So long, Havelange

Alertado pelo facebook do Romário, um agora deputado exemplar para todas as democracias, vi que o João Havelange renunciou ao cargo de presidente honorário da FIFA. Isto porque daqui a 12 dias, a comissão de ética do organismo de futebol vai anunciar que ele aceitou mais de um milhão de euros em subornos da ISL, empresa de Marketing responsável pelos Mundiais.

É uma pena vermos um senhor de 96 anos terminar assim a sua ligação oficial ao futebol, mas não mais é do que o reflexo do que se tornou este desporto nas últimas décadas, com o escalar do capitalismo selvagem e do desaparecimento do verdadeiro significado de 'desportivismo' do desporto-rei.

Junto com Havelange vai Ricardo Teixeira, o Madaíl lá do sítio (liderou a Federação Brasileira durante quase 3 décadas), acusado, e já provado anteriormente que desviou fundos para o seu bolos, controlava deputados e eleições de deputados para proteger os seus interesses, e fez perder dinheiro com contratos lesivos, que só o beneficiaram a ele e às suas empresas.

Um grande abraço de parabéns aos Brasileiros, que estão a conseguir limpar alguns corruptos de topo, antes de receberem o mundial.

PS: Já que falei no Romário, vou-vos deixar umas declarações deveras interessantes, feitas pelo próprio, no facebook:

"Pelé ontem rebateu minha famosa frase “Pelé calado é um poeta”. Comumente usada, afinal, ele vive dando deixa. A última besteira que ele disse foi que a base do Corinthians deveria ser a base da Seleção. Pediu, né?

Ele respondeu ontem: "Tem muitas pessoas que não sabem muito o que querem e ficam atacando os antes. Mas sou católico apostólico romano e acredito que Deus sempre perdoou os ignorantes, e eu perdoo os ignorantes".

Algumas informações para este Sr.

Primeira: A base do time que ele sugeriu para a Seleção tomou ontem a maior vaia de sua história. Merecidamente, porque eles não jogaram nada.

Segunda: Ele disse que é muito católico. Acho que não é tão católico quanto afirma, porque se fosse, teria assumido a filha e ido ao enterro dela.

Além de poeta, também é um boçal."

PPS: Logo vou falar sobre o 'não' alargamento da Liga para o próximo ano. Estou completamente contra esta notícia!

5 comentários:

Rennie disse...

ficamos á espera da posta do alargamento...uma das maiores barbaridades que podem fazer ao futebol em Portugal!


o pelé é o tipico jogador da bola superdotado mas bronco: tem o cérebro todinhooo nos pés! já na cabeça...só mesmo para cabecear!

Joao Martins Cotrim disse...

Eu também sou a favor do alargamento, mas a FPF tem razão, este tipo de alterações tem de ser feito antes do início do campeonato... nunca com o campeonato a decorrer. Se leres o comunicado eles dizem para a Liga definir até 30 de junho de 2013 o regulamento de descidas e subidas da época 2013/14 de modo a que se cumpra a decisão do Boavista regressar à 1ª divisão, na época 2014/15, na qual o Benfica será, com todo o mérito, tricampeão xD!

J25 disse...

Amén Joãoc!
Acrescento o 2º título da xampiõns!

DeVante disse...

Eh pah, esta catadupa de post deixa um gajo perdido.

No tempo das lagartixas dissidentes estas coisas não aconteciam...um gajo chegava e tinha logo um post sobre os cartões amarelos, e consequente vermelho e expulsão, perdoados ao Cardozo por simulação de penaltys...

Assim não dá, vejam lá isso sefáxavor...

DeVante disse...

Off topic:

Estive agora a rever os posts dos idos de Setembro e das respectivas reacções na caixa de comentário.
Acabei de ler um, do Valdemar (que na altura não tinha sobrenome Iglésias) sobre o empate do Sporting com o Estoril, em casa.

Na caixa de comentários, assisti a estas pérolas:

"O Sporting tem a equipa mais equilibrada do campeonato, e apenas depende de si para atingir todos os objectivos a que se propôs..."

"LDP, considerar que o plantel do Benfica é mais equilibrado que o do Sporting não tem ponta por onde se lhe pegue.

A defesa está remendada, laterais não há, 5 extremos para cada lado, avançados igual...

Pá, tu é que sabes. Não dá para falar com ceguinhos."

Brutal...