Fenerbahce 1-0 SLBenfica: Derrota merecida


A lutar pela presença em Amesterdão, o Benfica foi à Turquia tentar trazer a vantagem na eliminatória, mas, uma noite bastante apagada dos encarnados acabou na primeira derrota do ano.

Em virtude do jogo diante do Marítimo para o campeonato, JJ foi obrigado a gerir o plantel. Apostando num meio campo reforçado e apenas a atuar com um ponta de lança, o técnico benfiquista fez alinhar Artur; Maxi Pereira, Jardel, Garay, Melgarejo; Matic, A.Gomes, Salvio, Aimar, Ola Jonh; Cardozo.

Ciente das suas obrigações,  nem o Inferno Turco impediu o Benfica de entrar a dominar no jogo, encostando os turcos às cordas nos instantes iniciais, porém, progressivamente, foi perdendo o controlo do jogo. Aos 20min surge o primeiro lance de perigo, Sow cabeceia mas o poste salva o Benfica de sofrer o primeiro golo. Os encarnados não conseguiam imprimir velocidade no jogo, nem trocar corretamente a bola. A fechar o primeiro tempo, Ola Jonh comete uma falta dentro de área e Baroni, chamado a marcar a grande penalidade, envia a bola ao poste, que se afigurava como o 12º jogador encarnado.

Após o interregno, os turcos continuaram com o pé no aceledor diante de um Benfica sem Aimar mas com a atitude que Gaitan trouxe ao ataque encarnado. A jogar com o coração, e sem cabeça, a tropa de JJ não tinha calma suficiente para aproveitar as oportunidades criadas. Nico Gaitan com um remate forte parado pelo poste criou a melhor situação de golo para as águias. Aos 70min, a equipa de arbitragem assinala mal um canto que origina o único golo do jogo.

Sem Ola Jonh para a 2ªmão, que hoje teve um jogo muito fraco, a par de Melgarejo. A ala esquerda fez um jogo muito àquem do dito ‘normal’. A nota mais alta vai para Maxi Pereira e Matic, os melhores encarnados em campo. Jogo muito esforçado, sem desistir de nenhuma bola nem baixar a cabeça em situação alguma.

Derrota merecida, diga-se, mas ainda temos 90min para revirar o marcador e rumar a Amesterdão. Em nossa casa mandamos nós, um jogo ‘à Benfica’ basta para tirar os turcos do caminho. Aqui, também há um inferno e muito pior que o Turco! 

19 comentários:

Carlos Alberto disse...

"aproveitar as oportunidades criadas" ;);)



Escrivão disse...

1) Faço meus os sorrisos do Carlos Alberto.

2) Jesus geriu a equipa? Nico? Sim. Lima? Sim. Luisão? Não. Enzo? Não. Se um não estivesse lesionado e o outro castigado, o central e o meio campista teriam sido poupados?

David Duarte disse...

Quero acreditar que sim Roberto. Se ganhamos na Madeira temos o titulo na mão, tão simples quanto isto. Quero acreditar que nesta semana o Jesus teria de qualquer das formas previligiado o Campeonato.

Com maiores ou menores dificuldades (e com uma ganda caga) as meias-finais seriam sempre decididas na Luz e ai sim, é dar tudo!

al123 disse...

Dina bom texto
siga benfica!!!
um jogo perdido pelo menos há por aí muitos que hoje finalmente, dpois de tanto tempo escondidos têm 1 razão para festejar!!!

hertz disse...

Roberto, o JJ disse que o Gaitan já tinha jogado contra o Sporting não estando a 100% e que após o jogo ainda ficou pior. Concordo que ele o tenha resguardado. Ainda vamos precisar muito do Gaitan esta época. O Lima pelos vistos também não estava bem fisicamente.
Quinta-feira na Luz, com os nossos adeptos, com um relvado bom, contra um Fenerbahce com 3 baixas e nós com jogadores titulares recuperados e outros regressando de castigo, acredito que o Benfica irá dar a volta a esta eliminatória.
Agora é liquidar os madeirenses, depois vêem os turcos.

Mats Magnusson disse...

Por acaso tambem acho que a rotação desta época tem sido magistralmente organizada pelo senhor "castigos e lesões". Tem feito um trabalho excelente. Já lhe arranjávamos um lugar na estrutura do clube.

Erk disse...

Estava a começar a irritar-me com a arbitragem do último dérbi quando um senhor da Sport TV informou-me que o árbitro tinha um “critério largo”. Mais tarde, vários jornalistas vieram explicar que era a escola inglesa: deixar jogar. Como defensor da miscigenação cultural, só posso ficar satisfeito. É que Capela não se limitou a importar de forma acrítica o estilo de arbitragem dos seus colegas britânicos. Fez a devida adaptação.

Para o Benfica, arbitragem inglesa. Deixa-se jogar. Para o Sporting, arbitragem portuguesa. É-se firme, mesmo quando se está perante o jogo onde menos faltas foram cometidas por uma equipa em toda a época. De nada valeu ao Sporting o seu comportamento exemplar, que as estatísticas demonstram. Em cinco faltas, dois amarelos. Em dez faltas marcadas (mais as outras) ao Benfica, um amarelo. Na primeira parte, Luisão atira-se, por trás, às pernas de Wolfswinkel. Capela, “very british”, manda seguir. Viola faz cair Maxi Pereira. Capela, “todo tuga”, mostra o amarelo. Maxi Pereira atira-se de pés juntos às canelas de Viola. Capela, o “gentleman”, fica com o cartão no bolso. Rinaudo faz uma falta menos grave sobre Enzo. Capela, sempre luso, saca do cartão.

Claro que o golo de Lima ficará na história. Mas não faz um jogo. E eu adoraria ter podido ver o fim das jogadas de Wolfswinkel, Capel e Viola. Só que o “critério largo” de Capela permite, numa opção que revolucionará o futebol em Portugal, atirar o adversário ao chão na grande área.

Jorge Jesus explicou, num jogo onde o Benfica foi evidentemente mais fraco, que o Sporting só rematou uma vez à baliza. Na realidade, rematou cinco, mais do que o Benfica. Mas, ainda assim, o corpo humano tem, ao contrário de algumas arbitragens, critérios estreitos. E, com o atacante estatelado no chão o remate à baliza torna-se muito mais difícil.

record.pt

Unknown disse...

Iglésias já te disse para parares de chorar e respeitares o teu dono. o zbording agora é o cãozinho do 5enfica. Quanto mais cedo começares a desempenhar a tua nova função melhor. Põe-te de joelhos como o Bruno e começa a chupar.

Unknown disse...

Nada disso! Podem continuar com o vosso cãozinho obediente a ladrar quando lhe mandam para vosso gáudio e proveito.
Ver-vos a queixarem-se de arbitragens e subserviências de outros clubes é como ver o Carlos Cruz a dizer que não acha correto que o padre Frederico abuse de criancinhas ou a Alcina Lameiras a dizer que acha a Ciciolina um bocado puta.

Anónimo disse...

Valdemar, mais uma vez foste enrabado, levaste uma "piçada" daquelas e ainda vens chorar ainda mais?

Já toda a gente disse que o Sporting foi prejudicado pela arbitragem mas não percebo essa vitimização toda?

Diz-me que critério teve o arbitro que anulou o golo do Braga em Alvalade, o criterio do arbitro que nao assinalou penalty a favor do Guimaraes em Alvalade, o criterio do arbitro que em Alvalade contra o Estoril nao assinalou um penalty claro e expulsou um jogado do Estoril por supostos protestos?

Qual foi o criterio do arbitro para anular o golo do Cardozo contra o Braga que faria 3-2? e o criterio para marcar 2 penaltys inexistentes contra a Académica?

É fodido...

Anónimo disse...

* 2 penaltys inexistentes a favor Académica?

LDP disse...

Anónimo, diz-me sinceramente, a quantas dessas perguntas achas que ele vai responder?

Era mais fácil enfiares a cabeça num tanque cheio de piranhas e voltar para casa com as duas orelhas intactas.

jose disse...

Valdemar disse: "mesmo quando se está perante o jogo onde menos faltas foram cometidas por uma equipa em toda a época."

Se calhar, o criterio largo explica isso. Se calhar. se nao fosse o criterio largo, o arbitro tinha marcado falta no lance anterior a jogada do Wolfs.Se nao fosse o criterio largo, na jogada anterior a do Capel, o arbitro tivese marcado flata ao Andre Martins. Se nao fosse o criterio largo, o empurrao ao Gaitan tambem seria Penalty, embora no ponto de vista lagarto, as duas do Viola sao, so por que sim, mas um empurrao por tras, nao passa nada. Se nao fosse o criterio largo, achas mesmo que o Rinaudo e o Andre Martins acbavam o jogo? E que tiveram entradas iguais as que muitos clamam cartao vermelho (sim porque isto da incongruencia lagarta e mesmo assim), mas depois dizem "mesmo quando se está perante o jogo onde menos faltas foram cometidas por uma equipa em toda a época."

JAraújo disse...

Fodasse!! Ainda o jogo contra os lagartos?!

OH Valdemar se achaste por bem não continuar no blog podias ser honesto e coerente e não comentavas. Não trazes nada de novo, és mesmo hipócrita! Não digo mais por respeito ao Vitto.

Ao que interessa:

Foi um jogo muito fraquinho do Glorioso, espero estar enganado quando digo que me parece que a equipa está a perder gás.
Importante é o jogo com o Marítimo e com os turcos logo se vê o que ainda dá para fazer.

Escrivão disse...

Eu tentei ler o comentário do Iglésias do Lis, mas o gajo escreve numa língua desconhecida e não se percebe nada.

jose disse...

O comentario nao e dele. E do Daniel Oliveira no RecoReco
Foda-se Valdemar, agora desiludiste-me, estas a transformar-te no MST...msd em bom,ao menos isso

Unknown disse...

O iglesias è leiriense? Olha eu conheço o zé luis, um dos donos da marisqueira da gare. Eu falo com ele para te oferecer uns perceves e umas tulipas. Marisco e cerveja à conta de um lampião, queres melhor para essa azia passar?

Bluesky disse...

Com um arbitro estranja, penalti contra vós e cartão amarelo ao sarrafas do Maxi.... e nem foi preciso ir á capela, perdão mesquita!
Mas o Fenerbahçe é fraquinho, vai levar 3 aí em vossa casa... o pior virá depois (Chelsea), e a maldição do Guttman mantem-se, ainda não prescreveu...

al123 disse...

Blue concordo com tudo tirando a parte da final
é 1 final mesmo com 1 maldição q ainda nao prescreveu vai(se tal acontecer) ser um jogo renhido e qualquer um pode ganhar
nunca se sabe
mas o Benfica num dia dos bons dá 3 secos aos Turcos, o problema é se nao entramos num dia dos bons -.-