Hoje já escrevi mas apetece-me blasfemar

Um grande amigo Sportinguista, na antevisão ao dérbi tentou apelar ao meu coração:

- "oh puto, o Sporting tem que ganhar mesmo este jogo! Senão lá vão aqueles cabrões ficar em primeiro... Tens dúvidas que contra o paços vão limpar aquilo tudo? Têm tudo comprado..."

Confesso que me pôs a pensar mas não conseguiu que eu não torcesse por uma vitória do Benfica. Na altura fiquei a pensar: "epa, é para ganhar...mas vai saber pior que das outras vezes...".
Entretanto isso já passou, a seguir ao jogo fiquei foi chateado porque mesmo tendo jogado mal e mesmo tendo o Sporting sido melhor equipa no global do jogo, podíamos ter ganho o jogo se jogássemos um bocadinho mais à bola durante mais do que meia horita na 2ª parte. (Não comento arbitragens, apoio inequivocamente!)

O meu amigo continuou:
- "vocês não vão a lado nenhum, pá! Preferes o fcp ou Sporting campeão?"

Esta é uma pergunta traiçoeira. Quando porto e Sporting disputam um troféu (o último foi em 2008, creio) nem sequer vejo o jogo, quanto mais festejar golos de quem quer que seja, mas obviamente que prefiro que não ganhe o porto. Acho que é mais por uma questão de comodismo do que rivalidade... Aqui onde vivo, quando o Sporting ganha alguma coisa não há carros a buzinar na rua, quase não existem Sportinguistas para me lixar o juízo no dia seguinte e os pouquíssimos Sportinguistas que conheço são muito boa gente e merecem andar contentes com o seu clube, ao menos algumas vezes.

Acredito que o Benfica ainda vai muito a tempo de fazer uma boa época (com títulos, foda-se! Não é com quases), estamos longe de estarmos acabados e é óbvio que houve algum exagero a empolar as primeiras jornadas, porque dava jeito aos mesmos de sempre. Mas isso não invalida o facto de este Sporting ter qualidade no plantel, terem um optimo treinador, andem a jogar bem (e melhor do que nós) e tenham um presidente cuja intenção é defender o clube.

É por isso que esta época sinto que há qualquer coisa de diferente no Sporting e portanto, vou blasfemar:
Se nesta época o Benfica ficar arredado cedo do título, entre Sporting e fcp vou escolher o Sporting em vez de escolher o que preferia habitualmente nestas situações: um míssil termonuclear em alcochete e outro no olival.

Acho que se o Sporting fosse campeão esta época podia marcar uma mudança de mentalidade nos rivais.

Quando falo de rivais, falo obviamente de nós, Benfiquistas.
Para os portistas não mudava nada, claro. Para eles, mentalidade é o que o proxeneta idoso decretar e acabou-se. A sorte deles é que o pintinho nunca se lembrou de decretar que "Quem num infiáre um daqueles gárfinhos de marisco na urétra ou na bagina e a seguire num infiáre páuzinhos dos chineses nas córneas num é um portista digno! É um tráidore ao Nuórte ao serbiço de Lisboua!", caso contrário não havia portista ferrenho que não fose cego e estéril.
Para esses, um título do Sporting teria sempre uma explicação qualquer muito simples. Seria sempre uma golpada da Lisboa benfiquista que quer o Norte de joelhos e fez do Sporting o seu peão.

Mas para uma grande parte da nação Benfiquista, um hipotético título do Sporting esta época (hipotético, porque eu quero mesmo é o Benfica Campeão 2013/2014 e é nisso que acredito) podia lançar dúvidas existenciais pertinentes:

- "Atão mas a seguir à pior época de sempre eles são campeões? Como é possível? Para isso precisavam de cortar com o poder corrupto que manda no futebol português, por ordem no plantel, construir uma equipa com qualidade e de acordo com as possibilidades do clube, com contratações cirurgicas misturadas com a prata da casa e um bom treinador. Sem promessas irrealistas da direção e pés assentes na terra. Ah, e ter sempre os interesses do clube em primeiro lugar na sua defesa, tanto em questões financeiras como em questões futebolísticas. Isto são tudo coisas não se fazem de uma época ou outra... É óbvio que são precisos no mínimo 13 ou mais anos para isso! Ou queres ver que o pinto da costa mudou de clube..."

Não, não estou a passar um atestado de morte ao Benfica campeão de 2013/2014 nem a dizer que o actual Sporting é uma equipa do caraças que vai ser campeão. Não, não acho que o Sporting depois de anos de gestão danosa intencional - e que culminaram com estas últimas 4 épocas desastrosas - vá lutar pelo título este ano. O meu palpite é que fiquem em 3º.
E não, também não estou a dizer que a direção do Benfica faz tudo mal e a nova do Sporting faz tudo bem.

Mas vejo mais amor ao clube na actual gestão do Sporting do que na nossa. Sinto que se falharem (como é muito possível), não será por falta de sportinguismo. Sinto que se errarem, pelo menos tê-lo-ão feito a achar que estavam a fazer o melhor para o Sporting.
Resumindo, sinto que eles estão no bom caminho e nós não, mesmo que fiquemos à frente deles esta época.

Chamem o que quiserem, a mim e aos sportinguistas. Mas sinto que o clube é deles... E o Nosso clube, quando volta a ser Nosso?

p.s.- Para quem não percebeu, no post anterior não dediquei um parágrafo ao Valdemar para o gozar, até porque entendi que o que ele escreveu sobre submissão era uma ironia. Escusam de começar para aí a insultá-lo nos comentários a usar o que escrevi.
Só quis mostrar que, na minha opinião, a submissão que acusava o Sporting de ter para com o fcp não tem que ver com a entrega dos jogadores nos jogos contra o Benfica. Isso deve ser sempre o espírito de um clube grande quando joga contra um rival. Além de que, quando jogam contra o porto a entrega dos jogadores é a mesma, ou não tivessem eles conquistado mais pontos contra o porto do que nós nestes ultimos 6 ou 7 anos (que eu me lembre, se calhar é mais ainda).
Para mim, quando falo da submissão falo de negócios inacreditaveis como o do moutinho ou as atitudes e mentalidades de alguns sectores de adeptos, que incluem alguns adeptos mais mediáticos.
Grande abraço, Valdemar!

26 comentários:

David Duarte disse...

Indo na tua linha de pensamento digo as coisas de uma forma ainda mais clara e directa : neste momento admiro os que os sportinguistas fizeram (com a devida ressalva que estimo bem é que se f...).

Sinceramente, conseguiram mudar o estado de espirito do clube em poucos meses, conseguiram deitar abaixo uma "ideologia" de anos que monopolizou todos os orgãos de poder e que foi destruindo pouco a pouco o clube. E conseguiram fazer isto quando os criticos eram minoritàrios (que votação teve o Bettencourt?) e, apesar de minoritàrios, não deixaram de fazer o seu trabalho : abrir os olhos dos outros para a merda na qual o clube estava a entrar.

E o que é o Sporting neste momento? Um clube, desde Presidente até aos adeptos, orgulhoso porque sente que o seu destino està nas suas mãos. E este é o primeiro passo para voltar a ser o grande clube que efectivamente jà foi. Talvez não ganha nada este ano, nem no proximo, mas as bases começam a existir para no futuro haver um sucesso não esporàdico, como o nosso, mas consolidado em conquistas regulares. E a base disto é pura e simplesmente a confiança de que o Sporting pertence aos sportinguistas.

Quando olho para a situação actual do Sporting, um grande clube a acordar, e comparo com a situação actual do Benfica, um grande clube que ainda està a sonhar, sinto inveja. Jà sei que me vão atacar aqui e por isso digo, como o Pedro também disse, que não acho que tudo é perfeito no Sporting. Mas têm um orgulho que neste momento não existe no Benfica. Podemos acusar uns e outros por serem a causa da divisão que existe no Benfica. Mas a verdade, o facto, é que esse orgulho em sentir que todos estão concentrados na defesa do clube existe no Sporting e não existe no Benfica. Todos os sportinguistas sentem que o clube é representado por um sportinguista que pensa e sente como eles, no Benfica existe a duvida se realmente são os interesses do Benfica que são defendidos (os "vieiristas" atacando os criticos, os criticos atacando Vieira). No Sporting houve uma real ruptura com os interesses corruptos do futebol português, no Benfica hà apoio inequivoco a esses interesses.

Eu, que pertenço à minoria actual do Benfica, vejo no resultado do trabalho que na altura poucos sportinguistas fizeram uma motivação para pensar que no nosso clube tal também é possivel, ou seja, deitar abaixo os interesses de quem dirige o Benfica para colocar o interesse do Benfica acima de tudo.

O Sporting acordou, o Benfica continua na ilusão do sonho.

David Duarte disse...

Abraço Valdemar!

Francisco disse...

Que merda é esta?
À 3ª jornada (e nem é por ser à 3ª jornada) vamos deixar o sporting ganhar para o porto não ser campeão?? Estamos na 3ª jornada pah.
Não querem que o porto seja campeão? Então tanto o Benfica como o Sporting nos dois jogos que têm contra o porto (são 4 jogos no total) ganhem caralho!! 4*3 = 12 pontos a menos para os porcos azuis.
Abram os olhos!!!

David Duarte disse...

Olha, mais um que vive na ilusão do sonho. Vai Francisco!!! Vai com força! ACREDITA!!!

Francisco disse...

David, ilusão do sonho? Estás a gozar só pode. Como é que o Benfica ou Porto querem ser campeões se não ganham aos cagalhões azuis? E para o benfica o ano passado bastavam mais 2 pontos.

O Ano passado Benfica-Porto: Empate e Derrota.

Sporting-Porto: Derrota e Empate.

À quantos anos é que o Porto não perde/empate esses 4 jogos? provavelmente desde no inicio dos anos 90..

David Duarte disse...

ACREDITAAAAAAAA!!!!!

Francisco disse...

Não é questão de acreditar ou deixar de acreditar, porque provavelmente isso não ira acontecer.

É o que tem de acontecer para virar o panorama do futebol nacional.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JAraújo disse...

Um caga o que come e o outro come o que caga. Um é verde e chamo-lhe Portas o outro é vermelho mas coisa e tal...

Um vivia debaixo do musgo e acordou porque a equipa agora nem sempre perde o outro vivia na lua e agora porque não ganhou não quer que os outros sonhem e acreditem.

Os dois juntos não fazem um e quando isto voltar à sua normalidade o verde foge para debaixo do musgo o outro vem contar que vai para o marquês e coisa e tal...

No meio disto fica o Vitto, como observador, preenche papeis mas não manda nada... faz uns relatórios de vez em quando.

David Duarte disse...

"Normalidade" e "ir para o Marquês" é algo contradictorio não? é que sinceramente, fui là tão poucas vezes nos ultimos 20 anos que até tenho dificuldade em saber o caminho.

JAraújo disse...

Não liguem muito é só uma fábula...

Arsène Lupin disse...

"Grande abraço"? Pareces o Maurício.

rui disse...

Estou de acordo com o david duarte,outra coisa ridicula são aquelas frases usadas do genero, maior que portugal,so o benfica enche estadios...Isso é ridiculo,para ja considero que em termos de claques,o benfica é quem tem a pior,e a menos organizada.

Ainda ontem em felgueiras o estadio tambem estava á pinha,e nos mesmo na mó de cima,raramente metemos 50 mil no estadio.Não é que eles os 2 tambem metam mais,mas nos ainda somos quem tem mais adeptos, so na area de lisboa,vivem sei la,2 milhões de pessoas,vamos dizer no minimo dos minimos 500 mil são benfiquistas,existe 16% desemprego em Portugal,desses 500 mil,100 mil estão desempregados,fica 400.Entre uns e outros mais pobres e outros mais comodistas que preferem ver na tv,nem que restasse 100 mil,e ja nem conto com o resto de Portugal,não á razão nenhuma para nao ter em todos os jogos,no minimo dos minimos 50 mil pessoas.Mesmo em termos de militancia,ainda ontem ouve um jogo de andebol no porto,o pavilhão estava cheio,e costuma estar,seja no hockey,seja no que for,nos nem por isso.

Por isso a crise não desculpa tudo,muitos viraram costas ao clube,eu conheço gente assim,eu conheço o meu vizinho,de quase 6o anos que foi ele quem me ensinou a ser benfiquista,que em tempos ia ca do norte na estrada nacional 6 horas pra ir á luz,que todos os fins de semana,terças ou quintas estava batidinho na casa do benfica para ver os jogos,hoje em dia,perguntam lhe qualquer coisa,então o Benfica? Não sei..nao tenho andado muito a par...é esta a resposta que recebo,e tudo isto é muito triste. O Benfica precisa de sangue novo,este esta mais que batido,e pior,derrotado. Podem dizer tudo o que quiserem, o porto neste seculo ganhou mais taças internacionais do que nos presenças no jamor,o porto veio ser campeao ao nosso estadio,o porto fez de nos o bombo da festa quando tinhamos 5 e 4 pontos de avanço,o porto prepara se para este ano voltar a ser tetra pela 2 vez em 9 anos. Temos que reconhecer que fomos derrotados de alto abaixo,e por isso se esta gente tivese no minimo alguma decencia,e vergonha na cara,tinha no minimo colocado o lugar á disposição.

Redceltic disse...

Um sportinguista diz que queria que o seu sporting ganhasse pq senao o porto era campeão e os benfiquistas vivem no sonho???!!!!
WTF???
O benfica pode não ser campeão, mas o sporting não o será de certeza, nem será sequer top 3... orçamento meus amigos. Quintero custou o mesmo que a equipa do Sporting toda. No futebol milagres há de vez em qd, mas não em campeonatos... O porto foi campeão contra o melhor benfica de sempre o ano passado e está tudo dito sobre o que vale o porto!

hertz disse...

Subscrevo totalmente o que disse o Redceltic.
Em 1º lugar nunca na vida ia ficar em dúvida se queria mesmo que o Benfica ganhasse contra o Sporting só porque assim o Porto ficava isolado. Em 2º lugar, só quem for muito ingénuo é que acha que o Sporting pode "impedir" este Porto de ser campeão. Este ano se ficarem em 3º já será bom para eles pois é preciso não esquecer que vêm da pior época de sempre.

Quanto ao Benfica e a luta pelo título, sinceramente, já não acredito que cheguemos lá. Neste campeonato 5 pontos de desvantagem para o Porto é praticamente fatal mesmo se estivermos apenas na 3ª jornada.

Vitto Vendetta disse...

O Vitto não manda nada? Eu mando, até te mando para o caralho :)

JAraújo disse...

Já mandaste... ;)

Daniel disse...

EU QUERO QUE VOCÊS SE FODAM TODOS COM TRINTA CORNOS MAIS O SPORTING E O VALDEMAR!!

O BENFICA É O MAIOR E O PORTO E O SPORTING SÃO MERDA!!

Não passam de uns cagalhões com asticõ, tal como o Vieira...

TENHO DITO!

hertz disse...

O Valdemar anda por aí? É que no outro dia ele escreveu aí um post qualquer onde, entre outras merdas, disse "É que nós não somos iguais a "eles". "Deles" espera-se tudo."
É que eu queria que ele visse uma imagem onde mostra toda a nobreza dos grandes adeptos do Sporting: http://1.bp.blogspot.com/-CtFjIISN4Eo/UiTeoso9q3I/AAAAAAAAHIQ/SR8nK6lr2wk/s640/1186019_226231237534397_105817236_n.png

JAraújo disse...

Concordo com os 3 primeiros pontos, o"Tenho dito" é subjectivo.

Benfiquista Tripeiro disse...

Isto é tudo muito bonito, mas eu quero ver como é que o sporting se vai aguentar no campeonato quando começarem os jogos europeus. É que o grupo que lhes calhou não é nada fácil!

Mesmo sendo cabeça de série, o sporting vai ter de ir logo na primeira jornada a casa do "nunca ficámos em sexto". Depois recebe o "vê a champions do sofá" numa semana lixada para o campeonato. E para piorar as coisas, em Dezembro vai ter de ir para o frio e para a neve jogar no terreno do "às quartas as luzes de alvalade estão sempre apagadas". E toda a gente sabe que ir lá em Dezembro, naquele sintético manhoso, com temperaturas de gelar os tomates, não é nada fácil!

The Mask disse...

Vamos lá ver se nos entendemos. Estamos numa página que tem o nome de um grande senhor como título mas que pouco nos deu a ganhar, aliás jogou menos do que o que nós queríamos. Desculpem a blasfémia.
Podemos então dizer que a racionalidade não é para aqui chamada.
E vocês vêm para aqui com uma conversa de que ah eu quero perder para o do costume não ganhar... Foda-se vão para o Caralho todos!
Eu nunca quero perder, eu estou-me a cagar para quem ganha p campeonato, se esse clube não for o Benfica. Aliás eu vejo futebol porque o Benfica existe, aliás sem o Benfica eu seria da seleção (e estes gajos ainda me desiludem mais que o benfas).
Foda-se mas agora tenho de querer perder para ser politicamente correcto. Ai! Eu não posso então que seja estes e não aqueles que são maus! (Usem os trejeitos do Castelo Branco ao ler esta frase).
Vão pó Caralho pá! Eu não sou um acredita, mas também não sou um otário. O Benfica que vá ganhando os seus jogos e os outros que se fodam

Unknown disse...

Vocês não lêem o que eu escrevo ou são todos asnos, caralho?
Onde é que eu digo no texto que prefiro que o Benfica não ganhe?

pitons na boca disse...

Eu só vou mandar para o caralho o Valdemar (porque muito se tem esforçado por isso) e os benfiquistas que atiram a toalha ao chão na terceira jornada.

Ide para o caralho. Tenho dito.

pitons na boca disse...

Adenda ao comentário anterior:

E os andrades também, por serem andrades, mas isso está subjacente a qualquer comentário meu, como já deveriam saber.

The Mask disse...

Não dizes mas "ficas a pensar", dizes que "é para ganhar mas vai saber pior" coisas do género. Como se te sentisses culpado de quereres enxovalhar lagartos.
Para mim isto é muito simples! Andamos todos muito preocupados com política (leia-se dirigismo) e menos com futebol. Não andamos a jogar um Caralho certo, e vemos o entreposto de jogadores em que o Benfica se tornou. Deixamos de ter símbolos no clube, qualquer jogador é do benfas, isto passa a mensagem que o Benfica é banal.
Daqui resulta o nosso actual entusiasmo, daqui resulta p nosso desagrado.
Temos um treinado que às vezes é um completo incompetente, mas até sabe pôr a equipa a dar espectáculo, mas não ganhamos nada. Maia uma vez nós adeptos de corpo e alma definhamos perante as evidências.
E agora vejam o seguinte, lembram-se do Trapatoni? Dos Everton, Paulo Almeida, Karadas e outros? Mas fomos campeões a jogar merda com jogadores do nível do Cortez ou pior, nessa altura eu lembro-me bem do desagrado que existia nos adeptos. Somos uns eternos insaciáveis porque desde de pequenos que nos disseram que éramos os maiores. Do outro lado tens um clube verde que ganhou fôlego porque se transformou numa espécie de Braga e cujos adeptos tiveram quase a acreditar que ele iria desaparecer. É daí que vem p actual orgulhinho de ser lagarto.
Vi o derbi em casa de uns amigos, eram seis lagartos e dois lampiões. No golo do Montero, aqueles cabrões festejaram de raiva, um deles até chorou. E a partir daí qq passe ou finta ou jogada era a "melhor do mundo e estamos a jogar muita bem" e eu só via o Benfica a fazer merda, mas estranhamente foi do Benficas as maiores perdidas do jogo... Resumindo, a exigência é fodida, mata o entusiasmo e corrói a paciência!