Classic Diggin' - Fiorentina de Trappatoni (98/99 e 99/00)

O RENASCER E A QUEDA DO IMPÉRIO VIOLA

No mesmo ano em que Klinsmann, Anderton e Sheringam espalhavam o terror nos relvados britânicos, a Fiorentina regressa ao escalão máximo do calcio em 94/95, e depressa se apressou a construir uma equipa de topo que durante 6 anos espalhou classe, magia e terror pelos relvados do cálcio, até que........ vendeu Batistuta e comprou Nuno Gomes.

Logo nessa primeira época na série A, 94/95Batistuta e Rui Costa foram os heróis, um sendo o melhor marcador e o outro o rei das assistências. Nos dois anos seguintes vieram títulos, Taça Italiana em 95 e a Supertaça em 96, que lhe valeram a eterna gratidão e respeito de todos os adeptos do futebol espalhados pelo mundo.

E eis que chegamos às 2 épocas de Ouro da Fiorentina 98/99 e 99/00.  Os títulos ganhos nos anos anteriores foram atractivos para outros jogadores se juntarem à dupla Batistuta/Rui Costa, e com a chegada de Trapattoni  em 98/99, conseguiram um brilhante 3º lugar, melhor classificação desde a década de 60 quando o clube foi campeão. Com o nosso bom amigo Traps no comando, foram logo afastados da Taça Uefa na segunda ronda, mas no campeonato somavam vitórias e bons resultados, tendo na primeira volta, ganhado ao Milan, Inter e Juventus, principais candidatos ao título. Com o passar dos jogos, a equipa foi perdendo fulgor e Batistuta já não tinha a mesma idade, quase a completar 30 anos em 1999, fazia pressão para sair do clube..

Nas últimas jornadas do cálcio a Fiorentina deitou tudo a perder, após seguir em 1º grande parte do campeonato, ganhou apenas 2 jogos nos 10 últimos, acabando assim no honroso 3º lugar que soube a pouco, dado à magnífica performance dos Viola na primeira volta.

No ano seguinte vieram outros nomes mais sonantes, fazendo da Fiorentina uma das equipas mais "apetecidas" dos treinadores mundiais. Mas o sucesso não os acompanhou, apesar das grandes exibições na Liga dos Campeões (resultados memoráveis) e dos grandes craques que passeavam a sua classe pelo Artemio Franchi.

Após serem eliminados da Champions, depois de um golo mal anulado a Rui Costa, conseguiram recuperar no campeonato (terminaram a primeira ronda abaixo dos 10 primeiros) e garantiram um lugar na UEFA terminando em 7º.
No final da época 99/00,  Batistuta e Abel Balbo saíram para o Roma, Heinrich regressou a Dortmund,  Paladino mudou-se para o Bolonha e Trappatoni foi comandar a Selecção Italiana.


Rui Costa e Toldo ficaram mais um ano mas acabaram por sair no verão de 2001 para clubes diferentes em Milão, o que provocou um enorme aparato, deixando os adeptos Viola desesperados, imaginando já o que estaria para vir na época que começava. Repka e Pierini seguiram-lhe o exemplo e nesse mesmo verão mudaram-se para o West Ham e Parma, respectivamente. Nas épocas seguintas abandonaram  Adani, Torricelli, Mijatovic e Chiesa, mantendo-se apenas Di Livio. A Fiorentina acabou por falir no final da época 01/02 após maus resultados (penúltimo lugar e despromoção para a Série B) e salários em atraso, acabando por descer para a Série C2 por incumprimento de dívidas.

Nos dois anos seguintes conseguiu regressar à Série A, onde voltou a ser presença assídua nas competições europeias mas sem nunca encantar como nas duas últimas épocas do passado milénio.

De fora deste onze "mítico" ficam jogadores como Paladino, Robbiati, Firicano, Bressano, Rossito, Balbo, Cois ou Oliveira, suplentes de luxo nesta equipa de estrelas.



Vejam os melhores momentos na Champions da época 99/00 e alguns do campeonato, com o "pai do Pirlo" Di Livio, a comentar.


13 comentários:

Daniel disse...

lembro-me muitas vezes também do di Livio jogar a defesa direito e o torricelli a defesa esquerdo para dar uns minutos ao Cois... :)

e Oliveira pá?! Um belga preto, naquela altura era algo de extraordinário!

David Duarte disse...

Ainda so li o primeiro paragrafo (vou ler o resto a seguir) mas não aguentei. Este "até que........ vendeu Batistuta e comprou Nuno Gomes" é 5 estrelas!

Constantino disse...

Vitto,

Quando em 94/95 comrparam o Rui Costa já o Batistuta era mobilia da casa. O homem foi para lá para ai em 90/91 ou coisa parecida.

Entre os suplentes de luxo falta o Robbiati, o unico jogador mundial que era mais sub nutrido que o sub nutrido lagarto; o Tedesco que era mais gattuso que o gattuso; Francesco Baiano que ate nem era baiano; o sueco mais portugues de sempre, Schwarz; Edmundo o animal que era... um animal etc etc..

Se bem me recordo, chegou a acumular pelo menos durante 1 ano, um Amor e um Amoroso. Ah já agora... nunca esquecer o reforço portista que nunca chegou a ser porque entretanto foi reforço da Fiore... Leandro Amaral.

Abraço

Vitto Vendetta disse...

Constantino,

Tens toda a razão. Andei a verificar os anos de saída de todos os jogadores e não vi o do Batistuta porque estava mesmo convencido. Obrigado pelo alerta, vou alterar essa parte.

Quanto aos jogadores que referes, todos eles me passaram pela cabeça, mas nenhum deles foi preponderante nas 2 épocas analisadas (alguns até já lá não estavam como o Edmundo, o Schwarz ou o Baiano.

O Amor de mítico era mesmo só o nome e o percurso no Barcelona, porque em Florença fez 10 jogos nessas 2 épocas.

Obrigado por leres e corrigires. :)

Here Comes The Rain disse...

Verdadeiro serviço público:-)

Constantino disse...

Vitto,

Então calma lá que o maior erro ainda é meu: comecei a ler bla bla bla 94/95 e parti do principio que te referias a toda essa quase decada que medeou a subida e descida da Fiore a Serie A. Não vi que estavas centrado em 2 epocas. Podes-me chicotear 1 vez, mas so do lado esquerdo do costado que o direito já esta todo em posta.

Longas horas perdi eu a jogar o Italia95 (ou 94, ja nem me lembro) com esta equipa da Fiorentina. Em alternativa era com a Salernitana, apenas e só porque era a equipa mais fraca do jogo e tinha piada ser campeão europeu com aquilo. Ah, tinha um PC tão bom que nem cabia la o Sensible World Soccer e mais de metade do tempo que perdia a jogar o Italia, era a olhar para um ecrã acho que azul onde dizia "loading".

Abraço

Vitto Vendetta disse...

Constantino,

Eu percebi a tua confusão, e quando escrevi o post também pensei que pudesse enganar, até lhe dei uns aprimoramentos nesse sentido mas ainda ficou um pouco confuso.

Eu jogava o fifa95 na megadrive. No PC era o VirtuaSoccer ou ActuaSoccer, já não me lembro bem, que era o primeiro jogo com comentários... O Célebre "Albertiniiiii" eheh

Abraço.

Constantino disse...

Já agora, convem referir que o grande artifice dessa Fiorentina foi o gajo que a matou: Cecchi Gori, um berlusconi de bolso.

Sim fifa95 na megadrive... confere. Corre com a bola junto à linha lateral e remata quando estiveres em linha com a entrada da área. Infalivel. Era mais ou menos como o pcfutbol espanhol, diagonal do bico da area em direcção à baliza e à entrada da pequena area é chutar. No caso do italia 95 (que era manager) havia uma tactica que consistia em 2 defesas, 5 medios e 3 avançados que tambem era de goleadas para cima.

Olhando agora para estes novos pes, fifas e fm's uma gajo não pode evitar pensar "eramos tão parolos... entretinhamo-nos com tão pouco".

PS - a primeira pessoa a falar do italia 90 é zerinho completo. Este jogo mal saiu da fabrica já estava ultrapassadissimo. Ate nos salões de jogos havia coisas mais evoluidas.

Abraço

POC disse...

Foi o final da época de ouro do Calcio!

Anónimo disse...

saudades do rui costa

Unknown disse...

o rui costa e o batistuta só saíram por causa das dificuldades financeiras para evitar que a fiorentina falisse nesse ano, mas já estavam fartos da falta de títulos. SWoS que saudades, só faltavas falar no matchday do spectrum ... seja como fôr nunca gostei desses fdps por terem levado o rui costa e terem deixado o jvp rodeado pela camada de pernas de pau que o descerebrado trouxe.

Vitto Vendetta disse...

FOda-se Bcool, se tivessem levado o João Pinto....

Nem é bom falar, que há muito rival à espreita...

Unknown disse...

não é isso caralhio, estava a dizer que o jvp acabou rodeado de pernas de pau, enquanto o rui costa brilhou a maior parte da sua carreira profissional fora do Benfica