Motivação - Estão fazendo isso errado

Tenho evitado comentar a pré-época e já o faço há uns anos por duas razões principais:

Primeiro porque não é na pré-época que se tiram conclusões definitivas. O plantel está longe de estar fechado, as saídas por definir, as entradas em processo de adaptação e o modelo de jogo em afinação.

Segundo porque depois da figura de urso que fiz ao ter achado que no Verão de 2007 estávamos a construir uma equipa do caraças, aprendi a lição.

No entanto, abro uma excepção para esta pré-época porque preocupa-me o que está a acontecer.
As minhas preocupações começam com a forma como se constrói o plantel. Basicamente vamos comprar jogadores de ataque à Rua do Ouro e jogadores defensivos ao Minipreço, e de marca branca. Não estou a dizer que temos maus defesas, só não percebo porque é que para uns há milhões e para outros contam-se tostões.
Já para não falar da quantidade de jogadores que temos, o que faz com que um destes dias, quando o Benfica for em digressão a qualquer lado, vai ser preciso fretar o "Emma Maersk".

Entretanto, Miguel Rosa nem uma chance tem, Roderick tinha lugar no jogo do título mas agora já não tem lugar na equipa e é vendido. A "Aposta na Formação" apresentada em 2011 foi mandada às urtigas. Cardozo está proibido de entrar nas instalações do Benfica mas o nando das facturas é convidado de honra para a inauguração do museu.
E tudo isto se passa sem que os sócios e adeptos sejam informados do que quer que seja.
E o que dizer da questão Pizzi-Roberto? Sem comentários. Aliás, até tinha muitos comentários a fazer mas não ia ter palavrões que chegassem para me exprimir. Logo na altura me pareceu tudo muito estranho, mas não imaginava a dimensão da aldrabice.

Tudo isto está a feder, e olhem que eu sei do que falo. Quando fui ao Paredes de Coura '03 só arranjei espaço para armar a tenda (salvo seja!) perto dumas casas de banho portáteis e como se não bastasse, certa noite o São Bernardo de uns vizinhos largou ao lado da minha tenda um presente do tamanho de um paio! Por isso meus caros, de coisas que fedem percebo eu!
Está-me a feder que as grandes preocupações nas compras, vendas, empréstimos, dispensas e, mais recentemente, vendas fantasma, são os negócios, quem ganha quanto com comissões. E não me parece que seja o Benfica quem mais ganha...
E só depois está aquela coisa que parece estranha: o interesse do Benfica e a construção de um plantel com qualidade e equilibrado para ganhar títulos.

Mas se a direção e o treinador não motivam (nadinha mesmo!) os adeptos, os adeptos devem desmotivar a equipa?
Oh pessoal dos assobios, eu também gostava que a questão do Cardozo tivesse sido tratada de outra maneira e que ele ficasse. Mas acham que é justo assobiar e pressionar um jogador como o Lima, que deu tudo pelo Benfica e marcou 30 golos na época passada, só porque não acerta com a baliza num amigável? Ou o Rodrigo, que é bom jogador e está à procura de confiança? Ou o Artur?
Se o treinador e a equipa já estão sobre brasas pelo que aconteceu em Maio, acham mesmo que o melhor a fazer é pressioná-los ainda mais?
Também estou desmotivado como a generalidade dos benfiquistas. Também vejo negociatas pouco claras com as quais o Benfica nunca ganha.
Também vejo muitas indefiniçõs no plantel. Também vejo um presidente e treinador repetirem erros e, época após época, fazerem destas figuras:



Mas acham mesmo que a melhor maneira de lidar com isso é intranquilizando ainda mais a equipa?
Vão para as assembleias fazer barulho, vão votar nas eleições mas porra, não maltratem nem intranquilizem ainda mais os jogadores. A direção já faz isso muito bem!
Se a coisa já parece difícil, acham que sem o vosso apoio vai correr melhor?

Dia 18, tudo aos Barreiros e nada de assobiadelas! Bora lá!
Força Benfica!

p.s. - Os habituais velhos do restelo, que gostam de dizer que Portugal é uma piolheira onde não se faz nada de jeito levaram uma bela lição no sábado passado. Engenheiros e operadores logísticos portugueses levaram a cabo uma brilhante operação. Conseguiram deslocar o túnel da Luz em mais de 4000 km, de Lisboa até S. Petesburgo, para provocar (de forma infame, claro) o Givanildo retardado a meio da manhã e ainda o trouxeram a tempo do jogo do Benfica na Luz ao final da tarde. Parabéns!

12 comentários:

Unknown disse...

É isso Pedro, o pessoal tem de apoiar incondicionalmente a equipa!!

As críticas à direcção fazem-se nas assembleias!! Eu sempre dei algum beneficio da dúvida ao Vieira porque imaginava que era difícil recuperar o SLB da lama que estava e coiso e tal. Mas agora já está a ser muito fedor.

FS disse...

Pelo andar da carruagem temo, a médio prazo, ver uma equipa medíocre(por falta de dinheiro) a jogar num estádio quase vazio. Espero bem que os meus receios não se concretizem, é sinal que o SLB conseguiu dar a volta.

Luciano Silva disse...

Umas observações:

1: Concordo que não é na pré-época que se retiram conclusões (acho que nem ao fim de 4 anos, não é?), mas achas que a equipa merecia ser reforçada no ataque como foi? Rios de dinheiro gastos em avançados/alas/extremos quando já se deu provas de termos um excelente ataque, e por outro lado não se investe em defesas e médios. Será porque os avançados se vendem mais caros e isso gera mais lucro (e comissões...). O que me leva a outra questão.

2: O Benfica é um clube de futebol, não é uma empresa de contabilidade, mas mesmo que fosse uma empresa de contabilidade, onde anda o dinheiro das vendas? É que cada ano que passa o passivo aumenta (já é maior que o do Real Madrid...) para níveis que nem sei onde vamos parar. O Sporting estancou a hemorragia (ou diz-se que sim, sei lá) mas não será altura de pensarmos em também nós salvarmos o Benfica? Ou será que os adeptos estão tão alinhados que não conseguem pensar por si próprios?

3: O tempo do Jorge "Jejum" já acabou. Com a merda do fantasma do Porto continuamos a pagar um salário principesco (meu Deus, ele é um dos treinadores mais bem pagos do mundo!) e desportivamente não há retorno nenhum! Já chega, não?!

4: A questão Roberto é paradigmática do tempo em que vivemos. sinto-me envergonhado e nem quero falar mais disso. disso e do facto de LFV ser, desde há dias um dos mais ricos de Portugal. Sinto vergonha.

5: Não sou do gang do assobio, nem sou do gang do aplauso quando tudo tresanda a incompetência. Isto é o Benfica, exige-se respeito, mas não vamos ficar calados quando se vê toda a podridão ao nosso lado.

6: LFV adivinhando tempos difíceis voltou a chamar Rui Costa para lhe forrar as costas. Isto irrita-me, eu sei que Rui Costa tem de ganhar a vida (e depois do percalço do divórcio ainda mais), mas desejava-lhe algo melhor.

7: Dos outros não falo, com o que vai na nossa casa já chega e sobra!

artnis disse...

"Vão para as assembleias fazer barulho..."

Quais?! As controladas pela secção de pugilismo ou as orientadas pelos benfiquistos lambe-cús?!

Se o 'grande líder', em quem deixei de votar, depois da manivérsia que arquitectou em 2009,continua a aplicar o seu plano de agrilhoar a Democracia no SLB, a tendência é para vir a acabar com elas.

A última a que assisti,depois de venderem o seu (deles!)peixe, e quando o pessoal estava a começar a por em causa a sua qualidade e frescura ...

encerraram a banca à pressa e foram embora. Sem contestação, na maior das calmas !!!

Fiquei estupefacto!

Em 50 anos de associado, nem no tempo da 'outra senhora', nem tampouco no do 'diabólico' Vale e Azevedo, tal havia visto.

Como diria o meu Avô, isto está mesmo entregue ao broche.

Oxalá me provem estar
completamente enganado.

artnis disse...

Ahh sim, os meus parabéns pelo teu excelente texto. Mais um, cheínho de qualidade e benfiquismo.

Abraço Glorioso

VIVA O BENFICA!

Luciano Silva disse...

E só para manter o ritmo aí temos mais uma contratação, Pablo del Moral, do Segovia. Neste momento tenho sérias dúvidas que o Benfica saiba quantos são os seus futebolistas profissionais...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/Futsal/interior.aspx?content_id=837194

Alberto disse...

LM acho que esse gajo é do Futsal.

Luciano Silva disse...

Tens toda a razão Alberto. Obrigado.

Fui ver as notícias e estava lá essa e como estou escaldado nem reparei que era de Futsal.

No entanto não invalida em nada aquilo que escrevi.

DeVante disse...

Farto desta merda!!!
Compram-se jogadores para o ataque porque o nosso clube transformou-se num entreposto de jogadores. Os jogadores de ataque, normalmente custam mais do que os da defesa. Para quem vende convém saber disso. Pagamos bem ao Jejum porque ele não é treinador de futebol mas sim valorizador de activos. O Benfica é uma empresa...de apoio aos negócios do sr. Luis Filipe Vieira, que, por acaso, também ocupa a cadeira de presidente do Glorioso Sport Lisboa e Benfica...

DeVante disse...

Perdemos três títulos, TRÊS finais, e aquele que se diz capitão da equipa nem ma única vez foi falar à imprensa, UMA ÚNICA vez!
Foram o Enzo, o Matic, o Maxi, etc...o capitão nem vê-lo...e ninguém dá por isso e ninguém lhe diz nada.
Enquanto continuar a merda de filhos e enteados, vacas sagradas no Benfica não chegaremos lá.

rodes disse...

JJ, o que devia ter saído e renovou por 2 anos e a incoerência com os jogadores.

1ª entrevista após a renovação do contrato perguntam-lhe por Oblak. Resposta: É para emprestar. Artur é quem joga e o 2º para aquecer o banco tem que ser português por causa das competições europeias. Entretanto percebeu aquilo que já todos vimos, Artur treme muito, principalmente nas alturas de pressão, e afinal quer outro GR. Entretanto numa aposta de futuro, vai apostando em Paulo Lopes. Algum problema em Mika jogar na taça Eusébio? Pelo meio Oblak fartou-se de empréstimos e diz que já não volta. E assim se perde talvez o GR mais promissor depois de Enke.

Def Esquerdo: 1 ano a apostar no Melga, aposta de risco, que lá foi fazendo o que podia. Este ano Cortez, ao mesmo estilo de Melga. Ataca muito defende mal. O Melga já não conta. Se calhar porque foi defendido por Cardozo na final da taça. A vingança de JJ.

Roderick: De titular em alguns jogos no campeonato passado, do jogo do título a emprestado por 5 anos.

Ruben Amorim: De criticado, emprestado à renovação de contrato. Vai ocupar o lugar de Carlos Martins no banco ou na enfermaria.

Miguel Rosa: Melhor jogador da 2ª liga, capitão de equipa, despachado para o Belém, sem uma única oportunidade. E gasta-se dinheiro em Farina.

Urreta, Mora, Jara, Michel, Luisinho, Hugo Vieira, Djaló, Emerson, Airton,... tantos milhões gastos que davam para alguns jogadores de grande qualidade.

E agora temos os sérvios. E parece que vêm mais dois.

A equipa neste momento é Salvio e mais 10. Vamos lá ver se no fim do mês não são apenas 11 atrás duma bola...

Rafael Ortega disse...

Qualquer treinador competente dirá que uma equipa se começa a construir a partir de trás.

Quando se olha para as compras do Benfica percebe-se que, se o Jorge Jesus tem assim tanto poder como se diz, então é profundamente incompetente.