Classic Diggin' - Ajax Amsterdam (94/95)

1991. O PSV estava em alta, com estrelas como Heintze, Gerets, Popescu e Romário, controlavam o campeonato holandês com total hegemonia, sendo que o Ajax vivia da ressaca de Van Basten, Bosman e Riikjard, trio mítico que conduziu à vitória da Taça das Taças 4 anos antes.

 Após uma carreira mediana como jogador do Sparta de Roterdão, Louis Van Gaal assume o comando do Ajax, indo buscar talentos à já conceituada academia amsterdã, criando assim uma equipa que fosse capaz de fazer o que a geração Ban Vasten não conseguiu; ganhar títulos europeus ao mesmo tempo que ganhava os caseiros. Começou logo no primeiro ano com a Taça Uefa, num percurso agradável, onde apenas encontrou um "monstro" na final, o Torino de Vieri, Lentini, Scifo, Cois e Marchegiani. Mas na liga, as coisas não corriam tão bem, pois o PSV voltava a ser campeão e a fazer um bom percurso na Champions. No ano seguinte, Van Gaal começa a ser contestado, apesar da equipa jogar um futebol moderno e atractivo, não conquistou qualquer título, e após a saída de Bergkamp, o cérebro da equipa, as coisas não se previam fáceis.

Em 93/94, e após resgatar um Riikjard em fim de carreira, consegue o seu primeiro campeonato, dos 4 que ganhou nesses 5 anos. Aliado a uma boa prestação europeia, os jogadores do Ajax começam a ser reconhecidos pela Europa como uma geração de ouro também graças às fantásticas exibições na Selecção Holandesa.

A época 94/95, que analisamos, marcou em definitivo a marca do Ajax no panorama mundial, jogando bonito, com magia e com muita muita eficácia. Venceram o campeonato, venceram a Champions após derrotarem Milan nos grupos, Bayern Munique nas meias (5-2) e na final, reencontraram o poderosíssimo Milan, que jogava a sua 5ª final da Champions em 7 anos, e que contava com antigas estrelas do Ajax.

Uma equipa de sonho que venceu ainda a Supertaça Europeia e a Intercontinental. Van der Sar começava a afirmar-se como um guarda-redes de topo, o experiente Danny Blind, capitão, fazia dupla com Riikjard, ambos já com mais de trinta anos asseguravam aquele perímetro defensivo, umas vezes como liberos outras como trincos, apoiados nas laterais por De Boer, o Frank, e por Reiziger, ambos explosivos que fechavam bem a defesa para quando os líberos subissem. O centro do terreno era para De Boer, o Ronald, que tanto fechava os espaços como trinco como jogava como segundo avançado. Ao seu lado, um puto Edgar Davids que ainda não usava óculos mas já tinha toda aquela qualidade que lhe conhecemos. Nos flancos, Overmars e o nigeriano Finidi davam conta do recado, entrando várias vezes para o miolo do terreno, permitindo a Litmanen, o segundo avançado, ir aos flancos para fazer parelha com Kluivert, o ponta desta lança de ataque holandesa.

De fora, jogadores que eram titulares no Barcelona de hoje em dia. Bogarde, Silooy, o magnífico Oulidá, Clarence Seedorf (que fez muitos jogos a titular no lugar de Kluivert ou Davids, sendo que o avançado nesses jogos era Litmanen) ou Kanu (Kanu era muitas vezes titular no lugar de Kluivert)



 Resumo da mítica final da Champions. 
(Não há no youtube porque a UEFA apaga os registos das finais da Champions)

 

13 comentários:

Anónimo disse...

"Eram duas equipas, similares ao Barça de Pep, mas melhores..."

Pronto e fodeste a crónica toda. Uma pequena dica, se estás a fazer análises históricas não metas opiniões pessoais e infundadas ao meio. tiram-te credibilidade.

Zimbora disse...

Ainda há dias falei desta equipa com um colega a propósito destas tuas crónicas.

Que equipa era este Ajax, mas não era sobre boas equipas que nada ganharam? Esta ganhou mais em 5 anos que o Sporting em 50 pá.

Vitto Vendetta disse...

Vou aceitar essa crítica, Anónimo tripeiro, e vou apagar essa frase.

Zimbora, aconselho-te a leres o primeiro post do Classic Diggin'

Segundo parágrafo.
Obrigado.

http://cabelodoaimar.blogspot.com/2012/01/classic-diggin-tottenham-hotspur-94-95.html

Zimbora disse...

Ok. Esclarecido. Lol. Não era crítica negativa ao teres feito a crónica de uma equipa do catano que se fartou de ganhar, só constatei um facto...errado...pelos vistos.

Vitto Vendetta disse...

Já tou a escrever a próxima a teu pedido.

Zé das Bifanas disse...

PÓ CARALHO COM A UEFA.

CARREGA BENFICA.

Unknown disse...

dessa equipa saíram 5 para o bercelona, 1 para a juventus, 1 para o arsenal e não me lembro para onde foi o van der sar, embora tenha acabado no man united.
Equipazo

Anónimo disse...

para a Juventus ó burro!!!

Anónimo disse...

E o Davids e o Kluivert foram pro milan ó burro!

Vitto Vendetta disse...

Sim, o Van der sar foi para a juventus e o davids para o milan assim como o reiziger. Directos para o barça foram só os de boer e o litmanen. O overmars tb lá foi ter mas passou pelo arsenal.

POC disse...

Uma equipa baseada na formação, mas com resultados, não era um Sporting de Lisboa.

Neste computador não consigo ver vídeos, mas julgo ser a final de quando o puto Kluivert entra para fazer o 2-1 do título. Foi em grande.

Vitto Vendetta disse...

Ya, só que foi 1-0 eheh

Constantino disse...

Ser campeão europeu com esta equipa é coisa de duro... ou de médico de clinica geral:

Davids - era todo bisgarolho da vista e só começou a usar óculos uns 32 anos depois de ser campeão.

Kanu - tinha 2 ventriculos fodidos e a coronária carregada de colestrol por malhar muambas como gente grande.

Finidi - foi o primeiro incontinente do futebol mundial, com estranho hábito de mijar nas bandeirolas de canto.

De Boers - eram iguais excepto na posição, no pé preferencial e no jeito para a bola (o Frank jogava 20 vezes mais que o Ronald, por muito que este tivesse nome de craque).

Oulida - foi um cometa só ao nivel do Lamptey. Aguentou-se 2 ou 3 anos no Sevilha porque ninguem o queria, nem dado.

Kluivert - veio-se a saber em Barcelona que era dono da fabrica da heineken.

Bogarde - paraplégico.

Reiziger - era o gajo que empurrava a cadeira de rodas do Bogarde.

Abraço.