agora em fotos da Caras, com o seu novo companheiro, Josué. O jovem jogador diz que sempre se atraiu por poder, e conta que a o início da relação foi com o presidente a segredar-lhe ao ouvido, no final de um jogo "Bi bem como marcas pénáltis. Se te der o meu cu, empurras-me o tubo da colonoscopia para dentro?"



- A Juve Leo não estará presente no dérbi. A claque leonina está escondida, em paradeiro desconhecido, após ter percebido que a PJ anda a prender incendiários.

- Bruma quer pedir desculpa aos sportinguistas através da BenficaTV. O jogador já manifestou interesse em ir ao Perdoa-me, do Hélder Conduto, pedindo assim desculpa a todos os sportinguistas que o estarão a ver, que são os mesmos que dizem que o Benfica não tem jogado nada, e que sabem isso porque assinaram a BenficaTV.

não consigo abrir o fódóxópe

- Os Blogs afectos ao Benfica continuam em pé de guerra. Os blogs afetos à presidência já acusaram os 'anti' de terem um estilo bastante cáustico, e que isso pode ser considerado arma química. Os antis já responderam, acusando os favoráveis de quererem policiar a blogosfera, e de estarem apenas interessados na indústria dos utensílios culinários. A única coisa que une as duas facções é o resto do pessoal todo que não quer saber disso para nada.

-  O frangu... perdão. O FRANGUEIRO vem à Luz. FUJAM!

- Fenerbahçe é afastado das competições europeias. A UEFA emitiu o seguinte comunicado após perceber que Burro Alves se tinha juntado a Raúl Mérreis:

Cenas que fui vendo

Peço desculpa pela ausência dos últimos dias, mas não tive oportunidade de ver o jogo com o Gil, e fiquei um pouco sem tempo para postar. Mas vamos lá às cenas. No domingo passado, dia de jogo, tive que ir cobrir um jogo do Campeonato Nacional de Seniores, que marcou a minha estreia numa bancada de imprensa, num estádio (ou numa amostra de estádio, vá). O jogo, Ninense - Vianense, não foi lá muito agradável, apesar dos 1500 lugares disponíveis estarem lotados e de alguns jogadores terem potencial, como é o caso do Diop, da equipa de Viana, mas é óbvio que fiquei maravilhado por estar a cobrir um jogo de forma oficial, com direito a nome e orgão de comunicação assinalado numa cadeirinha reservada para mim. E também fiquei maravilhado com o gajo que estava a relatar o jogo ao meu lado, de uma rádio de Viana, pois parecia um junky hiperativo viciado em trocadilhos fáceis, e divertiu-me mais do que o próprio jogo em si. O que reparei, e o que mais gostei, foi que ao lado da bancada de imprensa fica a família dos jogadores, e aquelas namoradas... é, sem dúvida, o melhor do futebol de escalões secundários.

De qualquer forma, e onde o Benfica entra nesta história, é que quando o jogo acabou, e depois da conferência de imprensa e tal, lá consegui ir para o carro e ouvir quanto estava o Benfica. Perdíamos 0-1 a 10 minutos do final. Já tinha arrancado no carro, mas ao ouvir o resultado, encostei a uma berma e pus as mãos à cabeça. O que se passaria com este Benfica? Foi aí que continuei a ouvir o relato, enquanto fumei um cigarro, e passou-me pela cabeça que a saída de Aimar poderia ser o motivo deste azar todo. Está bem que não sou supersticioso, e não acredito em merda nenhuma que não veja ou seja explicável, mas quando pedi a Aimar para não nos amaldiçoar e continuar a olhar por nós, o seu substituto natural, Markovic, deu-me razões para acreditar. Depois de berrar como um doido e atirar o cigarro pela janela fora (em zona livre de mato, claro, e depois de o ter apagado na língua, claro) decidi arrancar viagem, e ao ligar o carro, no momento em que a bateria desliga o rádio por segundos (sim, é um chaço velho), o Benfica marcou outro. Pois bem, agora ninguém me tira da ideia que foi São Pablo que nos passou uma bênção grátis, e espero que continue a olhar por nós durante os próximos jogos.

Ainda no futebol regional, e na série B, o Ribeirão despediu o treinador ao fim de uma jornada, depois de, na época passada, ter perdido o título no último jogo. O argumento do presidente foi que no Ribeirão é para ganhar, e o resto não interessa. Acho que o nosso presidente deveria pôr os olhos nisto, e daí tirar algumas ilações.

De resto, acho que, depois de Cardozo e Oblak, o Valdemar deveria ir ao Perdoa-me do Conduto, por ter estado tanto tempo sem escrever. E esclareço que fui eu que lhe coloquei um ultimato: "ou voltas a escrever ou não te apresento mais gajas boas". É claro que, como bom macho latino, Valdemar tremeu perante a ameaça, e, contrariado, cedeu.

PS: O Benfica calhou no grupo do Olympiacos, PSG e Anderlecht. Espero que Jesus não demore muito a descobrir qual a tática e quais os jogadores com que conta, porque se continuarmos como temos vindo a estar, é para ficar em último do grupo.

Champions

O grupo que para mim seria mais facil (sabendo que o Benfica do Jesus jà conseguiu ser eliminado na Champion pelo Schalke, Lyon e Hapoel por isso, isto quer dizer pouca coisa):

SL BENFICA - MARSELHA - AJAX - AUSTRIA VIENA

O mais dificil (sabendo que jà passàmos num grupo com Barcelona, Juventus e Bayern...)

SL BENFICA - PARIS SG - DORTMUND - NAPOLES

Cabeçada no futsal

27-08-2013
Esclarecimento
Face à notícia veiculada hoje no jornal a Bola referente à final da Taça de Honra em Futsal, vem o Departamento de Futsal do Sporting Clube de Portugal esclarecer o seguinte:
No passado domingo, dia 25 de Agosto de 2013, após a final da Taça de Honra da Associação de Futebol de Lisboa de Futsal, que o Sporting Clube de Portugal venceu por 3-2, o treinador – adjunto da equipa leonina José Dias, que se encontrava na bancada, dirigiu-se para o banco de suplentes para cumprimentar o treinador principal pela conquista alcançada.
Após o referido cumprimento e quando ia buscar uma garrafa de água, junto ao banco, foi nessa altura alvo de inqualificáveis agressões por parte de familiares do jogador adversário, Gonçalo Alves. Esta reprovável situação, provocatória, forçou que o treinador-adjunto José Dias solicitasse assistência às autoridades, para que os agressores fossem afastados da zona do banco leonino e que os mesmos fossem identificados. Embora tendo sido afastados do local, conseguiram inexplicavelmente abandonar o pavilhão sem serem identificados.
Quando se pensava que o incidente estava sanado, o jogador Gonçalo Alves (que não tinha sequer participado no jogo), dirigiu-se ao banco de suplentes do Sporting Clube de Portugal, como é visível nas imagens da Bola Tv, provocando José Dias que, ainda se refazia da situação anterior. Este ainda a recompor-se, reagiu, tendo a situação sido sanada poucos segundos depois com a pronta intervenção de vários jogadores e elementos do staff do Sporting que testemunharam, de perto, o sucedido.
Gonçalo Alves persiste em fazer-se notar através de ardis violentos, brutais, impondo-se das autoridades desportivas que se saibam fazer respeitar e promover os valores da ética desportiva a quem claramente não os tem.
O Sporting Clube de Portugal condena qualquer acto de violência e tem sido um dos principais promotores do fair-play e da modalidade nos últimos anos, quer em campo quer fora, nomeadamente através de acções de responsabilidade social.
Face ao sucedido, não podemos em consciência deixar de assinalar a postura grotesca e indesculpável do jogador Gonçalo Alves ou a complacência das autoridades desportivas perante mais este episódio. Com efeito, o referido jogador tem sido, de forma recorrente, o pior dos exemplos em matéria de ética e disciplina, sem que se compreenda esta impunidade.
Recordamos que José Dias durante a sua longa carreira, como jogador e agora como treinador, tem servido de exemplo e inspiração para diferentes gerações de atletas, apresentando-se, neste caso, como uma vítima de ostensiva provocação.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Não sei se as coisas se passaram assim como o comunicado descreve, porque só vi a festa e o jogo propriamente dito, que terminou em vitória do Sporting, que inflingiu mais uma derrota "à Benfica", nos ultimos segundos de jogo.

Mas critico o técnico do Sporting, José Dias, por ter reagido, seja de que forma for, mesmo perante as piores provocações e espero que seja justamente castigado. Ao atleta e todos os envolvidos do clube rival, não espero nada.

É que nós não somos iguais a "eles". "Deles" espera-se tudo. Os piores episódios filmados de agressões do treinador no meio do relvado, túneis, apagões de luz e rega, peitadas a árbitros, capitães que chamam filhos da puta a quem lhes paga o ordenado. Tudo é relevado, porque "ali" é normal.

No Sporting, a mínima falha é... intolerável.

Ainda bem.

SL

Sporting CP



Parece que o Sporting ganhou duas vezes seguidas e segue no comando...


O que é apoiar o Benfica?

A reacção de Luisão durante os festejos do segundo golo do Benfica no ultimo Domingo motivou mais um assunto de discordia entre os benfiquistas. Percorrendo a blogosfera, constatamos que existe quem defenda a atitude do capitão, justificando esta posição na afirmação que tal atitude foi, talvez não a melhor, mas a resposta que todos aqueles, que muito provavelmente passaram o jogo a assobiar e que jà se preparavam para mostrar os lenços brancos, mereciam. Outros afirmam que, por muito compreensivel que seja tal atitude, nunca um capitão do Benfica deve baixar-se a esse nivel, sobretudo quando não se trata da primeira vez (reacção contra o arbitro alemão num jogo da pré-época do ano passado). Estes jusitificam esta opinião afirmando que, enquanto capitão, o Luisão é o mais alto representante do clube dentro do terreno, implicando isto que o clube se rebaixe igualmente com o jogador quando este desvaneia.

Trata-se como disse de mais um episodio nos vàrios que recentemente têm motivado muitas discussões entre benfiquistas e que, quer se queira quer não, demonstram a falta de unidade que existe neste momento no apoio ao clube. Ora, parei uns quantos minutos para pensar sobre as razões desta falta de unidade e cheguei à conclusão que, tal como todas as incompreensões entre seres humanos, esta resulta do facto de existirem diferentes representações sobre o significado mesmo da expressão "apoiar o Benfica". Passo a explicar-me:

O que significa "apoiar o Benfica"

Existem dois tipos de significado atribuidos pelos benfiquistas a esta expressão e que estão na origem da atmosfera de conflito na qual a blogosfera benfiquista se encontra. Por um lado encontram-se aqueles para quem apoiar o clube significa que o adepto não pode criticar. Estes vêem o clube como uma estrutura cujo bom funcionamento depende do respeito pela função que cada elemento da dita estrutura tem. Basicamente, os dirigentes devem dirigir, a equipa técnica deve treinar, os jogadores devem jogar e os adeptos devem apoiar. O pressuposto implicito neste raciocinio é o de que, para a obtenção dos objectivos do clube, todos, dentro da sua função, devem trabalhar no mesmo sentido, concentrar as forças na obtenção do que se pretende.

Do outro lado encontram-se aqueles que pensam que a acção do adepto não se limita ao apoio.  O apoio deve existir quando o que està a ser feito em prol do clube é efectivamente benéfico. A acção do adepto não se limita assim a uma relação sentimental com o clube, mas integra igualmente o seu espirito critico, a sua razão. No entender destes, não apenas integra a razão como a exige visto que a base de toda a estrutura são precisamente os adeptos que legitimam ou não a acção dos outros elementos. A liberdade de critica deve ser assim o principio mesmo da relação que o adepto tem com o Benfica.

As razões das diferentes interpretações.

Por que motivo os benfiquistas têm uma opinião diferente sobre o que é apoiar o clube? Na minha opinião tal se deve às diferentes relações que estes têm com o Benfica. Existem dois tipos de adeptos : aqueles cuja relação com o clube é exclusivamente emocional e aqueles que procuram conciliar a emoção com a razão. Não penso que exista quem viva o Benfica, e de uma forma mais geral qualquer clube, de maneira puramente racional. Penso que tal é contradictorio com a essência mesma do futebol. Destes dois tipos de relação com o clube emergem dois tipos de concepção do que é o clube.

Para o adeptos que têm uma relação exclusivamente emocional não existe uma diferença entre o clube e quem o representa. Por outras palavras o clube é quem o representa e isto dos dirigentes aos socios e adeptos. Isto implica uma relação que é finalmente fundada na idolatria. Como assim? Tal como numa religião em que o sagrado não fica no dominio do sagrado mas desce ao profano sacralizando-o, o que implica a confusão entre a divindade e as imagens da divindade, os "adeptos do apoia", como agora são denominados, confundem a sacralidade do clube com a particularidade de quem o representa. Isto faz com que todos aqueles que representam o clube devam ser respeitados e, como Deus, imunes a toda à critica-heresia. O beneficio desta postura encontra-se no facto de mais facilmente conseguir-se a unidade que é condição necessaria para a obtenção dos resultados. Jà o defeito encontra-se no facto de fazer da condição necessaria uma condição suficiente. Se a unidade é essencial ao sucesso, também o é a competência dos elementos de toda a estrutura do Benfica. Não basta, para termos condições objectivas de sucesso, respeitar quem dirige, treina, joga e apoia. Também é necessario que quem dirige, treina, joga e apoia seja efectivamente competente.

Jà os adeptos que tentam conciliar a emoção com a razão, esses adeptos fazem a separação entre o clube e quem o representa. Se os valores do clube são intocaveis, eles pensam que o facto de eles serem representados por pessoas e não por deuses implica que quem representa o clube não està imune ao erro. Neste sentido criticam os benfiquistas que pensam que estão a fazer um serviço ao clube apoiando quem o dirige. Muitas vezes são os "adeptos do apoia" a causa dos males na medida em que, confundindo pessoas e clube, não se dão conta que, com tal apoio, prejudicam o clube em beneficio das pessoas. O beneficio que esta postura dà ao clube é o facto dos adeptos serem igualmente responsavéis pelos destinos do Benfica na medida em que tém como missão fiscalizar as acções de quem o representa. O adepto não se limita então a dizer sim a tudo, não se limita então a dizer "carrega Benfica", mas procura conhecer o clube, lê todos os Relatorios e Contas, segue todas as acções de quem dirige o Benfica e sobretudo aquelas que não passam necessariamente nos jornais. O lado negativo é o facto de muitas vezes serem a causa da desunião dentro do clube. A critica, que ela seja legitima ou não, provoca uma desestabilização na estrutura que não ajuda à obtenção dos objectivos.

nota: a questão não està pois no sentir o Benfica. Todos o sentem mas a relação que uns e outros têm com esse sentimento é que varia. Uns deixam-se inundar por ele, outros tentam concilià-lo com a razão. Neste dois tipos de adeptos não coloco quem assobia e critica no Estadio. Seguindo a minha comparação com a religião, o Estadio é o templo do Benfica e nesse espaço apenas pode existir o apoio pois durante 90 minutos o clube confunde-se efectivamente com todos aqueles que o reprensentam. Por esta razão nem o adepto deve assobiar e protestar, nem o seu capitão deve fazer o que Luisão fez.

E então?

Tentei ser o mais objectivo possivel na minha analise até agora. Neste momento vou tomar posição, a minha, e assim assumir a minha subjectividade. Einstein disse uma vez que apenas existem duas coisas infinitas : a estupidez humana e o Espaço e que sobre este ele não tinha a certeza. Ora estou completamente de acordo. Mas estabeleço uma diferença no interior da estupidez humana: existem aqueles que não têm consciência dela e existem outros que, tendo consciência dela, tentam ultrapassà-la. O adepto que tem uma relação exclusivamente emocional com o clube encontra-se na primeira categoria, o adepto que tenta conciliar emoção e razão na segunda.

Ora, a actual direcção do Benfica vive exclusivamente de e para os "adeptos do apoia". Trata-se de uma estratégia bem eficaz jà que, como em todos os dominios sociais, são mais os que reagem na emoção que aqueles que tentam compreender o que se passa à sua volta antes de tomar uma atitude. Ja Aristoteles dizia que quanto mais simples for um argumento, maior é a sua extensão. Sobretudo se tal argumento for baseado nas emoções. Neste caso a realidade é bastante simples: não existe nuance, apenas existe o bem e o mal, quem apoia incondicionalmente e quem estabelece condições para o apoio, os crentes e os heréticos.

A actual Direcção fez tudo para alimentar a idolatria dos crentes e para eliminar a heresia da critica. O seu Presidente é apresentado como o Salvador, implicando consequentemente que quem o critica queira a destruição do clube. Foram erigidos vàrios monumentos pressupostamente à gloria do clube, mas que são constatemente manipulados para proveito do Salvador e não do clube (o Estadio jà não pertence ao clube, o museu arrisca-se a não receber muitos troféus nos proximos anos). O que o Salvador diz é a verdade eterna, mesmo se ela pode mudar num espaço de dois dias, como acabàmos de ter o exemplo com Vieira a dizer na Sexta-Feira que não aparece nos momentos de vitoria e no Domingo là estava ele na imprensa a comentar o jogo. Mais um exemplo? Tudo neste momento é feito para que o crente tenha que demonstrar a sua crença, tenha que provar que apoia o Benfica. Como? Gastando dinheiro, comprando tudo aquilo de que é inundado constantemente seja pelo facebook seja pelos meios de comunicação diferentes... mas sempre com esta pequena frase que diz tudo "o Benfica és tu"... deixà-lo-as de ser se não gastares....

Por outro lado tudo é feito para eliminar quem utiliza na sua relação com o Benfica não apenas o sentimento mas igualmente a razão. A critica não tem espaço no Benfica actual! Obvio, trata-se de uma heresia. E porque criticar é herético, mesmo quanto se trata de criticas pertinentes, evitam-se debates antes das eleições (o quê? dar a palavra ao mal? devem estar loucos), reduzem-se as intervenções de socios nas Assembleias e quando estes podem falar, o Salvador està concentrado noutras coisas pois, jà se sabe, o que vem de um herético não pode ser benéfico para o clube. Antecipam-se eleições para que o actual Presidente fique no poder: apenas existe uma linha para o Benfica, a do Presidente actual, a Verdade, tudo o resto não é senão fruto desse demonio ainda presente que é o Vale e Azevedo.

Então, mas se a situação muda, ou seja, se Vieira vai embora e aquilo que pensas do Benfica encontre quem o represente dignamente e seja eleito, como é isso possivel se, como tu proprio dizes, a maioria é emotiva e idolatra? Como pode uma concepção do Benfica vencer se ela é minoritària? Não é isso tudo contraditorio? Não!! A maioria que idolatra tem por habito igualmente crucificar! Mas para tal é necessario um choque de tal maneira forte emocionalmente para ter a intuição que finalmente o herético é quem o guia. Infelizmente esse choque emocional so chega com a desgraça do clube. Os sportinguistas deram-nos um bom exemplo disso ao mudar de rumo apenas quando o pior ano da sua historia, quer ao nivel desportivo quer ou nivel financeiro, aconteceu. A unica coisa que eu posso desejar, e aqui encontra-se a minha fé pois a minha razão diz-me o contrario, é que a desgraça não aconteça, e a desgraça num clube como o Benfica é a satisfacção por sermos o que somos actualmente : um clube que ganha 3 titulos nacionais em 20 anos.

Estou em desacordo com muitas coisas nesta actual Direcção e em acordo com poucas. Contudo existe algo que me faz ter a convicção que nunca, por mais sucessos desportivos (improvaveis) que tenhamos, mas nunca a apoiarei e que me farà ser sempre da oposição : o facto, FACTO, de esta direcção ter destruido o principio fundamental, o valor sobre o qual o Benfica sempre evoluiu, ou seja a Liberdade. Durante o periodo fascista o Benfica foi a unica instituição que teve eleições democraticas, foi a unica instituição que fez assim da diferença de opinião o motor mesmo do seu desenvolvimento. Foi o Benfica que foi inaugurar o Estadio da Antas a 28 de Maio, num acontecimento para festejar o aniversàrio da revolução militar que instaurou o regime fascista, derrontando o Porto e assim o regime. Ao contrario deste clube, o Benfica nunca teve como presidente um deputado fascista, tendo mesmo sido perseguido pelo benfiquismo de muitos historicos anti-fascistas, pelo seu hino e mesmo pela sua côr. E neste momento tudo é feito, seja institucionalmente seja pela atmosfera criada em que uma critica é logo alvo da acusação de anti-benfiquismo, para eliminar esta Liberdade que durante décadas o nosso clube representou. Abrir a mão desta Liberdade por alguns titulos é vender a alma benfiquista e faz com que não sejamos em nada melhores que os portistas que pensam que os titulos justicam a corrupção.

O Sol falou e Jesus venceu Deus

Este ano começam cedo a tornar milionários os cardiologistas nacionais. E viva o Benfica!
Vitórias destas têm mais piada e, pelos vistos, moralizam mais. Ainda assim, eu gosto mais daquelas em que ganhamos por mais do que um golo e com exibições convincentes. São feitios, que querem?

A equipa voltou a estar desligada entre si, ansiosa, sem discernimento, previsível... Mas desta vez houve mais atitude e vontade, o que fez toda a diferença.



O Maxi, com grande espírito de sacrifício em prol do grupo, achou que era preciso tirar os holofotes que se concentravam no lado esquerdo da defesa e resolveu merdar que nem um cavalo que tomou laxante do lado direito. Mui-saudável atitude a aliviar a pressão que se abate sobre o colega Cortez, sim senhor!
A festa no final do jogo mostrou que para além dos 3 pontos, o bom do jogo de ontem foram os sinais que, apesar de tudo, temos balneário.
Agora bora lá dar cabo das osgas no próximo fim de semana! (As osgas são um bicho simpático e tal...não mereciam maus-tratos. Mas pronto, ao menos que seja sem sofrimento...3 golinhos ao intervalo e não se fala mais nisso!)

Devo dizer que gostei muito da atitude dos adeptos. De certeza que já se afinavam os assobios e se sacudia o pó aos lenços brancos, mas no geral toda a gente quis esperar pelo apito final do árbitro e até lá apoiou a equipa incansavelmente. E ainda bem que desconvocaram essa parvoíce da manif em dia de jogo. É assim mesmo Benfiquistas, exigência mas com união em torno do mais importante!

A vitória de ontem não apaga os problemas da equipa e do treinador nem disfarça as asneiras da pré-época, mas pelo menos diminui a ansiedade, reforça o balneário e dá outro ânimo. Vamos lá Benfica!

A maior entrega do jogo de ontem (colossal, se comparada com a da primeira jornada) surge no seguimento de uma visita do presidente à equipa e de uma entrevista do mesmo na BenficaTv.

Portanto, depois de o clube perder tudo em 2 semanas, renovar com o treinador, demorar uma eternidade a resolver a situação do Tacuara, do caso da venda do Roberto, de negócios inexplicáveis, de uma pré-época fraquinha e um início desastrado do campeonato...o Presidente achou que era hora de aparecer e por ordem na casa.
E mesmo assim, às tantas ainda esteve relutante... "Epah! Entrevistas...? Mas eu tenho aqui um empreendimento qualquer para fazer... Bom, vamos lá então. A ver se calo essas melgas dos...ai...como é que eles se chamam? Sócios e adeptos, é isso!".
Mas como diz o ditado, mais vale tarde que nunca!

A entrevista foi o murro na mesa que se impunha (e tardava!) e gostei da performance do Hélder Conduto.
Ficamos a saber que as críticas ao Benfica têm todas origem no oportunista Veiga - que entrou no Benfica pela mão de Vieira - e numa campanha movida pelo ressabiado Joaquim Oliveira - que é convidado de honra nas nossas galas de aniversário a convite da direção - danado por ter perdido o monopólio dos direitos televisivos.
Vamos supor que numa entrevista qualquer o Passos Coelho dizia que as críticas ao governo vinham do corrupto Relvas e do obtuso Gaspar... Rídiculo, não era?

Também deu para perceber pela entrevista que num clube gerido de forma altamente presidencialista, a responsabilidade máxima pelo que acontece no futebol é, obviamente, do director desportivo (ou lá o que o Rui Costa faz). Pelo presidente passam (supostamente) todas as decisões finais sobre o futebol, mas ele não tem responsabilidades porque não dá pontapés na bola.
Esta foi para mim a frase mais assassina da entrevista, a que me mostra como dificilmente o Benfica será um clube vencedor com esta direção. É este estilo e mentalidade a dirigir o Benfica que nos impedem de ter cultura vencedora de forma consistente.


Um líder lidera (pleonasmos na barbearia! Ah foda-se!) as suas tropas na batalha, um chefe mete-se na retaguarda a dar ordens. Um líder diz "Vamos!", um chefe diz "Vão!".
E, goste-se ou não, os nossos rivais têm líderes. Nós temos um chefe... E um chefe que não pode ser julgados pelos números de títulos conquistados. Mas espero eu que um dia seja julgado pelos inúmeros títulos perdidos.

Até lá, apoiar a equipa até ao fim, sempre!
Força Benfica!

Benfica 2-1 Gil Vicente : A quente

Obrigado a quem contrata médios ofensivos e alas quando temos os laterais que temos!

Obrigado por terem resolvido depressa a questão Cardozo! Não faz falta nenhuma!

Obrigado por terem renovado com o Jesus. Vê-se que ainda tem muito para dar!

Continuem a acreditar. Cheira-me que o jogo de hoje vai ser a regra. A unica maneira de marcarmos dois golos nos descontos é todos acreditarem! Com muita muita força!!!!

P.S.: Gostei da euforia do Jesus no segundo golo... mas cheira a "dead man running"...

Como é que 'tá o meu Benfica?

Não ando com pachorra para novelas, dedico-me a outras coisas tipo ver gajas e essas cenas. Não é por termos perdido, nem pela instabilidade que leva o presidente a dar entrevistas e o caralho, é porque há bué de gajas por aí, e estamos no verão e essas cenas. De qualquer forma, vou mandar o meu bitaite em relação a algumas merdas que me vêm chamando atenção. O Jesus anda-me a copiar, e chega à sala de imprensa como quando eu chego a um bar às 2 da manhã e pergunto logo "ondéquetão asgaijas?",  para depois continuar a ser Jesus por mais uns momentos, e despede-se com beijinhos especiais para as gaijas porque ele não é só o mestre da táctica, é o mestre da táctica, da arca das frescas e das gaijas. Gosto que o homem esteja bem disposto, é sinal que já tem preparado mais plano infalível para colocar Enzo a defesa-esquerdo e o Rojas a central.

Mas, e porque nem só de Jesus vive um Benfiquista, o nosso xô prasidente deu uma entrevista toda nice ao Conduto e juro que se a tivesse visto dizia aqui já mil e uma cenas, mas como não vi, nem estou muito interessado em ver, deixo antes o meu pedido sobre o que realmente me interessa que é GANHAR amanhã. Vieira, mete as entrevistas no cu. Jesus, mete as gajas no cu. Bruno de Carvalho mete o Bruma no cu. Vá, tudo a meter essas merdas no cu e a sorrir para o caralho, porque eu já passei a idade de ter que ver as novelas enquanto esperava pelo jogo, e não vai ser agora que vou ter que ver novelas só para entender o meu Benfica.

Vieira : "é a altura de olhar em frente e acreditar"

Ao ouvir esta frase imaginei os benfiquistas todos a olharem em frente e a acreditarem... e depois pensei em todas as almas bem intencionadas que rezam pela paz no mundo.

A questão não està no acreditar ou no deixar de acreditar. A questão està em reunir as condições objectivas para alcançarmos os nossos objectivos. E essas condições nunca existiram com esta direcção. Por isso, resta aos benfiquistas esperar por milagres.

Aos que estão cegos pela fé e que não conseguem concilià-la com a razão digo : olhem em frente e acreditem... e se acreditarem com muita força teremos o Benfica campeão. E se acreditarem com muita, mas mesmo muita força, là estarà o Benfica a jogar a final da Champions na Catedral e, quem sabe!, ganhà-la.

E não se preocupem! Se nada disto acontecer não é por culpa vossa : serà de todos aqueles descrentes traidores que pensam que amar o Benfica não chega e que hà que compreendê-lo também. Esses malditos heréticos que, como pensam que o ser humano é um todo, teimam em ser benfiquistas por completo : com o coração e com a razão.

Gomes da Silva e a desmarcação

Antes de mais, quero dizer que o único programa de comentários sobre bola que vejo (quando calha) é o Dia Seguinte. Os cadáveres ressuscitados pela Bola TV não me agradam, odeio a trindade do programa da TVI (e o jornalista também) e, apesar de até gostar do Hugo Gilberto, os paineleiros da 1 não me prendem. O Dia Seguinte é diferente. Paulo Garcia sabe o que faz, e por vezes, parece-me ser o único jornalista da bola na televisão que realmente sabe o que está ali a fazer. Guilherme Aguiar, tirando as 'portices' do costume, como nós temos as nossas benfiquices (manias diferentes, mas de onde se retira o mesmo sumo), até que é bastante sóbrio, Oliveira e Costa é sempre comédia, e Gomes da Silva, quando não se rebaixa a gozar com os outros, também consegue ser bastante cativante.

Ontem, Paulo Garcia começou o programa indo direto ao assunto. Perguntou a Gomes da Silva, depois de 3 ou 4 minutos a explicar que a pergunta não era para destabilizar, mas sim porque era aquilo que um adepto do Benfica queria ouvir, ali, frente-a-frente, se Jesus tem condições para continuar no Benfica.

Gomes da Silva, durante esses minutos que a pergunta durou, colocou as mãos na cabeça, pensativo, com ar de quem tinha muito para dizer mas não o poderia dizer. Mas acabou por abrir o jogo. Disse que a renovação de Jorge Jesus foi decidida por cinco pessoas

- Vieira
- Moniz
- Rui Costa
- Soares Oliveira
- Não me lembro quem era o outro

É muito bonito o que esta SAD tem feito, com a Benfica TV e com o Museu, e, sobretudo, por ainda não termos vendido ninguém, mas é preciso ver que basta não ganharmos o próximo campeonato para as promessa eleitorais da SAD não se cumprirem.

Não terá sido muito elegante para os cinco administradores da SAD, ver outro ex-administrador da SAD desresponsabilizar-se da renovação semi-divina, mas para Gomes da Silva também não terá sido fácil desmarcar-se daquela maneira, dando a entender que esteve contra a renovação, e que ainda guarda alguma mágoa por ter sido afastado da SAD. Confesso que fico contente por isso ter acontecido, primeiro, porque não acho bem termos um gajo da SAD ali exposto a um jornalista de luxo, que a qualquer momento consegue sacar o que quer dos convidados, mas sobretudo porque agora podemos esperar que o nosso representante, com inside information, nos vá explicando os seus pontos de vista sem se se sentir condicionado. E se a zanga acontecer, é go go go.

Sun Tzu para presidente e treinador do Benfica!

Durante a pré-época tentei não martelar muito sobre o que estava a acontecer, para não começar logo a agoirar e a dizer mal.  E tinha uma ténue esperança que a equipa ia conseguir responder, ia motivar-se com as críticas.
O que aconteceu ontem era mais que previsível para alguém com o mínimo de bom senso e gosto pelo Benfica. E a prova disso mesmo é que até uma abécula como eu já estava a prevê-lo, o que é grave. Se eu fiz previsões certeiras sobre bola, então é porque a situação era MESMO óbvia!

Euzinho a opinar sobre o Benfica depois de me pentear.
Defendi o trabalho do Jojoca e a equipa depois dos desaires no campeonato e na Liga porque achava (e acho) que apesar de tudo, mereciam elogios. Mas a derrota no Jamor e sobretudo a atitude da equipa durante e depois do jogo fizeram-me achar que parte dos soldados já não está com o general. E quando assim é, não há outra opção. JJ tinha que sair, o seu prazo de validade tinha expirado.

Ontem foi a confirmação. O treinador não está motivado nem com forças para continuar e a equipa fica contagiada por isso. Ontem o Benfica jogou sem chama, com os sectores desligados entre si. Parte dos jogadores parecem não acreditar no que estão a fazer e a outra parte parece não estar com a cabeça no Benfica. Meio campo a não chegar para as encomendas, defesa aos papéis (sobretudo nas alas, mas também no centro) e o ataque a querer entrar com a bola na baliza. Só a grande qualidade individual que temos é que ainda vai disfarçando.
E tudo isto quando ainda não vendemos jogadores importantes...

Não merecíamos perder, mas também pouco fizemos para ganhar. Uma equipa que vem de um final de época traumático, que tem um início de época complicado e que precisa de resultados para reganhar confiança dá a primeira parte de avanço ao adversário. Sintomático!

Qualquer livro ranhoso sobre liderança, mesmo aqueles mais básicos que só dizem piçadas óbvias, diz que um líder de sucesso tem que saber motivar e integrar os seus subordinados. Tem que mostrar-lhes que fazem parte de um projecto com o qual todos saem a ganhar e esclarecê-los sobre qual a parte que cada um tem que fazer. Tem que fazer com que se identifiquem com o projecto, de modo a que os subordinados dêem o seu máximo e mais um bocadinho pelo projecto e pelo líder.
Não temos isso... Temos um plantel com filhos e enteados, com jogadores fora das suas posições e/ou a jogar num modelo que percebem não funcionar, que os desgasta física e psicologicamente para nada.

O treinador tem as suas limitações (como todos têm) mas a direção, em vez de o proteger e colmatar essas limitações, ainda faz pior. E o que dói é ver que fá-lo não por incompetência, mas por se estar a cagar.
Se os negócios vão bem está tudo bem, não é verdade?

Pois bem, caríssimos elementos da direção, tenho uma novidade para vocês: Se a época for o descalabro que se adivinha que seja, até os vossos negócios vão ser afectados. Lá se vão as vendas milionárias e respectivas comissões, lá se vão as boas receitas de bilheteira, lá se vão as subscrições da BenficaTV.

Durante este post não falei de arbitragens porque não vale a pena. As coisas são o que são porque o Benfica ajudou a isso. Ao apoiar o Nando das Facturas do apito dourado para a FPF demos carta branca ao sistema. Agora é colher os frutos...aliás, a Fruta.
Quem se ri é o proxeneta idoso, que com o nossa benção voltou aos tempos áureos pré-apito dourado.
"A arte suprema da guerra é subjugar o inimigo sem ser preciso lutar"

Ainda há tempo de reparar alguns erros, ou de pelo menos tentar. Há vontade?

p.s.- Independentemente de esta gente andar a brincar com o Benfica, nós adeptos, na hora do jogo temos que apoiar! Próxima jornada, casa cheia na Luz! Toca a mobilizar!

OLHA, QUERES MESMO SABER?

CAGUEI!

O VIEIRA DISSE QUE NÃO REPETIRIA O MESMO ERRO QUE COMETEU COM FERNANDO SANTOS, MAS A VERDADE É QUE JÁ O COMETEU, QUANDO RENOVOU COM JESUS. O ERRO NÃO É DESPEDIR DEPOIS DO CAMPEONATO COMEÇAR, O ERRO É COMEÇAR UM CAMPEONATO COM O MESMO TREINADOR.

VENHA MAZÉ DAÍ O MARCO SILVA E NÃO SE FALA MAIS NISSO.

FODA-SE LÁ PARA ISTO.

Estreia com o pé esquerdo do Cortez

Ou seja muito má, espero que me engane mas baseado neste "jogo de treino ligueiro"(e nos de pré-temporada) não prevejo uma época fácil, nem gloriosa, mais uma vez. Com JJ, teimoso como sempre, a inventar - na segunda parte teve de gastar duas substituições para voltar a meter a equipa a jogar no esquema habitual - a equipa jogou uma primeira parte apática e de forma muito monótona, mantinha a posse de bola mas não arriscava, na altura de ser incisiva faltava algo (talvez um Tacuara na frente).

Pessoalmente não culpo o Artur no lance da grande penalidade, que quase defendia, como não o culpo no segundo golo. O Benfica marcou na segunda parte, já com Rodrigo em campo, ele que entrou bem, mas que cedo se cansou, como o resto da equipa, claramente mal preparada para este jogo na Madeira..

Durante momentos pareceu-me ver o Benfica da temporada passada, mas não passou de uma breve miragem e quando a 13 minutos do final o Marítimo marcou o segundo golo, já não tinha muita esperança que o resultado se alterasse...E mais não digo, porque a minha mãe me educou para que quando não tenha nada de bom para dizer, fique calado e não parta para insultos, algo que por agora ainda consigo cumprir, mais tarde não prometo nada. Sorry mom.

P.S: Espero que Garay e Matic fiquem, senão estamos fodidos.

Benficalypse Now!


Depois de uma época "à Harry Potter", em que fomos o herói da história mas o idiota inútil é que ficou com a gaja boa, este ano o filme tem que ser outro!
Hoje acabaram-se as hesitações e as desconfianças. Hoje e nas próximas 29 jornadas, é engolir os medos e fogo neles, ao bom estilo que o Coppola ensinou!





Até já estou a imaginar o nosso Jojoca Kilgore daqui a umas horas à conversa com o José Luís, ou o Carlos Janela ou lá quem é o nosso director desportivo:

JJK: "P'tantes, assumir o 4-4-3, formação de ataque! A gente vamos aparecer do sol nascedor e depois vamos colocar a musica!"
JL ou CJ ou o CRL: "Musica?"
JJK: "Sinhe! Uso a Márcia das Valquírdias, do GR do Estorile. Os meus rapazes adorarem-na! Daqui Romeuzes Foxatrotes, ponhai isso alto!"

E se o Kilgore do filme tem pancas estranhas, tipo por soldados a surfar no calor da batalha, o nosso Jojoca Kilgore também se lembra de por Rodericks e Emersons no calor da batalha. Tudo se concilia!
Por isso, caros jogadores, caro treinador, cara equipa técnica, caros adeptos: Tudo a disparar para o mesmo lado, até que não sobre nadinha! É desumano mas tem que ser, os "fucking savages" estão mortinhos pra nos atirar uma granada ao helicóptero de evacuação médica.

Que seja uma grande época e que termine com o bordel do dragão varrido a napalm e a conferência de imprensa do Jojoca Kilgore a seguir a esse jogo seja algo como:

JJK: "Cheirardes isto? Cheirardes isto? Naftalmes, filhos...não haver mais nada no mundo que cheire assim. Este cheiro...p'tantes...cheira a Vitória!"

Força Benfica!!

'SA FODA O ONZE, QUERO É BOLAS LÁ DENTRO (salvo seja)

Não me apetece continuar a analisar individualmente cada um dos jogadores, e já só penso é no primeiro jogo do campeonato. Será que isto? Será que aquilo? Quem fez isto? Quem fez aquilo? Com o Sa Pinto é GoGoGo? Nostronhonhoi Pietra?

Nada disso interessa, neste momento não vou pensar em mais nada, e esperar ansiosamente pelo apito inicial, muito mais do que esperar pela divulgação dos convocados, ou sequer do onze titular. Só me interessa é ver as camisolas encarnadas (POR AMOR DE AIMAR, NÃO ME JOGUEM DE AVENTAL, CARALHO) na terra dos buracos que se tapam com o poder da mente (e da manipulação de imprensa), e ver os jogadores regressarem ao continente com o doce pingo da vitória.

BENFICA : da Lose à Luz

Artigo redigido por William Pereira e publicado na edição de hoje do SoFoot. William Pereira é o responsavel pela secção do futebol português no SoFoot. Normalmente elogioso das equipas portuguesas, é igualmente gozão com elas todas sendo dificil saber se tem uma preferência por um dos clubes portugueses. Sinal que faz um bom trabalho.

http://www.sofoot.com/benfica-de-la-lose-a-la-luz-172186.html

O mercado : 8/10


"Fala o comandante. São 11h45, a temperatura exterior é de 35 graus e acabàmos de aterrar em Belgrado". Belgrado? A sério? Sim, o SL Benfica decidiu de se deslocalizar para a Sérvia, não sabiam? Sulejmani, Markovic, Djuricic, Mitrivic, Uros Matic, o clube lisboeta decidiu fazer as suas compras nos Balcans, para mudar um pouco. Se a transferência a custo zero de Sulejmani em provenência do Ajax é um golpe de génio, tal como o do prodigio Lazar Markovic, os outros sérvios não parecem ser ainda maduros para serem considerados como boas contratações. Contudo, o Benfica dignou-se a finalmente contratar defesas, entre os quais Lisandro Lopez - sem nenhuma relação -, o que jà de si é um feito quando sabemos do desinteresse completo que Jorge Jesus tem por tudo o que se passa atras do meio-campo. Se Ezequiel Garay não for embora, as aguias poderão ter uma equipa um pouco mais solida que a do ano passado. Por fim, a verdadeira decepção deste mercado, foi a milésima ultima oportunidade dada a Jorge Jesus. OK, o homem trouxe o futebol bonito e o espectaculo à Luz, mas ele transpira a derrota. Não seria o momento de virar a pàgina? A não ser que o presidente Vieira invista numa centena de ferraduras...

Coeficiente de resistência ao tempo adicional : 1%

Kélvin, minuto 92. Branislav Ivanovic, minuto 93. Henri Saivet, minuto 91. O problema com o azar, é que ele não é corrigido nos treinos. E o Benfica não gosta nada do tempo adicional, ponto final. A maldição que se abateu sobre o Benfica na época passada parece que continua presente, como o jogo  contra o Bordéus comprova. O mais inquietante é que, normalmente, é o Bordéus que sofre golos no tempo adicional. O que prova que o Jesus-Time encontra-se nos antidopas do Fergie-Time. Tendo em conta a persistência deste fado, não seria surpreendente que esse bruxo de Bela Guttman esteja por tras de tudo isto. Se é esse o caso, o publico do Estadio da Luz ainda terà muito que chorar depois do minuto 90.

A banana : Lisandro Lopez

Depois de Jardel, eis que chega Lisandro Lopez. A sério, o que significa esta porra? Daqui a uns tempos existirão mais imitações na Luz do que em Porte de Clignancourt. Como se não bastasse, ele é defesa central e chama-se Ezequiel, como Garay (e 90% dos argentinos). Uma verdadeira confusão! Para quando um Nani defesa esquerdo ou um Falcao guarda-redes? Por falar em guarda-redes, existe um jovem no plantel das aguias que se chama Varela. Credibilidade : zero, sobretudo porque o miudo tem o corte de cabelo do Kélvin. Resumindo, o Lisandro em questão é um muito bom "stoppeur" dotado de um excelente jogo de cabeça. Cuidado com ele nos cantos ofensivos. Se ele respeitar a sua reputação de raposa das areas, ele poderà acabar a época com uma meia-duzia de golos. De qualquer das maneiras, e mesmo se ele rebentar com tudo na Liga Sagres, apenas existe um Lisandro Lopez.

Fotografia da equipa :

25% Slobodan Milosevic

25% Novak Djokovic

10% Matic

20% futebol champagne

19% Este gajo

1% português

100% Jesus

O gajo a seguir : Lazar Markovic

"A imprevisibilidade do seu jogo e a sua capacidade em eliminar os defesas no um-contra-um fazem-me pensar de imediato a Eusébio". Quando um jovem ala de 19 anos é comparado a Eusébio por um jogador tendo jogado ao lado da Pantera Negra, é um bom sinal. De facto, não é preciso chamar-se José Augusto para ver que o puto està cheio de talento. A época ainda não começou e Markovic jà se impôs como a atracção do ano pelos lados de Lisboa. Explosividade, técnica, fintas loucas e um sentido do golo fora do comum, o sérvio tem tudo para ter sucesso com a camisola do Benfica. Ele jà marcou alguns golos durante a triste pré-época dos encarnados, durante a qual ele foi um dos poucos raios de sol. A confirmar na Liga Sagres e sobretudo na Liga dos Campeões.


O que vai acontecer :

Este ano o Benfica tem apenas um objectivo : chegar à final da Liga dos Campeões para jogar uma final europeia em casa e, por acréscimo, ganhà-la - e não fazer como esses zero à esquerda do Sporting. O que significa que o campeonato, Jesus não quer saber nada disso. Existem prioridades na vida e a Liga Sagres não faz parte delas. Outro objectivo, recuperar a Taça da Liga, porque o Benfica é um pouco como o Nadal desta competição e quer continuar a sê-lo. Seja. Sem surpresa e como em 2010-2011, as aguias fazem-se distanciar pelo Porto no campeonato, tendo 15 pontos de atraso sobre os dragões em Janeiro. Mas isso não interessa, na Liga dos Campeões, tudo corre bem. A equipa de Jesus acaba em primeiro na fase de grupos humilhando pelo caminho o Marselha em casa por 4-1. Não é no futuro proximo que a França ultrapassarà Portugal no raking UEFA. Nos oitavos de final Benfica elimina a surpreendente Real Sociedade sem grandes problemas antes de morder o Bayern Munique, enquanto os adeptos do Sporting jà viam os seus rivais levar uma porrada semelhante à deles hà alguns anos. Direcção meias-finais onde o Porto se apresenta contra as aguias. Com Kélvin lesionado, os homens de Jorge Jesus qualificam-se para a final ganhando 1-0 em casa e resistindo aos dragões na segunda-mão apesar de um tempo adicional de 5 minutos. Na final estarà o Chelsea de José Mourinho. O happy one nunca perdeu uma final e infelizmente o que deveria acontecer ao seu efémero antigo clube aconteceu. O Mou ganha a Liga dos Campeões depois de um jogo dominado completamente pelas portugueses - ou sérvios - que teriam ganho o jogo por mais de 5 pontos de diferença se o jogo se jogasse à base dos passes entre os dez jogadores. Ao apito final, Jesus imita o Cristo crucificado. Horas mais tarde anuncia a sua saida. Antes, os finalistas receberam as suas medalhas das mão de Raymond Poulidor (???????). Cruel piscar de olhos do destino.


As faixas :
"O que faz Jesus quando Cardozo lhe bate? Ele dà a outra face"


"Todos por Mateja Kezman" (Kezman, sérvio, tem uma mà imagem em França jà que fracassou completamente quando esteve no campeonato francês)

A musica:


Análise individualizada da Pré-Época - STEVEN VITÓRIA

Um dos centrais goleadores dos nossos campeonatos, com uns impressionantes 25 (!) golos nas duas últimas temporadas ao serviço do Estoril, não pegou no arranque suiço, por estar com gripe. 

Pelas alterações realizadas por Jesus ao longo da pré-época, dá para perceber que o treinador o considera alternativa a Lisandro, até porque têm características similares, bons no corte e com um enorme à vontade a subir no terreno, com extrema eficácia a dar seguimento a bolas paradas.

15 minutos na estreia, contra o Bordéus, serviram para ver os franceses marcar um golo aos 90, com responsabilidades do central português, e no jogo seguinte, contra o Sion, viu a equipa suiça marcar dois golos nos 30 minutos que participou. Foi um arranque muito negativo para o defesa-goleador, mas os 15 minutos que jogou contra o Peñarol, no lugar de Luisão, serviram para que ganhasse alguma confiança para enfrentar os restantes jogos que ainda faltavam.

Contra o Levante, entrou ao intervalo, quando o Benfica perdia por 1-0, e não comprometeu, mostrando bons recortes técnicos no aspeto defensivo, e perdendo o medo de arriscar já no final da partida, com uma incursão pelo centro que terminou com um remate perigoso. Contra o Nice não jogou, voltando no jogo contra o Elche, onde foi titular, saindo ao intervalo quando o Benfica ganhava 3-0, para não voltar a jogar na pré-época.

Teve um mau arranque, com culpas nos golos sofridos, mas foi exímio nas restantes participações, não deixando a equipa sofrer qualquer golo sob sua proteção, e deixando boas indicações para uma possível titularidade, quando a isso chamado. 

Na minha opinião, penso que Steven tem todas as condições para lutar por um lugar com Lisandro, mas a não saída de Garay, e a possível permanência de Luisão podem tapar completamente Steven, que ficará encarregue dos jogos menores, ou da própria equipa B.

De qualquer forma, 25 golos em 60 jogos é qualquer coisa, não acham?

Tempestades em Benfiquelm Street

'Mas neste passo, assi prontos estando,
Eis o mestre, que olhando os ares anda,
O apito toca: acordam, despertando,
Os marinheiros dũa e doutra banda,
E, porque o vento vinha refrescando,
Os traquetes das gáveas tomar manda.
– «Alerta (disse) estai, que o vento crece
Daquela nuvem negra que aparece!»'

(Lusíadas, Canto VI, Estrofe 70)

Adivinham-se para breve Dias de Tempestade. E estes não envolvem a Nicole Kidman descascada no viço dos 20 e poucos anos. Não, vão ser dias de nuvens negras, cheias de chuva, trovões, saraiva e vento.

Depois daquele holocausto em Maio, onde em 15 dias perdemos tudo, já se sabia que a pressão para a época seguinte ia pesar como um Scania carregado de blocos de cimento e conduzido pelo Fernando Mendes do preço certo sobre os ombros do treinador e da equipa.
O que é que a direção fez em relação a isso? Pôs um lutador de Sumo como ajudante do motorista. Como? Simples...

- deixaram a situação do Cardozo degradar-se e tornando, ao mesmo tempo, a venda e a reintegração mais difíceis;
- deram mais poder ao treinador sem o protegerem da pressão do exterior nem de si próprio (quase a conquistar a hegemonia, né?)
- a construção do plantel foi mais ou menos semelhante a termos o Givanildo Retardado Vieira de Souza alcoolizado a resolver problemas de trigonometria;

Na minha terra (mas se calhar até é provérbio nacional) costuma-se dizer que "Errar é próprio do Homem, teimar no erro é próprio dos burros". Ora, eu faço uma adenda ao provérbio: "Errar é próprio do Homem, teimar no erro é próprio dos burros ou...de quem está a errar de propósito."
Tanta asneira, tantas vezes repetida não poder ser mera burrice. Um presidente que tem subido de forma consistente na lista das pessoas mais ricas em Portugal de burro deve ter pouco ou nada.

Milhões para o ataque, pechinchas para a defesa. O embaraço que temos que suportar com o caso Roberto (nunca acreditei nos 8,6 ME mas nunca pensei que na verdade tivessem sido 0,0 ME). O Mora não serve mas o suplente dele sim. Promessas da formação vão para clubes dirigidos ou treinados ou as duas coisas por gente hostil ao Benfica. Jogadores às carradas, mas o plantel a evidenciar lacunas, quase sempre as mesmas.
E jogadores como o Pizzi ou o Fariña? Das duas uma: Ou fizeram considerações insultuosas sobre a mãe do JJ logo no 1º treino (eles chegaram sequer a treinar?) ou então foram comprados para pagar favores a alguém.

No fundo, não era nada que já não suspeitasse, mas neste defeso tive a confirmação plena. Para quem dirige o Benfica o que interessa são os negócios. As conquistas desportivas são coisa secundária.
O nosso core business (para todas as darlings que sentiam falta da minha classe neste Verão) já não é ganhar títulos. É negociar jogadores.

Não falei nas indefinições graves sobre os craques que vão sair porque dou o benefício da dúvida. Para que saiam é preciso que alguém os compre. Claro que uma direção minimamente empenhada em ganhar títulos já tinha tentado acautelar as saídas mais prováveis com a compra e entrosamento de substitutos na equipa.

Toda a macacada que tem sido este defeso, a culminar em dois jogos muito fraquinhos tem-me tirado horas e horas de sono. Sinceramente, a única vantagem que vejo nisso é o facto de tornar muito remotas as hipóteses de o Freddy Krueger me esquartejar todo às postas.
Mas não sou um gajo egoísta. De bom grado preferia enrolar-me descansadinho nos lençóis e adormecer como um anjinho, com a confiança de que quem dirige o Benfica está de boa fé, a dar o seu melhor e a desejar ardentemente uma época de sucesso desportivo. Mesmo que na manhã seguinte o meu quarto estivesse todo badalhoco de sangue e tripas, numa disposição semelhante àquela com que fica uma retrete quando temos aquelas caganeiras fulminantes. O pedófilo retalhador tinha-me apanhado mas ao menos o Benfica ia estar bem entregue!
Eu sei que não faz muito sentido perder o sono com isto. Uma pessoa mais simples e sabida da vida dir-me-ia: "o teu mal é não partilhares a cama com uma copa duplo D". E se calhar tinha razão. Mas porra...É o Benfica!!!!

O campeonato vai começar daqui a pouco menos de uma semana e já não me lembrava de estar tão pessimista. Nem no Verão de 2011, em que a nação benfiquista tinha acabado a época anterior com uma série de fraturas expostas.
Os erros (?) repetem-se, 'primeiro como tragédia, depois como farsa'. Só que neste Verão já não vi alegria na equipa, não vi aquela vontade, aquele optimismo de quem, por pior que tenha sido a época anterior, aparece de cara lavada para a época seguinte. Desta vez, aquele final terrível de 2012/2013 parece ter deixado marcas demasiado fundas na equipa e no treinador.

Mas, caríssimos benfiquistas, não há nada que já esteja decidido à partida. Se a direção não cumpre o seu papel, vamos nós cumprir o nosso! Toca a apoiar os jogadores e a equipa, mas apoiar incondicionalmente e sem assobiadelas! Apoiar a equipa e os jogadores não é apoiar a direção. Aliás, são coisas muito diferentes.
Quem sabe se as coisas não começam a correr bem e a equipa se motiva e galvaniza? A coisa parece negra, mas se não tentamos contrariar, aí é que fica negra de certeza.

Não quero parecer um intelectual que percebe muito disto, a sério. Não quero ter razão, não quero chegar a Maio de 2014 a dar numa de Cavaco Silva e os seus "Eu bem avisei".
Não! Eu quero que em Maio de 2014 me esfreguem no focinho tudo o que escrevi hoje enquanto dizem que eu como caca de caracol às colheres e não percebo nada disto.

Bora lá, Nação Benfiquista! Encontrem forças, sejam resilientes e galvanizem-se! Vamos dar o exemplo, para a equipa voltar a sorrir e a ter gosto em querer fazer-nos sorrir!
Força Benfica!


«Este é, por certo, o troféu que buscais

Da verdadeira Glória, que aparece;
E se do mundo mais não desejais,
Vosso trabalho longo aqui fenece.»
Sofrer aqui não pôde o Benfiquista mais,
De ledo em ver que a terra se conhece;
Os giolhos no chão, as mãos ao Céu,
A mercê grande a São Eusébio agardeceu.
(Lusíadas, Canto VI, Estrofe 93)
(a versão original era mesmo assim, juro!)


p.s. - Não, pá.. Não estou ao serviço do Bruno Carvalho, do Veiga ou do Darth Vader

Análise individualizada da Pré-Época - ANDRE ALMEIDA

Qual é? Jesus? Porque é que este puto tem tão pouca utilização na pré-época? Sílvio e Maxi parecem ser os escolhidos para o lado direito, deixando Almeida para as funções de trinco. Como já disse na apreciação de Maxi, achava engraçado vermos Almeida como titular nas primeiras jornadas, alternando depois com Maxi durante toda a época, mas Jesus parece ter uma ideia diferente.

A verdade é que André Almeida cumpre bem o aspecto defensivo, e já vinha mostrando acutilância no processo atacante, com bons entendimentos na lateral com os extremos, sendo isso uma das razões de alguns erros defensivos no final da época. Não creio que Jesus o tenha 'afastado' da pré-época por causa disso, quer-me parecer que tratou-se apenas de uma tentativa do treinador de experimentar os laterais que chegaram, tentando encontrar a melhor solução. Se Gaitán jogar ao centro, e com Sálvio no lado direito, não me parecerá absurdo a inclusão de Melgarejo ou do próprio Cortez na posição mais avançada da lateral, e isso dará possibilidade a André Almeida de jogar mais vezes.

De facto, André é um jogador útil, mais defensivo que Ruben Amorim, e com um bom potencial que se vem demostrando jogo após jogo, fazendo dele um jogador que se poderá tornar um símbolo encarnado durante o que resta desta década. Se o aproveitarmos, e o soubermos segurar no clube.

A equipa B anda assim

Varela: Se todos os jogos que a nossa segunda linha encontrar tiverem a mesma qualidade do de hoje, o futuro keeper da seleção não terá grande hipótese de se mostrar. Quando foi chamado ao jogo, em pontapés de baliza e no aquecimento, esteve à altura, mas não dá para esquecer a época passada, onde correspondeu com mestria.

Gaspar: Esteve bem na pré-época, contra o Sporting, e manteve o estilo neste primeiro jogo oficial. Rápidissimo no processo ofensivo, a entender-se muito bem com Cavaleiro, esteve mal na cobertura ao 77 do Trofense (não me lembro o nome) por várias vezes, e só a experiência de Jardel, na cobertura, impediu males maiores. O Benfica B joga claramente ao ataque, e os laterais têm um papel importante, actuando muitas vezes à frente dos extremos, mas na equipa principal isso não é possível, logo terá que melhorar o aspeto defensivo.

Jardel: Nota-se que não está muito concentrado, talvez pela descida à equipa B. Esteve bem na cobertura aos colegas, e fez alguns cortes importantes, mas esteve péssimo a lançar jogo, obrigando Victor a recuar. Apesar disso, e pela qualidade de Huang, está aí uma boa dupla para atacar o campeonato da 2a.

Huang: Não estava à espera de encontrar um Huang a ser voz de comando da equipa, puxando pelos colegas, aplaudindo remates, defesas e jogadas como se um adepto fosse. Muita inteligência, um grande toque de bola, importantíssimo para subir, qualidades de médio-ofensivo num defesa-central que precisa, como eu já havia escrito, de ganhar alguma massa muscular. Um jogador a ter em atenção.

Semedo: Confesso que o sol me impediu de apreciar condignamente este jogador, mas pareceu-me similar ao lateral-esquerdo, dependendo de Huang e Victor para a cobertura, porque joga muito subido.

Victor: Tem jogado a trinco, e não tem comprometido. Joga recuado, não se mete em aventuras e entendeu-se bem com Matic, originando boas jogadas de ataque com ajuda do sérvio.

Matic: Craque. As jogadas pensadas passavam todas pelo maisnovo, obedecendo a instruções que já lhe estarão enraizadas, desmarcando inúmeras vezes Cavaleiro, Pinto ou Harramiz. Merecia uma assistência, mas nenhum dos jogadores mais avançados lhe deu esse prazer.

Pinto: Não me convenceu na época passada, não me convenceu na pré-época, e voltou a não convencer hoje. Muitos passes errados, não aproveitando a irreverência de Harramiz, e a não ter capacidade de dar continuidade às ideias de Matic, obrigando o sérvio a mostrar-se também como médio ofensivo.

Cavaleiro: Muito irrequieto, sempre a chamar por Matic, que lhe colocava a bola como ninguém. Criou alguns lances de perigo quando jogou na esquerda, mas acabou por se perder quando trocou com Rojas. Entendeu-se muito bem com o lateral esquerdo, criando uma dupla irrequieta e perigosa.

Rojas: Ao cóntrário de Cavaleiro, nunca chamava por Matic, limitando-se a esperar que o sérvio lhe colocasse a bola, e como Cavaleiro estava sempre a pedir bola, este novo reforço não se mostrou muito. Melhorou quando passou para a esquerda, apoiado por Gaspar, mas não causou grande perigo.

Harramiz: Não foi o mesmo Harramiz do jogo com o Sporting, esteve menos acertivo e não se entendeu com Pinto. Atiçado pelos adeptos e pelos berros do guarda-redes da Trofa, acabou por acusar a pressão, e ficou amarelado logo aos primeiros minutos. Não mostrou grande coisa.

Bernardo: Entrou na segunda parte e a equipa subiu de rendimento ofensivo. Começou no banco incompreensívelmente.

Costa: Entrou bem, mas jogou pouco tempo.

Teixeira: Jogou meia dúzia de minutos.

SE GRAMAS O MATIC, TENS QUE LER ESTA MERDA

Com um calor dos dubais, ao género do forno que aqueceu a supertaça, fui à terra dos fornos de Leitão nortenho, bem mais cheirosinhos que os da Marinha Grande, mais conhecida como Trofa, para ver o Benfica B.

Com bilhete para ver a primeira jornada da nova 2a Liga, este ano com o (primeira vez que escrevo isto) ALTO PATROCÍNIO da Cabovisão, aquela operadora de tvcabo que ninguém usa, onde ninguém trabalha, e que patrocina cenas a torto e a direito (podiam patrocinar-me uns sapatos novos). Lá se apresentou a segunda linha do Benfica, com o sol a apertar cada vez mais, e um adepto trofense (a quem prometi lá voltar, só para o filmar) a dizer que ia chamar paneleiro ao Jardel só porque não gosta de galinhas. De facto, a capacidade de argumentação dos cheiosdódio é impressionante.

Várias coisas saltaram-me à vista, pelo menos durante o aquecimento e primeiros 15 minutos, mas depois o sol começou a turvar-me a visão, e confesso que já tinha ligado um sistema de refrigeração de meio-litro de Súper, que parecia querer voltar ao estado de cevada, com tanto fervilhar, que me foi mantendo refrescado por dentro, enquanto o sol cegava o fiscal do lado esquerdo.

Pronto, e como disse um jornalista do sítio onde estou a estagiar a um treinador, "não lhe fodo mais a cabeça", vamos lá falar de Matic, o mais novo.

A jogar na posição que Enzo ocupa na primeira equipa, Uros aborda os lances como um 'martelão', desengonçado e com as pernas à arco do triunfo, mas a eficácia daqueles pés é algo de fenomenal. Quem acompanhou a pré-época, percebeu, nas vezes em que o miúdo jogou, que estávamos perante um jogador de futuro, e hoje pude comprovar que isso se mantém na equipa B. Se o campo tivesse um centro geodésico, o Matic mais novo seria o seu marco, o monumento que assinalaria o preciso local onde o meio de tudo se encontra, só que Matic também se mexe, e vai distribuindo a bola com uma precisão impecável, fornecendo magia sempre que a isso é solicitado. Ivan Cavaleiro passou a primeira parte a chamar por Matic, que lhe fazia sempre o favor de lhe reencaminhar a bola, nem que tivesse que deixar 2 ou 3 (mais o mergulhador Tiago) para trás. No aspeto defensivo, Matic sente a falta de um trinco no apoio, de um trinco inteligente que o saiba complementar, permitindo-lhe arriscar o desembaraço de jogadores adversários, para servir um avançado como manda a lei. E não é qualquer lei, é a lei dos melhores, dos que transportam a visão de um D10s Aimar, de um daqueles marinheiros que fica de luneta no mastro do barco, ou de um daqueles snipers que servem para dar balázios em brasileiros que se barricam em bancos.

Espero que durante a época ainda consigamos ver os manos Matic a jogarem juntos, pois deixa-me curioso ver a complementação que poderiam dar um ao outro. Sei que temos Amorim e André Gomes, e que ambos são portugueses, mas Uros Matic, na minha opinião, seria o suplente perfeito para Enzo. E quem o tem visto jogar, terá de concordar comigo.


Análise Individualizada da Pré-Época - MAXI

Se há algo com que os benfiquistas concordam em relação ao  Maximiliano, é que nunca tem férias. Começou a época há já algum tempo, onde foi titularíssimo na taça das confederações com o Uruguai, e mostrou bons pormenores, dando continuidade a algumas melhorias que tinha tido no final da época passada. Mas também já começa a ser consensual por entre os benfiquistas que Maxi anda a dar cacete a mais, e a jogar de menos.

Nesta pré-época só entrou em campo ao 6º jogo, na vitória contra o Levante, mas saiu, para entrar Sílvio, logo após o empate conseguido por Lima. Esteve discreto, mais concentrado no aspeto defensivo, o que leva a crer que tem plena consciência dos erros do 'ano passado'. Entrou também no jogo contra o Nice, quando o resultado já estava definido, e mais uma vez para o lugar de Sílvio. Nos dois últimos jogos da pré-época foi titular, dando a entender que será novamente a aposta de Jesus para o lado direito, com Sílvio a espreitar o lugar. A verdade é que Maxi começou forte no ano passado, mas foi perdendo qualidades, sobretudo devido ao cansaço, e como pouco tempo teve para descansar nesta pré-época, há o receio de que volte a suceder o mesmo nesta temporada.

Na minha opinião pessoal, gostava de ver André Almeida começar a época como titular, e logo se veria aonde isso nos levava, e caso não estivesse a correr bem, aí sim, poderíamos fazer regressar o Maxi, já mais descansado, e com a possibilidade de voltar a ser o Maxi a que nos habituou, pelo menos nas primeiras partes dos jogos nos últimos anos.

Análise Individualizada da Pré-Época - LUISÃO

O capitão foi o defesa que mais jogou nesta pré-época, e, aparte alguns erros como aquele cartão amarelo nos primeiros 15 minutos contra o Bordas, perfeitamente escusado para um jogo de pré-temporada, mostrou boa sintonia com os colegas. Não sendo dos meus jogadores favoritos, é certo que o desfecho da última temporada mostrou que ainda nos faz falta, e esteve muito bem a separar Cardozo de Jesus, mas a falta de Bruno César e Kardec para o rodízio, poderá ser o indicador do início do fim da titularidade do capitão.

A verdade é que Luisão fez duas ou três épocas de muita qualidade, mas já vai na década ao serviço do clube, e as duas últimas temporadas foram bastante tremidas, deixando-o com a titularidade apenas porque não existiam alternativas (pelo menos na ideia de Jesus). Neste momento, e com Steven, mas sobretudo Lisandro, à espreita, o capitão poderá passar o testemunho de forma pacífica e ponderada. Jesus ensaiou-o com quase todos os novos defesas, e não foi feliz logo no primeiro jogo contra os carteiros da Suiça, dando lugar a um Mitrovic animado na segunda parte. Certo parece ser o erro de ter Mitrovic e Luisão em campo, como se viu no jogo seguinte, talvez pela similaridade dos dois no que toca a bronquice na hora de decidir.

Jesus percebeu a incompatiblidade, e não voltaria a repetir a dupla em campo, optando pelas substituições diretas entre os dois. Isso naõ impediu que, nos cinco jogos em que Luisão participou, seis dos sete golos sofridos pelo Benfica foram com Luisão em campo, jogos esses que contaram com quase todos os defesas centrais disponíveis. A par de Mitrovic, será o defesa com mais golos sofridos sob sua alçada, nesta pré-temporada

Outro aspeto que não abona a favor do capitão, é a sua cada vez mais notória lentidão, levando a que se atrase nos carrinhos, deixando a equipa em risco numa posição essencial do terreno. A única esperança para o brasileiro será a saída de Garay, mas todos sabemos que isso não agrada, e nem é bom para o Benfica.

Onde o caso Cardozo se mistura com o caso das swaps

Para ler num novo site de Futebol onde passarei a colaborar semanalmente:

http://www.futebolada.com/2013/08/cardozo-e-pais-jorge-o-jeito-de-nao-ter-jeito/

A entrevista do Cardozo

Pareceu-me mais uma tentativa de valorizar o jogador do que um finalizar do processo disciplinar de modo a reintegrar o nosso melhor goleador estrangeiro de sempre.

A entrevista (devem ter sido uns 5 minutos ou lá perto) foi mais uma coisa daquelas de guião, o Moniz escreveu as perguntas e respostas e lá foi o Hélder Conduto fazer o frete ao patrão, juntamente com o Cardozo que não me pareceu com grande entusiasmo em ficar.
Há muito que se fala de que o jogador quer sair, e até vendo pelos últimos tweets do seu agente (a besta do Aldave) é a ideia com que fico.

Claro que prefiro que o Cardozo fique, mas só se não ficar contrariado. Como já disse a várias pessoas, mais depressa mandava o Jesus ir pastar...


A pergunta que se impõe é: E agora, o Melgarejo já fica ou ainda vai ser despachado à pressa?


PS - A todos os que me insultaram quando comparei o Cortez (ou Cortês ou o caralho) ao Émerson eu dedico a seguinte opinião (que é minha) - A DEFENDER SÃO AMBOS A MESMA MERDA

Análise Individualizada da Pré-Época - CORTEZ

"Emerson a defender, Coentrão a atacar.".

Foi assim que o Captomente, que goza uma pré-reforma aqui do tasco, classificou Bruno 'Cortez' Cortês. Não estará longe da verdade, pelo menos no que toca à comparação com o caxineiro, mas penso que El Cortez estará uns furitos acima de Emerson, mesmo depois daquela estupidez que deixou em linha o gajo do Sampa.A verdade é que foi uma aposta consistente de Jesus, ele que do alto da arca das frescas viu o brasileiro espalhar magia fora do seu habitat, porém espalhar-se ao comprido nas funções defensivas que lhe eram destinadas.

Confesso que gostava de ver Cortez como extremo suplente, mas já temos quatro anos de Jesus, e é quase certo que isso não irá acontecer. Ainda me deixa a esperança de poder melhorar um pouco, mas a verdade é que o manjerico foi os jogadores mais utilizados na pré-temporada (estou até em crer que foi o mais utilizado), e evolução só mostrou do primeiro para o segundo jogo, especialmente no posicionamento, contribuindo para isso o facto do segundo jogo ter sido contra uma equipa um pouco mais ofensiva. Nos restantes jogos não mostrou grande evolução, apenas no aspecto ofensivo, onde se sente como peixe na água.

De resto, e no plano geral dos jogos da pré-época, mau a marcar os espaços, lento na decisão, trapalhão nos cortes, tudo atributos para um Emerson. Mas a verdade é que lê muito bem os espaços p'ra lá do meio-campo, sendo muito bom no passe, e extremamente rápido a decidir, como comprovou aquela simulação de corpo com um pára/arranca à lá nigéria96, e se é capaz de tudo isso no ataque, porque raio é que falha na defesa, nesses mesmos itens? Pá, podem dizer-me que não percebo um caralho de bola, até porque não vi os jogos todos, e o que estou para aqui a escrever soe-vos a estupidez, mas Cortez deixou-me a pensar numa coisa.

Um gajo não tem vencido merda nenhuma nos últimos tempos, e isso deixa-me fodido, mas a verdade é que tivemos momentos muito bons, e não falo de passar eliminatórias ou ganhar muitos jogos, mas sim de algumas jogadas, alguns lances, pormenores, que dão uma alegria que só nós é que sabemos. E Cortez já me deu isso nesta pré-época, e foda-se, às vezes isso é mais importante do que a história ou do que os títulos para o museu.

O que é certo é que Jesus está no limbo, e se quer investir no gajo para lateral esquerdo, terá que ser bastante cortês com El Cortez (puta de trocadilho de merda, corto já os pulsos, esperem), e fazer umas horas extra, chamar o Coentrão para dar umas lições defensivas, pedir ao Valdo para comentar, sei lá... Para quem já perdeu com o Autuori, não haverá impossíveis.


Balanço individualizado da pré-época - ARTUR

Estupidamente desvalorizado pelos próprios adeptos, e sem defesa por parte da equipa técnica ou direção, o Rei Artur teve uma pré-época tranquila, com alguns erros normais nesta altura do ano. É consensual que, no final da época passada, a confiança do guardião caiu tão depressa como os juros dos swaps do citibank, mas deveria ser também consensual as magnifícas exibições que o brasileiro fez de águia ao peito, levando a que muitos já o comparassem a Preud'Homme.

De facto, o final da época passada, especialmente após o jogo no campo do dragom, foi um vexame que deitou todo e qualquer ânimo por terra aos jogadores, mas sendo Artur o dono da posição onde isso mais se nota, foi também dos mais criticados, talvez por, ao fim de tantos anos com jogadores para embirrar, a nação benfiquista não soubesse para onde se virar.

Não escondo a minha parcialidade em relação a este jogador, pois as suas defesas no primeiro ano de Benfica deixaram-me estupefacto, mas acho ridículo a forma como alguns Benfiquistas ilustres, wathever that is, teimam em condená-lo. Se uns pedem para que o brasileiro saia, nem que seja a custo zero, e a esses tiro-lhes o chapéu por serem frontais e directos, outros querem uma alternativa credível, pois não acham que Paulo Lopes (contratado para ser alternativa credível), Mika ou Varela (titularíssimos das seleções jovens) sejam bons o suficiente para fazerem sombra a Artur.

Agora pensem, se temos dois guardiões fantásticos das camadas jovens, que possivelente serão os futuros guardiões da seleção A (ou seriam, caso estivessem noutro clube que não o Benfica), e os nossos adeptos acham que eles não servem para fazer sombra a Artur, então é porque têm Artur em demasiada boa conta. Pelo menos deveria ser essa a interpretação lógica. Mas não é. O que esses adeptos querem é um novo guarda-redes, que substitua e despache o brasileiro sabe-se lá para onde. 

De qualquer forma, e tendo em conta que por variadas vezes nomes como Maxi, Melga ou Luisão deixaram o guardião desapoiado, não seria mais coerente pedir-se alternativas também para o sector defensivo? Não! O que interessa é encontrar um bode expiatório, e se já não é possível descarregar a fúria em Emerson ou Bruno César, Artur foi o grande visado da insatisfação encarnada, e nem a ressurreição de Roberto parece querer amainar isso.