Mais uma tarde no escritório

E assim, numa tardezinha temos:

- O burlão da ONU que, afinal, fazia parte de uma Comissão qualquer do Sporting;

- Vendemos um tipo que está no Sporting desde os 12 anos e que foi sempre capitão, por 750 mil euros a um clube inglês.

- E, aparentemente, estamos prestes a vender/trocar (mais) um dos nossos ídolos ao Porto.


Pois é, não é nada, mas mesmo nada fácil ser Sportinguista, mas é por estas merdas (e outras com um apito na boca) que quando somos campeões, é uma festa do caralho!





Bom Ano Novo de 2013 para todos e isso tudo!

Moreirense 1-1 SLBenfica: A velocidade cruzeiro


Perante o Estádio cheio, um jogo bem morno, assim se pode descrever o confronto desta tarde entre Moreirense e Benfica a contar para a Taça da Liga. De um lado, o Moreirense que entrou com tudo em campo, e do outro o Benfica ainda a recuperar das curtas férias de Natal que serviram para quebrar, e de que maneira, o ritmo.

Durante o primeiro tempo o Moreirense andou sempre por cima do Benfica que se ressentia das férias e que pensava ter um jogo bem mais facilitado em Moreira de Cónegos. A primeira grande oportunidade, surgiu logo aos 13 min de jogo, valeu Paulo Lopes estar no sítio certo e no momento certo. O jogo decorria a um ritmo ‘de passeio’ e os comandados de Jorge Jesus não conseguiam criar perigo à baliza de Ricardo Andrade, ora, ‘reza a lenda’ que quem não marca sofre, e assim foi. Aos 41min, Ghilas surge isolado e perante Paulo Lopes, que já nada podia fazer, marca o primeiro tento do jogo.

Logo a abrir a segunda parte, o árbitro apita para a marca de grande penalidade. Lima é derrubado, ainda que de forma discutível  pelo GR da equipa da casa. O próprio Lima é chamado a marcar e vê o golo negado pelas mãos de Ricardo Andrade. O tempo passava e Jorge Jesus foi obrigado a fazer alterações na equipa. Rodrigo, Kardec e Nolito entram para o lugar de Ola Jonh, Melgarejo e Enzo Perez. Mesmo a jogar com 4 avançados, nada saía bem às águias  Na reta final do encontro, a turma encarnada aumentou a pressão  e Cosme Machado voltou a assinalar penalty, desta feita, Cardozo é agarrado na área. Chamado a bater, o paraguaio, não perdoa aos 90 + 2.

O jogo acaba empatado e o primeiro lugar do grupo D só será decidido na última jornada, os encarnados recebem a briosa na Luz e estão obrigados a vencer, mas para já seguem na liderança do grupo com 4 pontos.

Pasmaceira Season

Adoro o futebol português na altura natalícia. Não se passa nada, anda tudo à cata de entrevistas e muitas coisas se vão sabendo através do célebre 'encher-chouriço' da imprensa ligada ao desporto quando não há campeonato. Das coisas mais ridículas que li nesta Pasmaceira Season, até nem foi numa entrevista, mas sim  no facebook de um conhecido comentador televisivo, por quem tenho muita estima, onde diz que o Bruno César tem melhor qualidade de passe que o Aimar. O que fazer perante estas coisas? Rir? Enquanto me rio do Rojo querer o Porto campeão, ou do Ricardinho vir dizer mal do balneário do Benfica? Isto tudo entre tiradas do nosso presidente onde chama a outros Rainha Isabel (achei uma boa analogia, até porque a Rainha Santa Isabel (cá) do norte transforma fruta em putas). Ou então vou-me rir do que o Valdemar e o Captomente vão escrevendo por cá... Ou do Jasus a pedir gajas nas conferências de imprensa.

Resumindo: - é a puta da pasmaceira. E a pasmaceira é uma coisa linda, não é?

Valha-nos Deus Aimar já estar recuperado, e pronto para a segunda volta, e, melhor ainda, haja rumores na imprensa sobre o interesse do Benfica em contar com ele na equipa técnica quando terminar a carreira como Mago.

E é isto. Bom ano a todos ou o caralho.

De herói a vilão. De vilão a herói? O melhor treinador do mundo

2012 foi, para José Mourinho, um ano em que a nível desportivo tudo lhe aconteceu. Em Junho era aclamado por todos os merengues por ter, de novo, levado o Real Madrid à Cibeles festejar a conquista de mais um campeonato espanhol. Se esta época começou muito bem com a conquista da Supertaça ao Barcelona, o técnico português vive tempos difíceis por terras de 'nuestros hermanos'. No que ao campeonato diz respeito, o por muitos considerado melhor treinador do mundo, encontra-se, nesta altura, na terceira posição a 16 pontos do rival Barcelona, e vê a renovação do título espanhol como tarefa
impossível.
Aos meus olhos, se José Mourinho foi do céu ao inferno em pouco mais de 4 meses, voltará ao céu no final da temporada. No que a títulos internos concerne, JM já venceu tudo, e esta época é ano de vencer a Champions. Special One focou-se desde o inicio da época na conquista da Liga Milionária, único título que falta conquistar ao serviço do Real Madrid e que o tornará o primeiro treinador a conquistar a Liga dos Campeões por 3 clubes diferentes.
Julgo que o rumo dos acontecimentos do final da época passada se vairepetir. Os adeptos 'blancos' vão, de novo, aclamar Mourinho até à Cibeles, desta feita para festejar o título europeu de clubes e conceder-lhe novamente o título de herói.
Tudo isto, porque o melhor treinador do mundo, apenas sabe conjugar o verbo... VENCER!


Sugestão de Natal


Parece que há muita gente indignada com Paulo Pereira Cristóvão. Eu também estou. E a maioria dos Sportinguistas. Tanto assim é, que não descansámos até que ele saísse do Sporting. Como saiu.

 Estranho mais, é ver tanto lampião indignado com PPC. Quem os ouve falar, até fazem parecer que estamos diante de um grupo de pessoas que nunca teve nenhum seu dirigente apanhado, vá lá, a escolher árbitros. Ou metido em falências duvidosas. Ou em construções manhosas. Ou em contratações melindrosas. Ou negócios esquisitos. Ou mesmo em condenações por roubo.

Quem os ouve a falar até julgaria que, caso um desses casos mencionados acima ocorresse com um dirigente seu, não descansariam até o ver afastado do seu clube e, muito menos ocupariam o seu tempo a atirar pedras para o quintal do vizinho, certo? Pois claro.

Que se esperaria de quem faz o Correio da Manhã a sua bíblia e da Benfica TV a sua missa? Honestidade, pois claro. E daquela da boa, a intelectual.

Só um candidato impoluto a presidente desse clube, não dispensaria de ter na sua Comissão de Honra de candidatura, cerca de uma dúzia de inspectores ou ex-inspectores da Polícia Judiciária.





Vem com uns dias de atraso mas fica já como sugestão para o Natal do próximo ano. Já o li mas vou ler outra vez. Vou só tirar o “pó” e começo já hoje a empreitada. Isto lê-se bem, num abrir e fechar de olhos.*

O "romance" é uma merda mas vale (e muito!) como documento histórico.


* Mas não fechem tanto, por favor... 

O cúmulo do nojo?

É o Marcos Nojo dar uma entrevista ao O Nojo a dizer que quer que o FC Nojo ganhe o campeonato. Foda-se. tanta merda junta.

O Luís Martins não gosta dos Mikas

Ontem, quando estava a ver o jogo entre o Porto B e o Benfica B, perguntei mas ninguém me soube responder: este Luís Martins, defesa esquerdo titular do Benfica B e titular (e capitão!) da selecção Portuguesa Sub-21, liderada pelo ex-defesa esquerdo Rui Jorge, é filho de quem? E, já agora, quem é o seu padrinho?
Coitados dos Mikas....

Bom, era só isto, desejo-vos a todos - sim, a todos - um Feliz e Santo Natal, muitas prendas no sapatinho e não se esqueçam: O melhor deste Natal é a jornada do Boxing Day da Premier League. Épico


                                Vídeo completamente random e que me lembrei de repente de colocar aqui, não sei bem porquê. "Brock you, fuckers!"

Evidências


Aos que dizem que o Sporting já não é grande.
Aos que dizem que o Sporting está para desaparecer.
Aos que dizem que é o momento mais negro de sempre na história do clube.
Temos mais gente que outros que tudo ganham.

Há clubes que para serem grandes têm que ganhar tudo.
Há outros que são grandes apesar de não ganharem nada...

Fim do Mundo? I'm in!



Tarantinices

Godinho apresentou ontem o novo treinador da equipa “profissional” do Sporting. Sim, é o novo treinador do Sporting, o Vercauteren é que ainda não sabe. Talvez daqui a 3 semanas e mais 2 jogos sem ganhar, o belga já tenha percebido a “dica”.

 E que vem aí? Jesualdo Ferreira, o verdadeiro mentor dos títulos mundiais sub-21 de Riade e Lisboa para uns, ou o lampião que não ganhou nada no Benfica e só ganhou no Porto por causa de Pinto da Costa, para outros.

 Sinceramente, eu desconfio de (quase) todos os treinadores campeões pelo Porto. Fazem-me lembrar aqueles actores já "mortos" e enterrados e que o Tarantino faz ressuscitar nos seus filmes. Travolta, Daryl Hannah e agora Don Johnson, no "Django Unchained", são alguns exemplos. Mas seriam esses actores mesmo bons e o Tarantino nada mais fez do que aproveitar o seu potencial ou, pelo contrário, seriam actores medianos e o seu sucesso deveu-se, precisamente, por serem protagonistas num filme do boss Tarantino?

Tu, Elias, corre, caralho!

É a mesma questão que tenho em relação a Fernando Santos, Jesualdo Ferreira e Villas Boas, por exemplo – serão eles mesmo bons treinadores ou o seu sucesso no Porto deveu-se, sobretudo, a Pinto da Costa? É que, se bem me lembro, Fernando Santos não ganhou nada na Grécia, Jesualdo nunca tinha ganho nada antes de ir para o Porto e continuou sem ganhar nada em Espanha nem na Grécia. Idem para Villas Boas.

 De qualquer forma, para este Sporting, que está mais "morto" do que vivo, acho que Jesualdo Ferreira será mais do que suficiente. E julgo mesmo que é um tipo destes – antipático, frontal, directo, enfim, uma velha raposa – que o Sporting precisa. É o homem certo, no sítio certo mas na altura errada. Gostaria de o ter visto no Sporting há 6 meses atrás ou apenas daqui a 6 meses.

 Agora faz tanto sentido como um gajo ter ZON em casa e meter MEO, sabendo que ainda falta 6 meses para terminar o período de permanência. Ainda por cima quando ainda está a acabar de pagar o resto que falta da CABOVISÃO e VODAFONE. Loucura.

 Ok, então e o futuro, perguntam vocês? Vercauteren vai sair daqui a algumas semanas, Jesualdo vai tomar conta da equipa, sairão Izmailov, Carriço, Elias, Jéffren e subirão alguns putos da equipa B para a principal.

Vamos terminar o campeonato em 4º/5º lugar e duvido que não haja eleições antecipadas no verão de 2013. Isto se o mundo não acabar entretanto.

CantaRolando Xmas Carols

Verdade de La Palhasse


Com JesualdoSporting dá um passo em frente


Disse Toni, um dos alcoolicos do Benfica.

Tem alguma razão.

Só resta saber para que lado está o precipício...

Descontem nas cadeiras.

«Sporting: Dominguez multado por não falar à Benfica TV»

"Conselho Disciplinar aplica sanção por ausência do flash-interview"

"O treinador do Sporting B, José Dominguez, foi multado em 255 euros pelo Conselho Disciplinar da federação por não ter comparecido na «flash-interview» após o jogo com o Benfica B, transmitido pela televisão do clube encarnado. Para além do técnico, também um jogador dos leões foi multado pela mesma razão. O Sporting venceu o rival nessa 12ª jornada da II Liga."

O Conselho de Disciplina da Liga tem acções na Benfica TV? Nada me surpreendia menos...

Isto é muito estranho...

Mas afinal, quem é que está mal aqui?
O Jornal, Jesus, ou Deus?

Foda-se, mas é que é uma atrás de outra?

Não dá. A sério, juro que não dá. Por mais que um gajo tente não gozar, o Godinho só se sabe pôr a jeito
.

Benfica Overview #3

Competência. Sacrifício. Vitória. É isto que tem caracterizado o Benfica nas últimas semanas, que só perdeu a batalha da Champions por causa de resultados do início da época. Espera-se mais um campeonato tranquilo na luta com o Porto. Aliás, espera-se um campeonato muito similar ao da época passada, com um Braga em terceiro, e um Sporting a lutar pela UEFA. O Benfica tem-se aguentado bem, mas recordo que na época passada (e há duas), o mês de Fevereiro foi fatídico, cravejando o Benfica de empates e derrotas que deitaram tudo por terra. Bem, tudo não, pois ganhámos a Taça da Liga.

Este ano, Jesus parece ter compreendido que tem forçosamente que ganhar o campeonato, mesmo que para isso seja obrigado a tirar poder à equipa nas restantes competições. Ele tem feito isso, ainda que dissimulado, devido à qualidade do plantel que tem à disposição. Esta noite, em Olhão, Jesus não leva qualquer titular da defesa, e apesar de ter dito para os microfones aquilo que o 'povo' gosta de ouvir, que quer vencer a Taça da Liga, na verdade Jesus está-se a cagar de alto para esse troféu. O facto de estarmos quase garantidos na final da Taça de Portugal, de estarmos a fazer um campeonato sem espinhas, e de termos lugar numa Liga Europa muito mais acessível do que a Champions, faz com que Jesus descontraia para este jogo de Olhão.

Espera-se uma vitória, logo à noite, mas todos sabemos que é muito complicado terminar uma época sem derrotas, por isso se as derrotas que vieram o ano passado em Fevereiro vierem esta noite, e nos próximos jogos da Taça da Liga, o Benfica fica com tudo em aberto para vencer, quem sabe, as outras 3 competições, que são bem mais saborosas.

Elias, o jogador mais caro de sempre do Sporting

Momento do Sporting explicado às criancinhas

Ultimamente têm surgido pela net, provas do sportinguismo de fâs jovens, a assegurar que o futuro do clube verde e branco nunca esteve em causa, como nunca esteve nos 18 anos de travessia do deserto que vivi na escola, sem que isso deslustrasse o meu inquestionável amor ao clube. 
Um desses jovens, foi "ver" ao vivo uma partida de futsal, e tinha os nomes dos jogadores na ponta da língua. Até de um júnior! 
Outro, a quem foi oferecido um cachecol do Benfica, numa honrosa visita de craques do clube encarnado a um hospital, sem desrespeitar o símbolo desse clube, o guardou, com intenção de o oferecer ao pai benfiquista. Ele é do Sporting. Inquestionável!

É por eles, e por ser natal, quadra dedicada aos mais novos, que aqui coloco esta explicação sobre o momento do Sporting, de forma simplificada.

Aqui vai.

O plano de Godinho explicado ao pormenor

O presidente Godinho vai rodando, tira daqui, põe dali, demite, contrata, volta a demitir, roda daqui, roda para trás, novamente. Ele nos garante pela TV, em directo do seu quarto, que está quase a fazer um lado do cubo...

A BMX verde pilotada por Godinho?

Entretanto, lá fora, a corrida de BMX vai quase a meio. A bicla verde ainda só saiu da linha de partida porque caiu da rampa.

O macaco do Godinho


Queria escrever qualquer coisa sobre o Sporting mas estou com uma dúvida danada. Escrevo sobre qual Sporting? Aquele que eu sempre conheci e que tanto ganha um torneio Sub-19 em Singapura, vence um jogo difícil em Tondela e passeia classe nos pavilhões (fora e dentro) a jogar futsal, ou  aquele Sporting laranja que passeia as camisolas nos relvados da Liga Zon e que vai azedando cada vez mais a paciência aos Sportinguistas?

Já foi tudo dito, escrito e falado. Esta equipa “profissional” do Sporting não joga a ponta de corno e sinto vergonha alheia sempre que vejo o Insúa a virar a peida a bola ou quando vejo o Elias acabar os jogos sem um pingo de suor a correr-lhe pelo rosto. Vejo o Elias mais feliz no Twitter a comemorar a vitória do Corinthians ao Chelsea do que nas vitórias… ok, golos, do Sporting.

Para mim, que estou de fora do balneário, a única explicação possível para aquela vergonha – além do facto da pré-época do Sá Pinto ter sido uma merda – é que haveriam salários em atraso. Têm de haver! 

Por muito mau que isso seja para o clube (procura de investidores, a questão da sustentabilidade,etc, etc), era uma explicação plausível e que me ajudaria a perceber esta merda. Mas parece que o Godinho desmentiu (qual o antónimo de categoricamente?) que existam ordenados em atraso, ontem no Trio de Ataque, na RTP Informação. E por aqui ficou. 

Fiquei ainda mais confuso. Se não há ordenados em atraso, ainda pior! Então porque razão é que não se esforçam e não "morrem" em campo em cada jogo??

Quando vi ontem os dois velhos dos marretas lado a lado no Trio de Ataque, o Godinho e o ROC, a tratarem-se por tu, em plena cavaqueira, como se estivessem a conversar no café, a masturbarem-se intelectualmente um ao outro e a (quererem) enrabar-me pela televisão adentro, com conversas de que vencemos na formação (a sério? E já não ganhávamos antes de teres ido pra lá?), a conversa das assistências em Alvalade, que isto dos putos da B estarem a jogar já na equipa principal era tudo planeado (Ai, sim? Então p'ra que se enterrou dinheiro em Luis Aguiar, Rodrigues, Bojinov, Onyewu e em mais 327 contratações?), só me deu vontade foi de pegar numa semi-automática e invadir o Conselho Leonino mais próximo. (Too soon?)

Epah, juro que, no início da sua presidência, e mesmo após a saída do Domingos, pensava que o Godinho tinha um plano, uma estratégia, uma linha de pensamento coerente, por muito mau que fosse. Podia ser mau mas ao menos tinha um plano.

Mas não, este Godinho é um macaco a bater à toa nas teclas da máquina de escrever, na esperança de que lhe saia um Hamlet. E até agora, o máximo que Godinho conseguiu foi escrever uma das páginas mais negras da história do clube – o pior início de uma época de sempre – e prepara-se ainda para escrever mais uma – ficarmos de fora das competições europeias – ou mesmo duas – descermos de divisão(?)!... 

Uma verdadeira tragédia grega!

Entretanto, são sportinguistas como este que vão alimentando a pouca esperança verde que nos resta.


Gostava tanto que os cabrões da equipa “profissional” de futebol de onze vissem este vídeo…









Jornalismo da piça


O presidente do Benfica achincalhou o presidente do Sporting. Eusébio achincalhou a equipa do Sporting. Agora, finalmente, veio alguém com mais um pouco de 'cabeça' mostrar profissionalismo, elogiando colegas de profissão que passam por uma fase menos boa, desejando rápida "recuperação" aos Leões. Maxi Pereira é um exemplo. 
Claro que o site de estatísticas ZeroZero, que também manda umas notícias, tratou de fazer destaque com "Maxi tem pena do Sporting". Eu, como amante de futebol, jornalismo, e jornalismo no futebol, tenho vergonha destas situações.

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=92221

O verdadeiro Braço Armado

Corriam os primeiros dias de 1984 quando o Cardeal foi ordenado. 2 anos antes, tinha o Papa iniciado o seu longo reinado, que ainda persiste. Nos anos 90, o Cardeal foi pedir favores ao Estado, e em conjunto começaram a ganhar mais dinheiro que o Papa. O Cardeal fartou-se do Estado e deu-lhe um pontapé no cu. Correu a notícia que o Papa já não queria a protecção do Cardeal porque estavam chateados. Nada mais do que a mentira. A verdade é que há Cardeais que se contentam em o ser, desde que tenham o bolso cheio, e jantem nos melhores restaurantes com o resto dos ilustres visitantes do Vaticano. 


Pessoal dos NN, deixem lá isso do 'braço-armado' do Benfica.

SL Benfica 4-1 Marítimo: Mais uma vez Cardozo

O Sport Lisboa e Benfica recebeu e venceu o Marítimo por 4-1. Os encarnados acabam assim 2012 na liderança do campeonato, ainda que à condição devido ao adiamento do jogo do FCPorto. Jorge Jesus alinhou de inicio com Artur na baliza; Maxi, Jardel, Garay e Melgarejo no quarteto defensivo; Matic, André Gomes, Salvio e Ola John no meio campo; Cardozo e Lima foram os escolhidos para o ataque.

Na primeira parte ambas as equipas mostraram-se bastante empenhadas rumo à conquista dos 3 pontos. O Marítimo pressionava o Benfica com as linhas muito subidas, situação que as águias aproveitavam para sair em contra ataque, porém a falta de pontaria dominou sempre. Passo a expressão, quem não marca, sofre, e assim foi. Rodrigo António, na sequência de um livre, adianta o emblema Madeirense no marcador. A turma da Luz continuava a atacar mais e a chegar mais vezes à baliza, através de Salvio, Ola John, Cardozo, Lima mas ninguém conseguia bater Ricardo. Até que Cardozo finalmente consegue. Cruzamento de Ola Jonh, Salvio ganha a bola e assiste o paraguaio que cabeceia de forma fácil para o primeiro tento encarnado. As equipas recolhem ao intervalo com o marcador empatado.

Na segunda parte, mais do mesmo. As duas equipas pressionavam bastante com o Benfica sempre por cima no jogo.  Os encarnados continuavam com a pontaria desafinada, até que Roberge ‘fez questão’ de dar um empurrão ao Benfica para acerta com a baliza. O jogador do Marítimo intercepta a bola com a mão dentro da área. Penalti e consequente amarelo que se traduziu em vermelho, visto ser o segundo. Cardozo com toda a calma, ao contrário do habitual, converte a grande penalidade. A jogar contra 10, foi fácil chegar ao 3-1. Rumo dos acontecimentos tal e qual como o de Alvalade. Cardozo faz o hat-trick, chega ao centésimo golo na Liga e torna-se o melhor marcador da presente temporada. Ao cair do pano, Cardozo sai para a ovação e entra Rodrigo. O jovem espanhol na primeira vez que toca na bola atira para o fundo das redes. O marcador estava fechado e o Topo Sul ao rubro.

Não posso finalizar sem deixar um destaque para a exibição de 2 jogadores encarnados. Lima, pelo grande jogo que fez, bastante esforçado e empenhado em ajudar os colegas, merecia colmatar a grande exibição com um golo. Matic, cada vez se mostra mais seguro tanto a nível ofensivo como defensivo, eu, que tantas vezes referi que ele nunca iria render Javi, já me calei. Não fosse a exibição de Cardozo, atribuiria ao sérvio o título de melhor em campo.

É agora o momento certo?

Isto é lindo :D


10 motivos para Aimar não sair em Janeiro

1 - Merchandising - Aimar ainda é, a par de Cardozo e Luisão, o jogador que mais "vende" no Benfica, e não sabendo eu ao certo se os direitos são do jogador ou do clube, certo é que isso vai mexendo com a economia do clube, podendo sempre abater-se esses lucros ao tão criticado "salário milionário" que Deus aufere.

2 - Imagem no estrangeiro - O Benfica já não é aquele clube temido e idolatrado lá fora, como foi entre as décadas de 60 e 80, e se ainda há um jogador que impõe algum respeito contra todos os clubes que jogamos por essa Europa fora, é mesmo o Mago, e isso é impagável.

3 -  O estádio a vibrar - É certo que o nosso estádio vibra com cada golo, com cada lance fora do normal, mas quando é Aimar a fazê-lo, a magia multiplica-se, as lágrimas caem, os décibeis aumentam e a noite transforma-se num dia vermelho, enquanto ressoa a música do mágico 10 por todo o estádio.

4 - Magia nos pés - Não há, neste momento, nenhum outro jogador no Benfica com tanta magia, seja nos pés ou na cabeça, e isso é também impagável, porque a qualquer momento em que encontremos uma equipa que controla o meio-campo, Aimar (recuperado) consegue furar qualquer muralha.

5 - Táctica de Jesus - Jesus já reafirmou a importância de Pablo, e quando o Argentino joga, toda a táctica pode mudar em função do que ele pode fazer, dos lances que saem daqueles pés, causando assim também surpresa no adversário, e nos próprios jogadores do Benfica que não têm jogado com ele nos últimos meses, e que podem ganhar assim uma grande injecção de moral ao ver passes tão certeiros e tanta arrumação no jogo.

6 - Balneário - Quase a completar o 5º ano de águia ao peito, Aimar pertence ao núcleo duro dos campeões em 2010 que não abandonaram o clube, sendo ele um dos principais transportadores da Mística, tanto pelo que de mau já viveu no clube (enfrentar os adeptos no tempo do Quique e na última época) como por tudo de bom que já conseguiu (campeonato e taças da liga).

7 - Rui Costa - Fiel herdeiro do nº 10 do nosso Maestro, é o último jogador "abençoado" por Rui Costa que se encontra no balneário, e isso é importante, tanto para os outros jogadores, porque sabem que têm ali um colega que tem voz activa junto da direcção, como para os adeptos, que vêem nele o legítimo herdeiro da coroa da Magia, que em 15 anos só teve 3 portadores (JVP, Simão e Rui Costa).

8 - Importância Extra-Futebol - É, talvez a par de Luisão, o único jogador do Benfica que aqueles que não gostam (nem ligam) ao futebol reconhecem imediatamente, sendo um verdadeiro estandarte, não só do Benfica, como do Futebol Nacional.

9 - Inteligência rara - Dotado de uma inteligência pouco vista em atletas de alta competição, será sempre uma mais valia por esse motivo, tanto no balneário como na equipa técnica ou mesmo num cargo directivo do clube. Perder essa oportunidade rara, será um tiro no pé para todos nós.

10 - Cabelo do Aimar - Foda-se, depois este blog deixa de ter piada...

O dia em que a TSF tremeu



Na segunda-feira, a minha escola foi à TSF. Quando lá chegámos, depois de uma seca monumental à espera de entrar, reparámos que na redacção havia uma agitação muito estranha, mas estávamos todos longe de imaginar o que se passava... Quando entrámos no estúdio de sonoplastia, vimos no computador do jornalista páginas de facebook relacionadas com o Sporting. Pensei logo "mas que ganda lagarto, nem tem vergonha de estar ali com uma turma inteira a ver...".
Depois o gajo lá explicou o que se passava.

Uma jornalista encarregue de colocar on-line o 'teaser' para o derby tinha-se enganado, e ao procurar no google o símbolo do Sporting, achou que o símbolo que tinha dois lagartos era mais bonito do que o do leão. E assim foi. A jornalista não estava nada contente com o que aconteceu, e os colegas estavam todos alarmados porque os 15 minutos em que a imagem esteve on-line foram suficientes para as páginas sportinguistas se encherem de ameaças para com os jornalistas da TSF que fossem a Alvalade mais à noite.

Na redacção, os mais experientes, e, pelo pano de fundo no computador, alguns até eram do Sporting, diziam que as claques conseguiam ser piores que a Al-Qaeda, porque viviam mais o ódio a quem estava contra do que o amor ao seu próprio clube. Não me vou pronunciar sobre essa afirmação, mas é capaz de ter alguma razão. Quando eu soube do que tinha acontecido, ali em frente a eles todos, comecei a rir-me e a bater palmas, num acto irreflectido e de puro gozo (vá lá, a cena toda estava hilariante) e ainda deu para olhar para o Saruga (escriba verde aqui do tasco) e ver a cara de espanto dele, ao perceber que mais uma vez, a imprensa tinha ridicularizado o seu Sporting.

Apesar de ter compreendido o erro (pressa+gajas no futebol), como estudante de jornalismo não sou capaz de o desculpar, e espero que a jornalista seja afastada dos conteúdos desportivos on-line. Mas também quero agradecer à jornalista, como mero adepto do Benfica, por me ter deixado tão bem-disposto logo de manhã, sendo aquilo um belo presságio para à noite, onde fui muito feliz em Alvalade.

Sporting 1-3 SL Benfica: A conta que Deus fez

[Hoje e quase 24 horas depois do derby, após picardias e brincadeiras entre rivais , cá estou eu com a crónica do jogo]


A 11ª primeira jornada da Liga Zon Sagres ditou o derby lisboeta, Sporting e Benfica defrontaram-se em Alvalade. Enquanto para uns era o jogo que salvava a época como referiu um representante do Sporting, para outros era mais um jogo em que os 3 pontos eram obrigatórios para não deixar fugir a liderança. O que outrora foi um encontro entre dois aspirantes a vencer o título nacional , na presente temporada é um encontro entre duas equipas com aspirações bem diferentes. Os 15 pontos de distância entre Benfica e Sporting antes do pontapé de saída revelam isso mesmo, ainda assim, a motivação para um derby é sempre a mesma.

O Sporting, para além dos 3 pontos tinha em jogo o seu orgulho. E isso ficou bem explicito durante grande parte do primeiro tempo em que a equipa de Alvalade surpreendia todos. Protagonizava, talvez  a melhor exibição da presente época. Foi dando tudo o que tinha até que chegou ao 1-0, uma merecida vantagem para a equipa leonina face ao jogo que o Benfica  fazia. Muita dificuldade a ocupar bem o espaço, via-se por diversas vezes Lima ser obrigado a vir buscar bola ao meio campo e Maxi com dificuldade a acertar na marcação.

Ao contrário do primeiro tempo o segundo foi Benfica do inicio ao fim. As dificuldades sentidas pela equipa encarnada tinham ‘sido deixadas no balneário’. A segunda parte realizou-se, praticamente, no meio campo sportinguista. Aos extremos verdes e brancos faltava a força para ajudar a defesa, situação que as alas benfiquistas foram aproveitando para criar jogadas de perigo, nomeadamente Ola Jonh. O jovem holandês tantas vezes cruzou até que acertou, Rojo foi infeliz e sob pressão de Cardozo cabeceou para dentro da própria baliza.  Golo que foi, hoje, atribuído pela Liga a Takuara. O empate estava feito e o Benfica continuava a aumentar o ritmo, ao contrário do Sporting que não tinha capacidade física (nem mental) para tal coisa.

O tempo corria a favor do Sporting que se contentava com o empate mas Boularhouz deitou tudo a perder. Salvio remata e após Rui Patricio já estar batido, o central sportinguista corta a bola em cima da linha de golo. Penalty e vermelho direto. Cardozo chamado a marcar não falhou. A jogar contra 10 e porque diz o ditado que não há duas sem três, o Benfica  chega ao terceiro golo, novamente por Óscar Cardozo.

Criticado por uns, amado por outros tal como todos os ‘grandes’, o paraguaio mostrou, mais uma vez, que quando é preciso faz aquilo que melhor sabe, marcar golos.

[Sigam-me em: www.facebook.com/eternbenfiquista]

E o Godinho é o Pai Natal

Que me desculpem os leitores verdinhos, mas isto hoje foi comédia total, desde o My Way com bandeirinhas passando pelos recado da Juve para o Gordo do DUXXI, terminando na apoteótica meia-hora de Godinho Lopes no centro do terreno a levar alto baile.

Tou de barriga cheia :)

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória


Quando o Ricky marcou, não comemorei o golo. Como não tenho comemorado os últimos golos do Sporting, porque já sei que, ultimamente, os jogos raramente terminam com a vitória do Sporting. É ao ponto que isto já chegou.

A primeira parte até ‘tava a correr bem: defender bem e compactadamente e tentar marcar um golo num lance rápido ou bola parada, mas sempre deixando a defesa bem segura cá atrás. Conseguimo-lo, marcámos 1 golo e defendemos bem essa vantagem até ao intervalo. Maravilha

Depois, o descalabro de sempre: uma bola perdida junto à bandeirola de canto no meio-campo adversário é sinónimo de uma jogada de contra-ataque para o adversário. O que é estúpido por duas razões: primeiro, porque estávamos a ganhar e não havia uma necessidade tão urgente para atacar; e depois porque, ao perder a bola, nunca, mas mesmo nunca, há ninguém que consiga fazer uma puta de uma falta logo ali à saída da área deles, isto é, no meio campo adversário.

Na primeira vez que isso aconteceu, foi golo. A juntar a isso tudo, a pièce de résistance e que retrata bem esta época do Sporting: Carrillo, sozinho, à entrada da área do Sporting, a tentar cortar (dominar?) a bola… com o calcanhar! Surreal.

Já no final da primeira parte se via que Carrillo e Capel estavam prestes a “estoirar”. Mas foi preciso sofremos golo e ver o Carrillo deitado no relvado a sofrer cãimbras, aos 67 minutos de jogo(!), para o Vercauteren ter-se decidido a mexer na equipa. Parece que foi o adjunto belga que avisou o Vercauteren que o Carrillo já não aguentava. Hã? Qual adjunto belga, perguntam vocês? Pois, eu também.

Ainda pensei que fosse o Esgaio a substituir o Carrillo mas logo reparei que, afinal, tinha ido para a bancada. Compreende-se, se é para humilhar, ao menos que se humilhe os jogadores estrangeiros que nem “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória” saberão dizer de cor do que humilhar um puto que já na escola primária tinha escrito uma composição onde dizia que queria ser jogador de futebol do Sporting.

É um facto, estamos perante a pior época de sempre do Sporting Clube de Portugal e no preciso momento em que temos no plantel o jogador mais caro de sempre da história do clube e que se tem notabilizado por falhar golos em jogos importantes. Ia dizer que isto é uma das ironias mais caras do futebol, mas não, é mesmo uma tristeza do caralho.

E gostei da arbitragem, uma arbitragem à “inglesa”, a deixar jogar, lei da vantagem e whatnot. Eu também gosto muito de árbitros assim, que deixam jogar, mas todos nós nos lembramos o que aconteceu ao último árbitro que apitava assim: teve o azar de ter anulado um golo no pré-fabricado da Luz e, puff! Acabou-se a carreira de árbitro.

Finalmente, mérito para o Benfica que apenas teve que aproveitar a má forma física e alguns dos muitos erros anedóticos que os jogadores do Sporting cometeram.


Ah! E aplausos para a forma magnânima como o presidente dos benfiquistas espetou a cereja em cima do bolo, que foi a vitória de hoje em Alvalade. Foi uma "cereja" carregada de fair-play, desportivismo, elevação, cordialidade e boa-educação, e que, de certeza, terá deixado deliciados os seus consócios benfiquistas.


SL

Sporting 1-3 Benfica

"Este jogo foi resolvido pela componente física", disse o gajo da Sport TV assim que o jogo terminou.

Na primeira parte houve banho de bola. Os de vermelho andaram às aranhas. Faltaram 1 ou 2 golos para resolver, mas assim não aconteceu e na segunda parte, quando a falta de frescura física se agudizou, o Benfica ganhou pela robustês física do inevitável Cardozo.

A falta de frescura física deve-se a uma deficiente pré-temporada, e a menos 2 dias de descanso que o adversário.

Ainda assim, vi futebol de parte a parte, e principalmente do lado do Sporting nos primeiros 45 minutos, com várias oportunidades para se colocar em vantagem mais confortável. A diferença de pontos no campeonato e o resultado de 3-1 é manifestamente exagerado.

Parabéns ao Benfica, e que sigam na luta.


Sporting - Benfica

Em dia de derby, e após análise de ambas equipas prováveis, um facto importante salta à vista: naquele que é o clássico mais Português de Portugal, apenas um jogador é Português. Alinha na baliza do Sporting.

Naturalmente, o adepto encarnado dirá que isso é irrelevante. Desde que ganhem, que seja com um plantel sem um único compatriota. Mas é óbvio que tal é um caso em que a vontade do adepto se adapta à que o clube lhe apresenta e não o inverso. Um pouco como o adepto Portista é rápido a desculpar as diabruras que fez e vai fazendo o seu presidente, manchando a bandeira do clube, e portanto, desrespeitando todos os seus adeptos. Mas isso são contas para outro rosário. Em ambos os casos, a paixão pela respectiva cor, os leva a aceitar pacificamente (ou a afirmar que aceitam) e defender o que o clube lhes apresenta, hipotecando um espírito crítico que os homens de bem trazem sempre consigo.

Eu analiso que talvez o momento leonino seja precisamente devido à nacionalidade díspar dos elementos em campo, de valor indiscutivelmente superior à que a classificação indica. Seria sem dúvida mais fácil de pedir Esforço, Dedicação, Devoção com subsequente Glória se o presidente, treinador e adeptos se dirigissem no discurso a uma equipa mais familiarizada com o que significa ser um grande de Portugal e a responsabilidade que isso acarreta.

Quando o digo, ocorrem-me imediatamente as figuras de Gelson Fernandes e Elias, que não vejo a colocar em campo toda a qualidade já observada com outras camisolas. Talvez o fizessem de outra forma, rodeados de jogadores que tivessem nascido no nosso país e lhes soubessem mostrar por verbo e exemplo, o que significa ser atleta do Sporting Clube de Portugal.

Quanto ao resultado, desejo que ele advenha de um jogo sem casos, que o Sporting mostre futebol, e, por fim, se possível com as duas premissas anteriores, que ganhe o jogo.

Um forte abraço e boa sorte a todos para logo.

EDIT:

é precisamente pelos já bastantes casos nos quais se integra o caso da troca de emblema do Sporting pelos jornalistas da TSF, que um comunicado jamais conseguirá desculpar (vários blogues leoninos foram testar a teoria de que teria sido a pressa e falta de atenção a causadora da troca, e provaram precisamente o contrário: só de propósito seria possível o feito) que afirmo que é o Sporting que merece o sorriso da deusa Vitória no jogo daqui minutos.

E é também nestas coisas que se pode ver a diferença de classe e formação entre a maioria dos adeptos.

Um benfiquista típico aplaude alarvemente. Já um sportinguista dificilmente hipotecaria o seu profissionalismo apenas para achincalhar um clube rival que merece respeito, seja ele qual for, esquecendo ou nunca fazendo ideia que as atitudes se colam a quem as tem. (Não sei que espécie de jornalista pretende ser o autor da troca do símbolo, mas certamente terá lugar na Benfica TV ou ao lado do João Gabriel nas conferências de imprensa, essa outra personagem de grande classe encarnada...)

Quando se diz que um adepto leonino é diferente, são estas coisas que o ilustram.

Ressalvando, embora, que alguns adeptos encarnados mereçam justamente ser a excepção que confirma a regra.

O clássico que é derby e o caralho

coiso e tal, partir cadeiras, comunicados, cenas e atrofios... Eh pá, hoje o Fafe veio ganhar ao Famalicão no 2º mais importante clássico minhoto (fui eu que o classifiquei assim) por isso espero que amanhã os forasteiros também vençam o 2º mais importante clássico nacional. Eu vou estar lá para partir umas cadeiras, depois o Valdemar, o Capto e o Saruga que passem a factura.

Agora a sério...

Nã, não vou escrever mais nada
tou-me a cagar!

 POR TIIII, POR TIII, EU IREI CANTAAARR.....

Magnânimo, eu?


Li algumas generalidades no blog Ontem Vi-te no Estádio da Luz (mantém os teus amigos por perto e os teus inimigos ainda mais perto) e constato que nem dos mais lúcidos benfiquistas que leio por essa net fora consegue escapar ao maldito vício de querer tornar uma ideia feita como uma verdade absoluta. A generalidade dos adeptos do Sporting não julgam que este derby que se aproxima salvará a época nem nada que se pareça. Ao contrário do que o próprio diz, nós não nos revemos no que Rui Oliveira e Costa diz semanalmente na televisão e na rádio. Muito pelo contrário.

Para a maioria de nós, esta época já está perdida, mesmo que ganhemos ao Benfica na próxima segunda.

Eu nem vou discutir a importância desportiva, histórica e social de um derby entre Benfica e Sporting. Tal como nunca o discuti quando o Benfica era treinado por Jupp Heynckes e tinha jogadores no seu plantel como Bossio, Thomas e Toy.

Dia de Benfica-Sporting ou Sporting-Benfica é um dia especial. E por muito que escrevam em blogs ou digam o contrário em programas de televisão, sabem bem que estão a mentir.

A força do Benfica impõe-se, não naturalmente, como a sua grandeza suporia acontecer, mas pela força: a força dos números (sócios, audiências, etc), a força nos media, nas escolas (atirei o pau ao gato), e ai de quem se atreva a beliscar essa grandeza. Pois, “grandeza”, porque a “grandiosidade” que o Benfica granjeou nos anos 60, foi conquistada de uma forma gradual e natural, à custa de resultados, desportivos e não só, sem a força dos media de então, e era de facto, uma grandiosidade genuína, não uma qualquer “grandeza” artificial e imposta à força.

Quando o Ricardo fala que há um sentimento qualquer que invade os sportinguistas em relação ao benfiquistas, isso é verdade – não o nego – mas inveja?? Ódio? Quanto muito, a maioria de vocês – benfiquistas, não o clube em si – irritam. São irritantes. E arrogantes. E, sobretudo, são muito hipócritas.

Vocês são o bully da escola. Lembro-me muito bem de ter lido uma explicação que uma sportinguista deu para se ter tornado adepta do Sporting. Lembrava ela que, quando andava na escola, os muitos benfiquistas da turma costumavam rodear os poucos sportinguistas e gozá-los quando o Sporting perdia ou o Benfica ganhava. Mas do que ela não se esqueceu mesmo foi dos momentos em que quando o Sporting ganhava ou Benfica perdia, os benfiquistas não admitiam ser gozados pelos sportinguistas.

“Se gozas, bato-te ou, pior, ignoro-te”. É isto o benfiquista. Um ser com complexo de superioridade e que vive num estado de alienação que assusta.

É que, com esta mentalidade instalada por aqueles lados, de “ouve o que eu digo, não olhes para o que eu faço”, os benfiquistas vão, alegres e contentes, quais papoilas, engolindo taças da Liga, enquanto ligam as torneiras e apagam as luzes no seu estádio, jogam um Estoril-Benfica no estádio do Algarve, escolhem árbitros para apitar a final da Taça, vão dando peitadas em árbitros, acusam clubes de não serem sérios e permitem assassinos e agressores de árbitros continuarem a entrar no seu estádio. Pois, não são apenas os sportinguistas que não vos gramam: são também os adeptos do Celtic, do Barcelona, do Porto, do Fortuna Düsseldorf, do Cáceres...

Se calhar, são vocês que vêm em sentido contrário, não?

Para terminar, em relação ao derby de segunda e o seu (não) adiamento. É uma verdade incontestável que:

- As regras não permitiam o adiamento;
- Que esta direção do Sporting é incompetente;
- E que a maioria dos sportinguistas não se revê nesta direção nem neste Sporting (os 8 mil presentes ontem no jogo demonstram isso)

Porém, a verdade absoluta e irrefutável e que contraria tudo o que foi escrito pelo Ricardo, é que o Benfica perdeu uma oportunidade única de colocar em prática aquilo que apregoa mas nunca concretiza. Se o Benfica fosse o tal clube magnânimo e superior que tanto diz ser, teria concordado com o adiamento, mesmo sem ter sido contactado directamente pelo Sporting. 

“Estão cansadinhos? Ah, querem adiar o joguinho por mais 24 horas? Ora, não há problema algum, nós adiamos, com certeza, seus pobres coitados. Afinal, somos o clube mais magnânimo de Portugal.”

Mas  a verdade é que não o são. A realidade, dia após dia, vem demonstrando-o. E a mesquinhez dos vossos actos vai calando as vossas próprias palavras.

Concurso Monta o Gélson II

Aqui ficam os trabalhos dos 10 finalistas:


por Bernardo Covas
por Cláudio Soares
por João Eiras Antunes
por João Lopes
por Nuno Ricardo
por Daniel Alexandre
por Miguel Reis
por João Salvador
por João Mourato
por Manuel Oliveira

Reflexão

Com a vossa licença, trago aqui um comentário que deixei numa caixa de comentário no blog irmão http://simaoescuta.blogspot.pt/, mas que considero merecer a elevação a post aqui no blog, onde às vezes também se fala de coisas sérias.

É uma reflexão que passou à escrita no blog do amigo POC, mas de onde não foi originária, porque a atitude desportiva do benfiquista POC é das mais saudáveis com quem tenho tido a sorte de conviver a nível virtual.

É, também, uma reflexão que faz parte de outra, mais ampla, ao Sporting no contexto do futebol nacional, que vou resistindo a transbordar para a escrita, pelo menos por agora. Talvez um dia.

É um texto que tenta recordar a quem fez por se esquecer, ou aos putos que nunca chegaram a saber, que já houve uma altura em que o Benfica perdia por 7-0, se queimavam cartões de sócio, se iam buscar brasileiros desconhecidos aos Tirsenses desta vida, só porque tinham feito um bom jogo ou marcado umas batatas nas humilhantes goleadas ao Benfica, e em cujo os pós-jogos se organizavam vergonhosas conferências de imprensa dos capitães de equipa a pedir perdão aos sócios.

Pois. Porém...

Quem tem alguma memória nestas coisas da bola, recorda-se que o Benfica passou um mau bocado semelhante ao que o Sporting agora atravessa. Eram os anos 90 e Artur Jorge entre outros treinadores, e alguns presidentes tinham acabado de enterrar o Benfica, que chegou a terminar num lugar sem acesso a competição Europeia, algo inédito entre os clubes grandes nacionais até aos dias de hoje. 

Eram os tempos da travessia no deserto leonina, com 18 anos sem ser campeão, mas curiosamente, era o Benfica que era alvo da chacota nacional, com alguns jogadores autênticos flops que ainda hoje fazem parte do anedotário do futebol nacional que não mereciam partilhar balneário com jogadores de outro nível e qualidade como Paulo Sousa, Rui Costa ou João Pinto.

Mas nunca, nem nesses tempos, se assistiu a um tão grande ataque concertado dos rivais e da comunicação social a um clube grande nacional ou ao indiscutível estatuto de "grande nacional" como se pretende fazer por estes dias ao Sporting...

Um clube que está tão acima a todos os níveis do pretendente Braga, que tal discussão se torna ridícula, a não ser por ser todos os dias alimentada pela comunicação social ao serviço de certos interesses.

Repito: nem nos tempos negros dos anos 90, eu, ou qualquer um adepto leonino, pretendeu fazer descer o Benfica de clube "grande" ou principal rival do Sporting. 

Primeiro porque quem somos para decretar tal a um clube centenário que merece o maior respeito, como o Benfica e que certamente continuará a sê-lo bem depois de eu ter desaparecido?

Segundo, porque para mim futebol é saudável, e quantos mais intervenientes no espectáculo, melhor a sua qualidade. 

Daí, também nunca ter entendido uma certa soberba Portista de não terem rival nacional, e que só por essa Europa fora, noutras ligas, encontrariam rivais à altura. Nem nesta atitude encarnada por estes dias, que o Sporting estará para acabar.

Tudo é transitório, e se o Sporting neste momento está menos bem no que respeita à modalidade de futebol na categoria de séniores, que não em todas as outras modalidades, no somatório das quais só encontra rival efectivamente no Barcelona, um dia virá que pode estar no primeiro lugar do campeonato, e o Benfica em quinto, e o Porto em sétimo, talvez...

Se eu vir chegar esse dia, não serei arrogante ao ponto de decretar a perda de estatuto "grande" a qualquer um desses dois clubes. Talvez por ser adepto leonino, com tudo o que isso implica, ou talvez por ser eu.

Fecho a reflexão, questionando alguns iluminados encarnados que insistem constantemente na questão da indemnização das cadeiras do estádio, se alguma vez alguém mandou a factura do autocarro do Porto, dos vidros do carro do Pinto da Costa, da despesa do funeral do adepto do Sporting para o estádio da Luz...

Ai, Pedro Sousa...

Eras um gajo porreiro quando comentavas na Renascença. Não te ouvia muitas vezes, mas como era a única estação que apanhava em certos sítios, acabava por te aturar alguns minutos, quando estava em viagem. Ouvi dizer por aí que desde que passaste a director de comunicação do Sporting, começaste a ignorar os teus amigos jornalistas, e depressa te esqueceste o que é a procura pela notícia. Não esperava é que fosses engolido tão rapidamente pelo bichinho estúpido dos comunicados...

Primeiro, comunicas que, segundo as leis, não pode haver jogo na segunda. Depois comunicas novamente, para dizer que não devia haver jogo, mas já não falas nas leis, porque elas não estão do teu lado. Que se passa contigo, pá? Lembras-te daquela bostice do site do Benfica vir desmentir o ZeroZero, para depois apagarem o comunicado? Agora não foi igual, mas foi parecido. Deixa-te disso, és melhor do que essas merdas.

E quanto ao jogo, que se foda, se eles querem adiar mais um dia o sofrimento, que o façam, para nós é igual ao litro. Podiam era ter falado "amigavelmente" com o nosso presidente, mas para isso tinham de pagar o que devem...

A sanita entupiu.

Hoje não houve jogo. Segundo alguns camaradas encarnados pelo facebook, "a sanita entupiu".

Faz sentido.

Uns preparam o derby, colocando os leões em jaulas.

Nós entupimos a sanita...

Custa-me muito ver isto

Sempre fui um gajo do contra. Toda a minha vida. Se antigamente era anarquista, agora sou salazarista, se há uns anos só ouvia punk e hardcore, agora ouço cirandas e forró tradicional de Pernambuco, se era doido por Queijo (tanto que até ganhei essa alcunha) agora nem o consigo cheirar.

Com o Benfica não é diferente.

Apesar de sempre ter sido uma voz crítica de tudo o que se passa no clube, e isso custou-me algumas zangas virtuais (acho que na "vida real" nunca me chateei a sério com nenhum benfiquista por causa de futebol), desta vez há algo que estou a ver que me incomoda um pouco. E, seguindo a tal bipolaridade com que a minha vida avança, desta vez vou criticar quem está a criticar a nossa equipa. É vergonhoso ver gente a dizer que não conseguimos ganhar ao Barça C (foda-se, e já agora, porquê C e não B?) quando na realidade aqueles putos limpavam o nosso campeonato sem piscar. Nós estávamos 'muita fortes' na primeira parte, nem os deixámos respirar, mas eles também tiveram algumas jogadas de perigo, especialmente nos últimos 15m, e mostraram que são jogadores de classe mundial. Mas a nossa equipa funcionou muito bem, apesar dos falhanços dos avançados (foda-se, isso acontece tantas vezes, sei que desta vez custa mais porque era o jogo que era, mas é algo normal no futebol e que todos nós deveríamos estar habituados) e está, sem dúvida, de parabéns.

Ainda no mesmo registo mental, desta vez sou obrigado a criticar Jesus pelas substituições, mas também sei que não haviam ali muitas opções, tendo em conta o cansaço de Lima e Rodrigo, só que ele é pago para inventar de forma a que ganhemos, e não para segurar empates porque noutro estádio a kms de distância, uma equipa listada de verde e branco não marcava.

Estou profundamente fodido com este resultado, porque tentámos de tudo para ganhar, mas fico contente com estas exibições e de olhos cada vez mais apontados ao Marquês. Só falta ganhar ao Sporting.

Barcelona 0-0 Benfica: Desilusão, Benfica

Em jogo que fechava a Fase de Grupos da Liga dos Campeões, o Benfica deslocou-se a Camp Nou a depender de si próprio para continuar na competição. Os encarnados estavam obrigados a vencer o Barcelona, que se apresentou sem os habituais titulares, ou fazer o mesmo resultado do jogo de Glasgow.
Face ao onze que a equipa de Tito Vilanova apresentou o Benfica era, na minha opinião, claramente favorito à vitória. Sem nada a temer, o emblema encarnado entrou com tudo em campo, encostaram o Barcelona às cordas porém desperdiçaram as 3 oportunidades claras de golo. Primeiro o egoísmo de Rodrigo, depois o azar de Lima que atirou ao poste e por último a defesa de Pinto após grande jogada de Ola Jonh.

Na segunda parte, o Benfica acusou cansaço e progressivamente foi baixando o ritmo de jogo ao invés dos culés que foram sempre mais perigosos, sobretudo depois da entrada de Messi e Piqué.Tudo isto levou JJ a fazer alterações na equipa, Lima e Rodrigo deram lugar a Cardozo e André Almeida. Alterações que de nada valeram, os pontapés para a frente em vão sucediam-se, a bola não chegava ao único avançado, Cardozo, e o Celtic que até ao min 80 esteve empatado em Glasgow marcava o golo da vitória. Nada era favorável ao Benfica. Aos 85min Messi sal lesionado e a equipa da Luz ficou a jogar com mais 1, no entanto nem isso valeu à turma encarnada.  Na última jogada do encontro, Maxi Pereira, dentro da pequena área teve nos seus pés oportunidade para fazer o golo, mas atira para as nuvens.

Em tempos de crise, o Benfica foi o rei do desperdício e disse adeus aos milhões da Champions. Desilusão. Não consigo perceber as alterações feitas por JJ, tirar 2 avançados quando precisávamos de vencer o jogo visto que o jogo em Celtic Park não estava controlado, não percebo como se falha tanta oportunidade de golo, enfim, seguir em frente, Segunda Feira há outro jogo importante.

Barcelona 0 - 0 Benfica

Esta análise vai ser curta, pois a disposição não é a melhor. Deixo apenas alguns comentários breves.

O onze escolhido por Jesus (dentro das possibilidades) foi muito bom. Talvez trocasse Nolito (que se passa contigo, rapaz?) pelo Gaitán, mas tanto um como outro transformaram-se numa incógnita ao longo dos últimos meses. André Gomes, Garay, Luisão, Melgarejo e Matic estiveram muito bem. Artur esteve excepcional. Olá John ainda foi quem mais desequilibrou, mas bloqueou um pouco na altura do passe. Maxi esteve bem, mas também se escapou ao segundo amarelo umas 2 ou 3 vezes. Rodrigo e Lima estiveram muito mal.

Jesus não colocou Cardozo de início, e gostei dessa decisão, mas Jesus devia ter percebido que Rodrigo já lá não estava a fazer nada ao intervalo, e que o Tacuara tem que jogar mais do que 15 minutos para poder resolver. A entrada de André Almeida também não a percebi. Só encontro a justificação do Celtic estar empatado na altura, e isso foi uma tremenda burrice, mister...

Caímos de pé, está certo, mas... foda-se, cair de pé é uma bela merda.

PS: O Barcelona não jogou com os titulares mas os putos não eram nenhuns toscos, como se viu na segunda parte. O Benfica sentiu muito a falta de Enzo.

PPS: Quero que a Liga Europa se foda.

Dois zeros

Parabéns ao Benfica. Segundo consta, fez um bom jogo.

:)

Clubes sérios

O Sílvio Cervan já veio dizer que o Barcelona não foi um clube sério por ter jogado sem titulares?

Portuguesices

No programa de hoje da RTP, "Prós e Contras", a antiga ministra da educação disse, e passo a citar:
"O ensino da língua Portuguesa é difícil até em Portugal..."



Thank you Captain Obvious!!!!!!

Messi quer que passe o Celtic

Para esse cagalhoto ambulante, que só tem bom gosto no ídolo de infância, todo o meu escárnio!
Aquilo que tu não sabes é que vais levar uma enrabadela de todo o tamanho na tua própria casa, filho da ptua!

"Bolas paradas", o ponta de lança que marca 15 golos por época


E vão 8. Escrevo isto no intervalo do jogo que 'tá a dar agora na Sporttv 4, o Fiorentina 1-0 Sampdória, golo marcado por Savic, após um canto. Esta época já vão 8 golos de bola parada (!), tudo fruto de Gianni Vio, treinador adjunto da Fiorentina, um especialista em treinar, desenhar, esquematizar e colocar em prática jogadas de bola parada (cantos, livres).


8 golos em 4 meses de competição. Uff.


Cheira-me que ler este livro saía mais barato do que comprar o Bojinov.


Gianni Vio escreveu um livro há uns anos, em conjunto com um psicólogo, precisamente sobre a importância das bolas paradas (ou esquemas tácticos, como diria um treinador “profissional”) no jogo e como as quais, bem trabalhadas, renderiam cerca de 15 golos por época. O livro chama-se “Più 30 per cento” e nele, além dos esquemas detalhados, encontramos a explicação de como a psicologia é importante na altura de criar perigo na baliza adversária.



Segundo o psicólogo que o ajudou a escrever o livro, a perigosidade deriva sobretudo da convicção com que o atacante parte para a bola no momento de a cabecear/rematar. 


Depois é só uma questão de praticar. Muito.


Fiorentina a treinar cantos na pré-época


                                          
Golo do Savic, esta noite


Vicenzo Montella, que treinou o Catania na época passada, sabia o que estava a fazer quando trouxe com ele Gianni Vio para o ajudar na Fiorentina...




Turquel 6-7 BENFICA: 2ª Parte memorável


O Sport Lisboa e Benfica deslocou-se ontem ao reduto do Hóquei Clube Turquel em jogo a contar para a 9ª jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. A turma de Luís Seníca entrava em campo com a certeza que se ganhasse seguia invicta na liderança do campeonato, visto que o FCPorto tinha deslizado, horas antes, diante do Física.

A equipa que esta época subiu à primeira divisão dominou os encarnados durante toda a primeira parte, saindo para o descanso a vencer por 5-2. Uma vantagem que parecia dar segurança à formação de Turquel tendo em conta a forma como estava a jogar o seu Hóquei. Os golos encarnados foram apontados por Diogo Rafael e Carlos López.

A segunda parte abriu com Luis Viana a marcar de grande penalidade, porém, logo depois a equipa da casa voltou a colocar a diferença em 3 golos. De seguida deu-se uma reviravolta memorável, o Benfica marcou através de Tuco, Carlos López, Cacau e Luis Viana e alcançou a vitória por 7-6.

Um jogo que mostrou o que é Hóquei, um jogo improprio para cardíacos. Fazem falta ao futebol homens como os do hóquei, homens que vivem cada jogada e que dão tudo em campo em prol da vitória , em prol da camisola.



[Sigam-me em www.facebook.com/eternbenfiquista , e perdoem-me o atraso da análise ao jogo]