"Bolas paradas", o ponta de lança que marca 15 golos por época


E vão 8. Escrevo isto no intervalo do jogo que 'tá a dar agora na Sporttv 4, o Fiorentina 1-0 Sampdória, golo marcado por Savic, após um canto. Esta época já vão 8 golos de bola parada (!), tudo fruto de Gianni Vio, treinador adjunto da Fiorentina, um especialista em treinar, desenhar, esquematizar e colocar em prática jogadas de bola parada (cantos, livres).


8 golos em 4 meses de competição. Uff.


Cheira-me que ler este livro saía mais barato do que comprar o Bojinov.


Gianni Vio escreveu um livro há uns anos, em conjunto com um psicólogo, precisamente sobre a importância das bolas paradas (ou esquemas tácticos, como diria um treinador “profissional”) no jogo e como as quais, bem trabalhadas, renderiam cerca de 15 golos por época. O livro chama-se “Più 30 per cento” e nele, além dos esquemas detalhados, encontramos a explicação de como a psicologia é importante na altura de criar perigo na baliza adversária.



Segundo o psicólogo que o ajudou a escrever o livro, a perigosidade deriva sobretudo da convicção com que o atacante parte para a bola no momento de a cabecear/rematar. 


Depois é só uma questão de praticar. Muito.


Fiorentina a treinar cantos na pré-época


                                          
Golo do Savic, esta noite


Vicenzo Montella, que treinou o Catania na época passada, sabia o que estava a fazer quando trouxe com ele Gianni Vio para o ajudar na Fiorentina...




27 comentários:

Captomente disse...

75 minutos da segunda parte, golo da Fiorentina, que faz o 2-2.

Quem marcou? O "Bolas Paradas" Savic, de cabeça, após livre...

Benfiquista Tripeiro disse...

Ainda bem que gostas. É pena que não estivesses atento à época de 2009/2010, por exemplo, época em que o GLORIOSO BENFICA à 10ª jornada já levava 18 golos marcados de bola parada, num total de 31, o que dá 58% do total de golos. Ou seja, em menos de 3 meses, o GLORIOSO BENFICA marcou mais do dobro dos golos de bola parada do que a tua fonte de inspiração para este post. Uff!

Captomente disse...

Não li novamente. Sorry.


Muda o nick pra "trolleiro" para mais fácil identificação, obrigado.

Benfiquista Tripeiro disse...

Deixa lá ver se percebo, então. Quanto são opiniões contrárias às tuas, não lês. Se é alguma coisa que não te agrada, chamas os leitores do blog de trolleiros. Então por que raio escreves num blog? Se não suportas críticas (construtivas. Tudo o que escrevi é verdade), porque é que te sujeitas? Só respondes a comentários com insultos, é? Se contiverem argumentos válidos relacionados com o post já não lês? Se não tens estaleca, não devias escrever neste blog, aliás, não devias escrever em lado nenhum. A não ser que só gostes de leitores que digam sempre que sim, ou que insultem. Já reparei que gostas muito destes últimos.

Tu admiras a fiorentina por marcar 8 golitos de bola parada em 4 meses. Eu sugeri-te admirares antes o GLORIOSO BENFICA que marcou 18 golos em menos de 3 meses. Factos. Factos, meu caro.

Captomente disse...

Li agora. Quis dar-te essa hipótese e... Epah, juro, não sei se 'tás a trollar ou se 'tás a sério.

Mas sei que ambas as hipóteses são tristes.

Mas qual estaleca, pah? O meu compromisso aqui é com o Vitto e é apenas de colocar umas merdas no blog de vez em quando, não vem nada no "contrato" de ter de aturar lampiões ignorantes como tu.

Tu não és obrigado a ler o que escrevo - quanto mais gostar - e muito menos és obrigado a comentar.

E claro, eu não sou obrigado a ler o que comentas. Ter de te explicar isto é deprimente.


Queres demonstrar sapiência e sabedoria mas misturas no teu discurso a típica vaidade e presunção lampiã que, como já tinha dito, o meu cérebro aprendeu a filtrar e a ignorar desde há muito tempo. E é uma pena, mas não para mim, porque quem se arrisca a falar para o boneco, és tu.

Enfim, até poderia rebater essa genial comparação entre o trabalho de sapa de Jorge Jesus - com bloqueios incluídos - neste "glorioso" campeonato à beira-mar plantado com o campeonato mais táctico do Mundo, o calcio, mas a tua presunção não faz para merecer o tempo que perco com lampiões como tu.

Considera esta a última vez que me dirijo a ti em particular. :)

P.S. Chamar alguém "ignorante" não é um insulto. Não sejas idiota.

SL

Captomente disse...

*Acrescenta aí ao pequeno pormenor de o calcio ser o único dos grandes campeonatos europeus que tem árbitros de baliza.

Benfiquista Tripeiro disse...

Meu caro, quando referi os posts com insultos, não estava a falar desse, do ignorante. É óbvio que isso não é insulto nenhum, até um idiota percebe isso.

Quanto a ler ou não ler blogs ou respostas a posts em blogs, cada um faz o que quer. Mas escrever e depois não aceitar refutações é... de ignorante.

Quanto aos bloqueios, poupa-me e poupa-te a citar treinadores corruptos mentirosos, é bom para todos.

Quanto a ser vaidoso, sou sim senhor, na qualidade de adepto do GLORIOSO BENFICA! Presunçoso não sou, nem o poderias saber, visto que não falo sobre mim para poderes tirar essa conclusão. A não ser que não saibas o que quer dizer a palavra, mas não te preocupes, pois "felizes os ignorantes, pois deles é o reino dos céus".

Unknown disse...

Os números não são de facto nada extraordinários.

O que o Benfiquista Tripeiro não percebeu, é que este é um post dirigido a Sportinguistas. Uma piada muito bem conseguida. A Fiorentina em Bolas Paradas tem apenas menos 1 golo que o Sporting no total de golos.

Abraço

Captomente disse...

Olha! Um lampião inteligente. Eles existem!

Deixei apenas a subtil menção ao Bojinov mas chegaste lá. Congrats!

SL

http://www.urbandictionary.com/define.php?term=trolling


DeVante disse...

Sim à e tal...fosse Portugal um país sério, com jornalistas sérios, alguém perguntava ao Bitópreira o que achou do bloqueio do jogador do Celtic ao Artur...

Quanto à comparação...não faz qualquer sentido...o que não faltam por aí são jogadores com mais golos de bola parada que o Zbórden.

Já só falta uma semanita para o jogo que já foi um clássico e népias? Chamem o PPC para animar a coisa pah...

LDP disse...

No que concerne ao aproveitamento das bolas paradas nota-se uma evolução no sporting. Apesar de ter chegado a Novembro já com quatro treinadores, vê-se que esta época o Wolfsníquel depende menos dos penalties para ter aproximadamente 50% dos golos marcados por toda a equipa.

É, talvez, a unica coisa em desequilíbrio naquele valoroso e reputado plantel.

Anónimo disse...

O zmerding não é forte na bola parada, é muito forte. O pior é quando soa o apito e ela tem que rolar...

Carlos Alberto disse...

Ler um lagarto falar em bloqueios e achar-se inteligente é um bocado estranho

Ó Captomente, não mistures as coisas: ou segues a subjugação à cartilha andrupta ou armas-te em inteligente. As duas juntas é que são impossíveis como prova a situação do teu clube!

pitons na boca disse...

Capto, não menosprezes por completo o teu clube. Também têm um jogador que leva uma série de golos de bola parada.
O Ricardo Esgaio já leva uma dezena (ou está lá perto) de golos de bola parada... são é todos de penalty bem marcados (bem ou mal assinalados é que já é outra conversa). ;)

iorda9 disse...

Pitons

De facto o Esgaio já tem uns 7 penalties marcados e o Sporting b até vai em primeiro, mas que relevância tem isso em comparação com a 1º liga, onde o Sporting está em 8º e não tem nenhum penalty a favor ?

PS: Por mais que digam que o jogo da proxima segunda é o jogo da epoca para o Sporting - cada vez vejo mais benfiquistas a contar os minutinhos que faltam.

Aliás pela blogosfera Sportinguista existe muita gente a preferir que o Sporting perca para que Godinho deixe de ter condições para continuar.

DeVante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DeVante disse...

"...e o Sporting b até vai em primeiro, mas que relevância tem isso em comparação com a 1º liga, onde o Sporting está em 8º e não tem nenhum penalty a favor?"

Se calhar foi porque na "blogosfera Sportinguista" alguém mostrou de forma brilhante o ecletismo lagarto e como uma coisa tem tudo a ver com outra. Mas já vi que o Iorda andou distraído da blogosfera Sportinguista ultimamente, e só retomou para a questão do jogo que já foi um dérbi.

Sobre isso:
"Aliás pela blogosfera Sportinguista existe muita gente a preferir que o Sporting perca para que Godinho deixe de ter condições para continuar."
Pois, pode levar na peida de Videoton, Basileia e Moreirense, que estes são Barças e não beliscam as "condições para continuar" do Gordinho, não pode é perder com os lampiões, que vão na liderança.
Faz todo o sentido...

pitons na boca disse...

Iorda,
o meu comentário era uma resposta ao texto, porque em Portugal também há uma equipa com um grande aproveitamento de bolas paradas.

Só que neste caso são penalties e o que é ensaiado nos treinos talvez seja o pré-falta assinalada, mais do que propriamente a marcação da falta em si. ;)

Quanto ao jogo em si, infelizmente prevejo uma goleada por parte dos lagartos. Tendo em conta a teoria de que a equipa que está pior acaba por ganhar estes jogos e tendo em conta que o Sporting de Alvalade está na merda, em termos de época futebolistica.

Ainda por cima os verdinhos devem estar super-moralizados depois da vitoria deste sábado. :)

iorda9 disse...

De Vante

O ecletismo do Sporting tem muito valor e nunca deverá ser esquecido, mas 99% dos sportinguistas (não me digas que tb não tens pelo menos 1% de benfiquistas a escrever idiotices na net) quer é saber do futebol e da equipa principal.

Por isso é que digo que ter uma data de penalties na 2ª liga é facto irrelevante, assim como estar em primeiro é apenas uma atenuante numa epoca extremamente má.

O jogo com o Benfica aparece numa altura bastante critica - já não estamos a lutar para nenhum trofeu minimamente importante e uma eventual derrota no derby - aumentaria a já enorme contestação ao presidente.

iorda9 disse...

Pitons

Por acaso acho que essa teoria não é minimamente verdadeira - há pouco tempo houve alguem que se deu ao trabalho de conferir isso - e acho que chegou à conclusão que quem está pior.. perde o jogo

artnis disse...

Não quero, de modo nenhum,insinuar ou levantar falsos testemunhos, mas...

espero que haja controlo ao xixi!

DeVante disse...

Quem dava jeito ao Sporting para o jogo contra nós era o Sá Papos e o seu esquema de jogo acagaçado...

Pindrikaz disse...

Uma mini e um pirzinho de tremoço, oh faxavor!!!

Pindrikaz disse...

e com muita desta demagogia, piadola e 'factos concretos' de agremiados vermelhos , vulgos orc's, ou papoilas, ou la a puta que os pariu...será que ainda nos resta algum titulo de campeao nacional? ou qualquer titulo que seja? sou pessimista, mas caralho, ainda nao descemos... aparentemente, a mama preta dá pra todos, né? pena é que pra outros, a mama nao seja so preta... e na verde, infelizmente, ha muito quem (ainda) queira mamar... hhhaaaaaa, tao bom destilar azia... Siga, tudo pra cona da vossa mae! Boas festas, caralho!

SL

Pindrikaz disse...

so topei agora, o leao ta de (tentativa) fuga. nice =}

ps: bem haja godinho, pela parodia!

Anónimo disse...

Não vai mais vinho para a mesa do pindrikaz...

Anónimo disse...

Ó Pindrikaz, tu não foste parido, foste cagado. Fuma menos dessa merda pá!