Carta aos burros de ontem à noite

Caros burros,

sei que os tempos são difíceis e que um pouco de cultura e educação são fardos complicados de carregar, pois o dinheiro escasseia por todo o país e não se vislumbram melhorias. Mas agora expliquem-me lá estes pontos:

- Se foram ver uma final e o Benfica ganhou, porque é que assobiaram e criticaram a equipa?
- Se não gostam de Jesus, porque é que não se fazem sócios e vão às assembleias gerais manifestar o vosso desagrado? 
- Se têm vergonha de ser Benfiquistas, porque se assumem como tal? 
- Se querem ganhar o campeonato, porque é que se estão a comportar como Sportinguistas?

Espero que me esclareçam, senhores burros.
Com os melhores cumprimentos, aguardo resposta.

40 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Se há coisa que me deixa triste é que os adeptos assobiem a equipa. Tudo bem que as exibições têm sido, de facto, fracas. Mas precisamente por essa razão é que o apoio tem de ser ainda maior, embora, claro, se deva manifestar desagrado perante a situação que atravessamos. Não creio que seja é com assobios que lá vamos.

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Acho engraçado que todos criticam, todos refilam, etc mas quando alguem se chega à frente para refilar perante quem de facto tem culpa "ai que são uns malandros".

Acho bem que quem está no SLB perceba que isto não chega. A minha grande dúvida é saber se Vieira tb foi alvo de críticas, principalmente daqueles q estavam na Luz...se não, algo me diz que isto tem marosca por trás...

O cusco de Esmoriz disse...

O que não está em causa é a crítica subjacente à temporada do Benfica que deve ser feita, mas sim o "timing" desta manifestação de 30 adeptos que pareciam possuídos pelo Belzebu, tendo recorrido constantemente ao insulto.
É óbvio que não se pediam festejos efusivos após a conquista da taça da liga, mas também é um contra-senso recorrer ao insulto da equipa e dos técnicos, após a conquista dum título.
O timing não foi o mais correcto. Ontem não tinham razões para fazer o que fizeram. Se quisessem demonstrar o seu enfurecimento, podiam tê-lo feito num dos próximos jogos ou num dos anteriores, onde perdemos pontos!
A manifestação é um direito, mas há-que ser sabiamente preparada, tendo em conta o timing e não recorrendo a tipos que parecem necessitar de práticas de exorcismo!

lawrence disse...

Os gajos mostraram a cara e cartões de sócio?
Acho que se está a perder tempo com lagartagem ressabaiada que perdeu o emprego lá nas espionagens do "gentleman que ajuda senhoras a descer escadas"!
Ó Maria, faz-te ao gajo!

LDP disse...

lawrence, lagartagem?

Então aquela parte onde se ouve "Buuuuuuueeeeehhh"; ou "num juogaão nada caraaaago!"; ou ainda "bão lá prabossa teiiirra, caumbada de purguiçousos!"...eram adeptos com graves speech impedments ou somente adeptos provenientes das beiras e do minho?

Pedro disse...

Foda-se, eu sou do tempo em que os gajos se empatessem um qqr jogo na Luz levavam uns valentes calduços quando quisessem ir para casa...eram milhares à espera deles à saída do Estádio...

Vitto Vendetta disse...

Menos, LDP... menos...

Os adeptos do Minho enchem metade do estádio da Luz de quinze em quinze dias.

Carlos Alberto disse...

Pedro... isso é mentira.

Uma mentira à FCP que de tantas vezes repetida pode-se tornar verdade!

Carlos Alberto disse...

Ó TONECA... VAI PARA O CARALHO.

Vitto Vendetta disse...

Muito obrigado por responder senhor Toneca!

Não acha que a maior parte dos jogadores do Benfica se esforçam? Estamos fartos de ver exemplos disso, e concordo que alguns não se empenhem o suficiente, mas isso é motivo para criticar a equipa toda? Gaitán não se empenha o suficiente, mas e o Bruno César, por exemplo? E eu que até preferia que ele começasse no banco, mas de falta de empenho não o posso acusar.

2 - Estarei lá para te responder, quando devidamente mencionado.

3 - Queres sempre o título? Achas que assobios 4 jornadas antes do final do campeonato em praça pública ajuda em alguma coisa? Responde-me honestamente. És um benfiquista vaidoso, mas isso não te dá o direito de quereres o Benfica só para ti. O Benfica é de todos, benfiquinhas e benficões.

4 - Podes criticar, mas diz-me lá então o que foste fazer ontem ao estádio? Ontem era uma final de uma taça, era por isso que as pessoas lá estavam, porque fomos os mais regulares e eliminamos grandes equipas pelo caminho, como o Porto. Para mim isso não é "taça da cerveja", é uma competição de valor, e sem dúvida a que mais nos custou a ganhar das últimas 4.

PS: Referires-te a "benfiquinha" quando dizes que és um benfiquista vaidoso é um contrasenso.

Sakana disse...

O Toneca é paneleiro! ihihihihi...

Pedro disse...

Carlos Alberto o que é mentira?????

Toneca, parece q foste um dos que esteve na Luz a refilar com os gajos. Permite-me que te fala uma pergunta concreta: os insultos foram tb para Vieira?

Preto e Branco disse...

Alguém anda a encomendar e a alimentar esta palhaçada. Insultar a equipa depois da conquista de um troféu quando sabemos que a equipa precisa é de tranquilidade para fazer o que resta da época é atitude de gente ignorante e inútil.

Tarwin disse...

Nunca assobiei um jogador do Benfica e por isso esta carta não me é dirigida. Mas sinto-me revoltado ao ponto de não ter vontade de ir ao Estádio da Luz. A razão da revolta é para mim tão clara que estranho imenso como é que ninguém ainda falou disso. Uma parte do Benfica (jogadores, treinadores e direcção) optaram por dar primazia à Liga dos Campeões e deixar o Campeonato para segundo plano. Revelaram isso quando marcaram um jogo do Campeonato (Olhão)para apenas dois dias depois de um jogo com o Porto. Dessa forma ficaram com três dias de descanso para o jogo que se seguia com o Chelsea. Qualquer sócio do Benfica (a grande parte do clube)nesta mesma situação teria preferido fazer os jogadores descansar 3 dias para o campeonato e apenas 2 para a Champions. Não era só a parte física que estava em causa. Era sobretudo fundamental fazer ver aos jogadores que o jogo com o Olhanense era simplesmente o mais importante para ter hipóteses de ganhar o campeonato (a vitória teria colocado o Benfica de novo em primeiro lugar...). Sinto-me revoltado com um erro desportivo tão básico. E não, o argumento financeiro não me convence, porque tenho a certeza que ser campeão gera mais dinheiro do que chegar a uma meia final da Champions. Afinal, quem é que é Burro?

Vitto Vendetta disse...

Caros amigos,

eu não quero ser mal interpretado, e compreendo que se assobie jogadores (apesar de nunca o ter feito no estádio, já chamei montes de nomes a jogadores, até ao Aimar quando ele começa a protestar sem razão), apenas não acho sensato (acho uma burrice, daí a referência aos animais de carga) ir de propósito a uma final de uma competição onde o Benfica está inserido para assobiar e insultar após uma vitória nessa competição. Se tivéssemos perdido eu tinha compreendido e nem faria um post sobre isso, mas neste caso fiquei perplexo.

Assim como fiquei com os 30 mascarados na Luz. Máscaras para quê?

71460_5/8 disse...

até o Aimar assobiaram...

Tarwin disse...

As máscaras só têm uma explicação: disfarçar a burrice... A burrice daqueles que insultam depois de uma vitória e daqueles que se mascaram dizendo que o campeonato é a prioridade e depois faz-se poupanças para a Liga dos Campeões. Que esta época sirva de lição para todos os que são Benfica.

João Alves disse...

Tarwin, já não serviu a época passada? Deixo aqui a pergunta...

Vitto Vendetta disse...

Tiro uma ilação do que dizes e compreendo-a. Tens razão, foi um erro da equipa técnica/direcção que me passou completamente ao lado. talvez por eu ser um dos que não me importava de perder o campeonato em troca duma vitória na champions. Sonhei muito alto, e se calhar Jesus também. Esses erros pagam-se caros, mas continuo a acreditar que vamos ser campeões.

João Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Alves disse...

Caro Vitto,

Não sei se te recordas mas, no ano passado, houve uma movimentação muito semelhante a esta, depois de termos perdido a meia final em Braga... E sabes o que esperava os adeptos descontentes que foram ao Estádio pedir explicações pelo fracasso da época (sim, a malta não vai lá para mandar uns biqueiros nos carros dos jogadores...)?? Uma legião de polícias, encomendada por LFV, de meter inveja em qualquer derby do futebol português...

Se quisesses ser ouvido tentarias chegar ao pé dos jogadores / equipe técnica / direcção depois de uma derrota ou de uma vitória como ontem? Quando achas que seria mais fácil?

Acho que não é assim tão difícil perceber porque os adeptos descontentes escolheram ontem para ir à garagem...

Vitto Vendetta disse...

Essa atitude é condenável, e lembro-me de pensar isso quando aconteceu. É uma explicação plausível para terem escolhido ontem para fazer isso, mas continuo a achar que não é essa a solução, muito menos usar máscaras quando fazem isso.

Tarwin disse...

Pois, a época passada devia ter servido de lição, devia. Ficou bem claro que o Benfica de Jesus não consegue estar em duas frentes. O mestre da táctica não consegue perceber que o tipo de futebol que exige aos jogadores (e que eu adoro!!!) é impossível de ser praticado de 3 em 3 dias. Era preciso ter no plantel 4 laterais de igual valia (só temos 1...), 4 extremos (aqui estamos melhor), e dois Aimares... Para mim a Champions só fará sentido quando o Benfica for pelo menos bicampeão e na terceira temporada abdicar do campeonato.

Vitto Vendetta disse...

Concordo que precisamos de melhores soluções do que as que temos, mas não concordo que seja por isso que não podemos ganhar a Champions. O Mourinho conseguiu com muito menos. Bastava um pouco mais de sorte no sorteio (um Apoelzinho) e tentar derrubar o Bayern na meia final para que pudéssemos chegar à final, onde tudo pode acontecer. Não é impossível e este ano estivemos muito perto.

Tarwin disse...

O problema não está na Champions. Aí concordo que com um bocadinho de sorte tudo é possível. O problema está no campeonato. O Mourinho jogou a Champions com o campeonato garantido (muitos pontos de avanço dourados pelo apito...). O Benfica de Jesus a jogar o melhor futebol de Portugal dos últimos anos só ganhou o campeonato na última jornada...

João Alves disse...

Também não concordo com máscaras. Totalmente contra os que o fazem escondendo a cara, limitando-se a causarem arruaça e caos...

Sempre que quis mostrar o meu desagrado, nomeadamente no ano passado, fi-lo sem vergonhas, de cara à mostra e quando achei mais oportuno e passível de ser ouvido (inclusive ir para o aeroporto as 6h da manhã, aquando o "passeio" a Angola, para ter a oportunidade de ser ignorado pelo LFV mas conseguindo falar com o JJ, Luisão, Sheu, etc).

Perguntas-me: adiantou de alguma coisa? Eu quero acreditar que sim... Infelizmente ainda vivo na ilusão que eles nos ouvem, compreendem as nossas frustrações, que sentem a camisola, que sabem e respeitam a instituição que é o Sport Lisboa e Benfica!

Sofri muito no ano passado... Sofri este ano... Não tenho culpa de ter ficado mais exigente, acho que tenho o direito que me sentir triste e incrédulo com a forma que, muito provavelmente, perdemos o campeonato este ano! E os factores "extra-futebol" não explicam tudo...

Em relação a ontem... Definitivamente, não é a solução...

Vitto Vendetta disse...

Muito bem, chegamos a um consenso. Mais uma vez refiro que este post foi apenas dedicado aos mascarados e aquele gajo que apareceu na TV a dizer que neste momento tinha vergonha de ser Benfiquista.

Siga a marinha, e concordo que se manifestem, pois acho que deveríamos ir a eleições mal termine a época. Mas sempre de olho nos abutres.

João Alves disse...

Eu apenas vi o video uma vez, não sei em que contexto o rapaz disse aquilo...

A única coisa que me deixa envergonhado são as declarações do nosso presidente / treinador, principalmente quando estamos na mó de cima...

Aquele discurso do JJ, em Guimarães, na flash interview, quando lhe perguntaram se estava preocupado, etc etc... Aquilo na altura teve piada... E agora? Já não tem tanta piada... É de um gajo ficar embaraçado...

Não em SER BENFIQUISTA... Mas faz-nos, por vezes, ter vontade de nos enfiarmos num buraco dasse...

João Alves disse...

O problema é que ninguém (minimamente) credível se chega à frente... Caramba, somos 6M e a única coisa que temos, como alternativa, é o JVeiga, AFigueiredo, JAntunes, GRamos, etc?...

Unknown disse...

Achei ridículo. A altura para assobiar não seria hoje de certeza.
Quando perdemos com o Xelçe, muitas pessoas foram esperar no aeroporto para festejar. No sabado ganhamos uma competição e criticamos? Estamos a cair na onda do tripeiros que teimam que esta competição não vale nada? Até pode valor pouco mas quem a ganhou fomos nos e não outra equipa.

Se queriam criticar e assobiar, que o fizessem no fim do jogo com o Sporting!

Pedro disse...

"Se queriam criticar e assobiar, que o fizessem no fim do jogo com o Sporting!"

E depois eram apelidados de abutres que estavam mortinhos para ver o SLB cair para aparecerem e ter protagonismo... preso por ter cão e por não ter.

Quando a equipa perdeu eles estiveram lá a dar apoio, quando a equipa vence eles demonstram que é preciso mais.

Em teoria estou com eles. Na práctica preciso primeiro de saber se as críticas foram a TODOS os responsáveis..

vb disse...

Quero assobiar e chamar-vos nomes nos vossos locais de trabalho quando falharem, pode ser? É mais que justo!!!!!
Ficámos todos mais exigentes, absolutamente de acordo, mas e porquê?
Porque todo este grupo agora alvo da vossa raiva, ira, vergonha, sei lá, nos devolveu grandeza, esperança, brilho e vitórias.
Vanda

Anónimo da Silva disse...

Eu se fosse benfiquista também tinha vergonha :D

Riba disse...

Eu teria vergonha de ser adepto do clube dos porcos como o anonimo da xilba...
Que moral...

Ribss

Anónimo da Silva disse...

Eu adoro este pessoal que assina depois de comentar.
O pessoal não tinha percebido quem eles eram pelo nick.

Nuno disse...

Vamos lá estar no sábado às 17h a apoiar a equipa como nunca!
Assim os jogadores vão sentir-se galvanizados pela força do público e vão sentir que os protestos vinham de uma minoria que talvez nem Benfiquistas eram...

Anónimo disse...

Sei que este comentário não vai ser publicado,mas fica para leres e tomares as tuas conclusões!1)Não fizemos isto depois do Jogo com o sportem porque apesar da Taça da Liga ser um Troféu menor,um BENFIQUISTA quer sempre vencer,por isso poupámos a Equipa durante a semana,esperando pelo final do Jogo;2)Não fomos a mando do LFV,aliás o nosso principal alvo era ele,mas não deu a cara;3)Estávamos de cara tapada apenas devido ás TVs que estavam presentes,e há Pessoas que tem problemas com a autoridade por lutarem literalmente pelo SLB,logo ao mostrar a cara era mais uma para os processos;4)Mostrámos várias vezes,não só os cartões do SLB,como os Red Pass que todos temos;5)Não fomos os mesmos que recebemos a Equipa depois do chelsea,até porque fomos practicamente todos a Londres;6)Acima de tudo queremos o melhor para o Amor das NNossas Vidas,o SPORT LISBOA e BENFICA,e se achamos que é por este meio que conseguiremos trazer o BENFICA para as Glórias Passadas,assim continuaremos;7)Não te insultei,chamaste-me burro,não entro em insultos nem guerras de net,Sábado aparece na Varandinha e chama-nos burros,se tiveres coragem para isso prometo que terás o nosso apoio para seres o próximo Presidente;8)Quando chegares lá,pergunta pelo Afonso dos MargiNNais e debatemos este assunto;9)Não te fies nos 50 NN que tens como Amigos no FB,que não são ninguém na Bancada!Saudações Benfiquistas!E PLURIBUS UNUM

Anónimo disse...

E quando falo em "debater",não estou a ser irónico...acho que os BENFIQUISTAS devem ser livres de expressar a sua opinião e o debate na Familia BENFIQUISTA é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Instituição...por isso,e porque acho que não é na Net que se devem trocar ideias,gostava de ouvir o porquê da tua posição,e terei todo o gosto de explicar todos os motivos que nos levaram a tomar esta atitude!Só queremos o melhor para o BENFICA e aquilo que nos foi prometido no inicio da Época...fui a todos os Estádios em que Jogámos esta época,em Portugal ou no Estrangeiro,e a ganhar ou a perder sou do BENFICA ATÉ DEPOIS DE MORRER...mas atenção,Amo o BENFICA,não os mercenários que por lá andam,e nós não insultámos o BENFICA,nem nunca faremos,insultámos os mercenários que lá andam,e só o fizemos porque se recusaram a falar connosco,mas somos todos Sócios com Cativo,e temos direito a satisfações...e não somos daqueles que querem que o BENFICA perca só para que algumas Pessoas saiam,mesmo sem gostar de quem nos representa de momento,queremos SEMPRE a Vitória...e quem me dera que em Maio fossemos Campeões para eu vir aqui e dizer que tu é que tens razão e nós é que fomos "burros",como nos chamaste,te garanto que nada me daria mais prazer!Saudações Benfiquistas...E PLURIBUS UNUM

Vitto Vendetta disse...

A resposta tá no primeiro post do blog.

Abraço!